Jump to content
  • 0

Moro no Japão, vale a pena investir em outros países enquanto não atingir o limite de 18 milhões de ienes?


Kendi Da Silva Okimura

Pergunta

Bom dia galera! Não sei se esse é o tópico correto para fazer essa pergunta, se eu estiver no lugar errado me avisem por favor.

A partir desse ano, até 18 milhões de ienes investidos na bolsa de valores, estão isentos de imposto de renda aqui no Japão. Vocês acham que compensa investir em outros países enquanto não atinjo esse limite?

 

Agradeço a ajuda desde já! 

Link para compartilhar
Share on other sites

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Aí que tá, os planos futuros são incertos. Não dei saída definitiva, tenho investimentos na bolsa do Brasil. Não queria mandar o dinheiro pro brasil, tampouco pros EUA, pois o iene está muito desvalorizado.

se eu fosse começar a investir aqui, caso eu decidisse ir embora, pensei em registrar o endereço na casa de um amigo e continuar investindo no Japão. Meu visto é permanente mas tem que renovar de 10 em 10 anos.

 

Não sei o que faço! 😅

 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
5 minutes ago, Kendi Da Silva Okimura disse:

Aí que tá, os planos futuros são incertos. Não dei saída definitiva, tenho investimentos na bolsa do Brasil. Não queria mandar o dinheiro pro brasil, tampouco pros EUA, pois o iene está muito desvalorizado.

se eu fosse começar a investir aqui, caso eu decidisse ir embora, pensei em registrar o endereço na casa de um amigo e continuar investindo no Japão. Meu visto é permanente mas tem que renovar de 10 em 10 anos.

 

Não sei o que faço! 😅

 

Determinar qual sera o local em que voce residirá no futuro é o que irá direcionar aonde voce deve alocar a maior parte do seu patrimonio.

Voce até poderá ter investimentos no exterior  como forma de diversificação, mas o percentual maior deve estar no local onde voce ira firmar residencia.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Bom dia gente.. 

Vou tentar responder mas ja falando que eu nem começar a investir ainda😅

Eu também tenho a mesma duvida do Kendi Da Silva Okimura mas também concordo com o ponto de vista do Adriano Umemura já que estamos morando no Japão eu também não vejo muito sentido investir em ações brasileiras ou até mesmo em fundos de investimentos brasileiros a partir de corretoras brasileiras. Acho isso porque acabaríamos tendo que pagar taxa de cambio e possibilidade de o dólar aumentar ainda mais de valor fazendo com que a compra de Reais (din din brasileiro) fique um pouco mais cara.

Sendo assim, acho mais viável começar a investir aqui no Japão usando uma conta NISA (ou a partir de janeiro de 2024 Shin NISA/新NISA ) que como o Kendi Da Silva Okimura disse até que o valor aportado da  conta chegue a 18 milhões de ienes. O lucro ganho desse aporte é também isento de imposto sendo assim 18 milhões + lucros isento de impostos.

E com essa mesma conta é possível adquirir ETFs do Estados Unidos (vi isso no site da Rakuten e é somente referente a uma conta do mesmo "não sei se é a mesma coisa com as outras corretoras aqui do Japão").

Para complementar eu também estou interessado em começar a usar o programa de previdência do Japão "iDeco". Já ouviram falar?

Seria praticamente igual ao do Brasil. Você decide uma quantia a ser aportado todo o mês e todo o ano, se eu não estiver enganado, você consegue abater 20% referente ao valor aportado durante o ano.  Com o dinheiro dos aportes você pode alocar em fundos de investimentos (que são pouquíssimos) e depois aos seus 65 anos de idade poderá usufruir desse dinheiro mais lucros isentos de impostos e abatendo o imposto durante todos esses anos de aportes. 

Sem tirar que ontem quando eu ainda estava analisando o iDeco da Rakuten tava escrito alguns "benefícios" como poder receber uma parte antecipada em caso de deficiência (acho que tanto mental quanto física), em caso de morte. Nos dois casos pode ser aplicado caso aconteça com o dono da conta ou com alguém da família.

Mas eu li apenas uma vez então não tenho 100% de certeza mas acho que 75% do que eu falei tá certo.kkkk 

 

Espero ter ajudado. Mas gostaria muito de ver o ponto de vista de vocês.😉 

       

Editado por Yoshihashi Marcelo
probabilidade de cagada na digitação do texto.
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...