Rodrigo Amorim Ruiz Postado 10 de Janeiro Compartilhar Postado 10 de Janeiro Não me recordo qual foi o vídeo ou live que assisti que me despertou essa curiosidade: O que aconteceria se todo brasileiro ficasse inteligente e parace de pagar a prazo? (claro que não estou falando de financiamentos ou alavancagens inteligentes, estou me referindo a compras do dia a dia, por exemplo) Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Henrique Magalhães Postado 10 de Janeiro Compartilhar Postado 10 de Janeiro 6 horas atrás, Rodrigo Amorim Ruiz disse: Não me recordo qual foi o vídeo ou live que assisti que me despertou essa curiosidade: O que aconteceria se todo brasileiro ficasse inteligente e parace de pagar a prazo? Ótimo questão , e vou dar minha humilde opinião com base em “vozes da minha já cabeça”, como até atendi muito clientes do varejo por ano , o que eu via era que existe um custo (e alto) para receber este dinheiro a prazo (sejam quando eram cheques , duplicatas , Cartoes etc) se as pessoas pagam a vista , a empresa terá este dinheiro disponível também … a roda ia girar com um pouco mais de velocidade (e sendo tudo à vista, os preços tenderiam a gerar uma bela briga real loja a loja , afinal o parâmetro agora seria o preço à vista x aquele produto ) 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Edison Paulini Postado 10 de Janeiro Compartilhar Postado 10 de Janeiro 6 horas atrás, Rodrigo Amorim Ruiz disse: Não me recordo qual foi o vídeo ou live que assisti que me despertou essa curiosidade: O que aconteceria se todo brasileiro ficasse inteligente e parace de pagar a prazo? (claro que não estou falando de financiamentos ou alavancagens inteligentes, estou me referindo a compras do dia a dia, por exemplo) Minha visão é de que o mercado estará aquecido. O dinheiro irá girar muito mais rápido pois as disponibilidades serão mais imediatas, os custos envolvidos diminuirão e o mercado sempre se adequa ao fluxo econômico. Neste caso, ele seguirá tranquilamente com uma economia girando mais rápido e também poderá trazer muitos benefícios. 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Rodrigo Amorim Ruiz Postado 11 de Janeiro Author Compartilhar Postado 11 de Janeiro Penso da mesma forma que vocês. Eu acrescentaria mais um ponto em relação aos bancos: eles vão se ferrar, porque imagino que boa parte do lucro deles vem de pessoas menos educadas financeiramente que se endividam com cartão. O que significa maior distribuição de renda (de forma indireta), o leva a exatamente o que vocês falaram, uma economia melhor. Ps.: Não culpa as pessoas, culpo os bancos e, principalmente, o sistema de ensino. Um curso como o da AUVP deveria ser ensinado nas escolas, no máximo até o colegial (assim como programação também deveria). 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Edison Paulini Postado 11 de Janeiro Compartilhar Postado 11 de Janeiro 5 horas atrás, Rodrigo Amorim Ruiz disse: Penso da mesma forma que vocês. Eu acrescentaria mais um ponto em relação aos bancos: eles vão se ferrar, porque imagino que boa parte do lucro deles vem de pessoas menos educadas financeiramente que se endividam com cartão. O que significa maior distribuição de renda (de forma indireta), o leva a exatamente o que vocês falaram, uma economia melhor. Ps.: Não culpa as pessoas, culpo os bancos e, principalmente, o sistema de ensino. Um curso como o da AUVP deveria ser ensinado nas escolas, no máximo até o colegial (assim como programação também deveria). Aqui no seu comentário eu acrescentaria dois pontos: 1- não acho que os bancos se complicaram tanto. Não são todos os bancos que em sua maioria tem sua captação de recursos dessa forma e mesmo que estivesse, os bancos irão se adequar e utilizar de novas formas para conseguir dinheiro. Além disso eu penso que se a pessoa consegue pagar suas dívida rápido, mais rápido ela consegue fazer outra 😅. Logo, uma pessoa no modelo antigo faz duas dívidas enormes ao longo da vida e não paga tudo pois não existe condição. Agora no novo formato uma pessoa faz uma dívida, paga os juros que seriam o dobro da dívida, mais fácil de quitar e ela vai quitar. Logo depois faz de novo. Ao longo da vida a pessoa vai fazer agora 30 dívidas e pagará todas (em teoria ela faria 60 pagamentos). 2- o Raul postou um vídeo o qual ele justamente aborda esse tema. Vale a pena conferir: Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts