Jump to content
  • 0

Preciso de conselhos sobre trabalho e vida (um desabafo)


Convidado Anônimo

Pergunta

Tenho duvidas sobre o que fazer no futuro.

Sou uma pessoa tímida e introvertida, não consigo socializar muito e nem conversar com pessoas estranhas direito, terminei um curso de programação mas não tenho o diploma pois estou protelando o estagio obrigatório que falta

-Trabalho atualmente das 8 as 12 e das 14 as 19 cuidando de um senhor idoso, acompanhando, limpando e ajudando, ele nao tem dicção quase nenhuma e é totalmente dependente, não estou registrado como funcionário. Trabalho de segunda a sexta e ganho R$1320,00 + R$180,00 de Vale transporte.

 

-Das 19 as 22 e aos sábados das 10 ate a hora que não houver mais o que fazer (geralmente aguento ate umas 19, mais que isso eu viro um zumbi) trabalho como faz tudo em uma "gráfica", a empresa sou eu e meu chefe que tem pouquíssimos clientes e não cobra caro, nem aumenta conta de clientes direito, apenas atualiza pela inflação anual, trabalho fazendo manutenção nos sites que ele tem de algumas empresas, faço a parte administrativa de lembrar ele de cobrar os clientes, gero boletos, resolvo problemas, crio ou ajudo a criar e melhorar imagens de propagandas para jornais e redes sociais(ele faz pouco isso, o que sei da pro gasto sem ter nenhuma noção consciente, apenas indo pelo senso de bonito ou feio), utilizo IA para alguns trabalhos como criar textos para propagandas em rádios, jornais e artes, vozes lendo texto, corto metais, faço polimento, mexo com fiação elétrica e luzes, cimento quando necessário, limpeza e organização, cortes em madeiras com diversas ferramentas, furadeira, armação de moveis entre outras coisas. Para tarefas Administrativas eu ganho R$6,50 a hora e para tarefas manuais eu ganho R$9,00 a hora recebendo semanalmente, rendendo em media uns R$120,00 por semana. Meu chefe é metódico, atualmente sou a pessoa que ele mais "confia", mais ate que o próprio genro.

- Me inscrevi em um curso de Analise de Sistemas que eu já queria e funcionará a noite de segunda a sexta presencial, das 19 as 23. eu pretendia sair do trabalho noturno mas meu chefe quer me manter aos sábados e aproveitar meus intervalos ao meio dia pois ambos são Idosos e dependentes de mim, física e mentalmente

 

Link para compartilhar
Share on other sites

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
8 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

Tenho duvidas sobre o que fazer no futuro.

Sou uma pessoa tímida e introvertida, não consigo socializar muito e nem conversar com pessoas estranhas direito, terminei um curso de programação mas não tenho o diploma pois estou protelando o estagio obrigatório que falta

-Trabalho atualmente das 8 as 12 e das 14 as 19 cuidando de um senhor idoso, acompanhando, limpando e ajudando, ele nao tem dicção quase nenhuma e é totalmente dependente, não estou registrado como funcionário. Trabalho de segunda a sexta e ganho R$1320,00 + R$180,00 de Vale transporte.

 

-Das 19 as 22 e aos sábados das 10 ate a hora que não houver mais o que fazer (geralmente aguento ate umas 19, mais que isso eu viro um zumbi) trabalho como faz tudo em uma "gráfica", a empresa sou eu e meu chefe que tem pouquíssimos clientes e não cobra caro, nem aumenta conta de clientes direito, apenas atualiza pela inflação anual, trabalho fazendo manutenção nos sites que ele tem de algumas empresas, faço a parte administrativa de lembrar ele de cobrar os clientes, gero boletos, resolvo problemas, crio ou ajudo a criar e melhorar imagens de propagandas para jornais e redes sociais(ele faz pouco isso, o que sei da pro gasto sem ter nenhuma noção consciente, apenas indo pelo senso de bonito ou feio), utilizo IA para alguns trabalhos como criar textos para propagandas em rádios, jornais e artes, vozes lendo texto, corto metais, faço polimento, mexo com fiação elétrica e luzes, cimento quando necessário, limpeza e organização, cortes em madeiras com diversas ferramentas, furadeira, armação de moveis entre outras coisas. Para tarefas Administrativas eu ganho R$6,50 a hora e para tarefas manuais eu ganho R$9,00 a hora recebendo semanalmente, rendendo em media uns R$120,00 por semana. Meu chefe é metódico, atualmente sou a pessoa que ele mais "confia", mais ate que o próprio genro.

- Me inscrevi em um curso de Analise de Sistemas que eu já queria e funcionará a noite de segunda a sexta presencial, das 19 as 23. eu pretendia sair do trabalho noturno mas meu chefe quer me manter aos sábados e aproveitar meus intervalos ao meio dia pois ambos são Idosos e dependentes de mim, física e mentalmente

 

 Bom dia, anônimo!

O que parece é que você tem receio de se desapegar ao que você já tem e conhece e ir encarar algo novo levando em conta a introspecção que lhe causa insegurança.

Duas coisas que talvez você possa refletir:

Estou fazendo o que eu quero para minha vida? O curso que você fez voltado ao TI é a carreira que você almeja? Por que realmente está protelando o estágio?

Ter ao menos um norte de onde seguir seria um ponta pé inicial para fazer seguir algum caminho e sair do que entendo como sua zona de conforto.

Não sei também quanto anos você tem e a idade pode ser um fator de influencia nas eventuais mudanças.

Segundo ponto:

Já buscou tratamento psicológico para suas questões de introspecção?

Introspecção é uma característica que algumas pessoas possuem. Mas é algo que pode ser trabalhado e melhorado. Isso ajuda a ver várias coisas de forma diferente e com o passar do tempo o relacionamento com pessoas vai se tornando algo mais tranquilo e mais leve (palavras e experiência própria de um introvertido).

 

Além disso, eu imagino que você está criando motivos talvez até de forma incosciente para não provocar mudanças.

Não é um julgamento. É apenas uma percepção de quem já passou por situações semelhantes em abandonar zonas de conforto e mudar para algo novo. Mesmo insatisfeitos criamos motivos para dizer que ainda dá para encarar simplesmente pelo fato do medo do novo e vamos empurrando com a barriga e se ferrando muitas vezes, ao invés de criar uma mudança.

 

Entendo duas preocupações sobre abandonar os trabalhos pois em ambos são dependentes de você. Em ambos você é a pessoa de confiança e que faz as coisas acontecerem. Mas veja que você está vendo muito pela perspectiva dos outros e me passando a impressão que você está se colocando em segundo plano.

Ajudar as pessoas é bom e ótimo ver quem faça. Mas se você não cuidar de você também, quem vai? E como você vai estar disposto a ajudar outros se você não está legal?

 

Espero que isso lhe ajude de alguma maneira, possa pensar e refletir um pouco.

Estamos aqui para nos ajudar!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Cara, bom dia.

Pelo que vc contou, e talvez falte mais detalhes, vc esta vivendo mais pelos outros do que por vc mesmo, e talvez a questão que vc precise resolver com urgência é a socialização. Não somo uma ilha, precisamos interagir e conviver em coletividade. Se isso for realmente um problema sério pra vc, talvez uma fobia, eu recomendo que procure ajuda médica, há caminhos e alternativas para vc começar a ir melhorando esse aspecto. Não to colocando aqui que a coisa toda é facil, tenho certeza que não é, todavia, é preciso caminhar numa outra direção. Um passo hoje, é muito mais do que nenhum passo de ontem. A grandes possibilidades de que após vocês conseguir ir resolvendo essa questão sua de socialização, outros aspectos da sua vida melhorem gradativamente.

Boa sorte  e feliz 2024. 

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
  1. Reconhecer que ta na merd@, fud!d0, e não deixar a auto comiseração dominar;
  2. Procurar ajuda, como você mencionou TI, há dois tipos personas nessa área, os que vão e/ou já foram em um psiquiatra, e os que ainda NÃO sabem que precisam. Nós não estamos falando de internação, TEPT, autismo nível 2 e 3, coisas que impedem você de alavancar na vida.
  3. Reconhecer que a única oportunidade igual à todos é a morte. E o tempo passa, e isso não volta.
  4. Melhoria contínua, gradual e constante.
  5. Sempre lembrar que confiança nunca se recupera 100%, cuidado com as decisões.
  6. Entender que oportunidades aparecerão, avalia, assume a responsa, cresce. Ou fica no arrependimento eterno.
  7. Internalizar que autodidatismo é fundamental em qualquer área de atuação se quiser evoluir como ser humano.
  8. Trabalhar suas crenças (religião ou não) e seu caráter. A grande maioria é extremamente inconcistente na prática das crenças que adimite ter, o que deixa um caráter totalmente questionável e sem valor.

Lido com TI | NOC | SOC, passo um stress muito loko todos os dias, como cheguei onde estou não faço ideia. Já fui ao topo financeiramente, ja quebrei e perdi tudo, e estou gradumente reconstruindo e crescendo. Mas uma coisa é certa não parar de tentar, é nesse ponto que cursos como AUVP e tantos outros de vários conhecimentos diferentes vem para auxiliar, a tentar novamente e corretamente.

Sábios são aqueles que aprendem com os erros dos outros e não precisam quebrar ou errar para aprender. Na teoria é bonito, mas não conheci ninguém que saiu de uma condição difícil acertanto tudo sempre.

 

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...