Jump to content

E se... todo brasileiro parace de pagar a prazo...


Recommended Posts

6 horas atrás, Rodrigo Amorim Ruiz disse:

 

Não me recordo qual foi o vídeo ou live que assisti que me despertou essa curiosidade:

O que aconteceria se todo brasileiro ficasse inteligente e parace de pagar a prazo?

 

Ótimo questão , e vou dar minha humilde opinião com base em “vozes da minha já cabeça”, como até atendi muito clientes do varejo por ano  , o que eu via era que existe um custo (e alto) para receber este dinheiro a prazo (sejam quando eram cheques , duplicatas , Cartoes etc)

se as pessoas pagam a vista , a empresa terá este dinheiro disponível também … a roda ia girar com um pouco mais de velocidade (e sendo tudo à vista, os preços tenderiam a gerar uma bela briga real loja a loja , afinal o parâmetro agora seria o preço à vista x aquele produto )

 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

6 horas atrás, Rodrigo Amorim Ruiz disse:

Não me recordo qual foi o vídeo ou live que assisti que me despertou essa curiosidade:

O que aconteceria se todo brasileiro ficasse inteligente e parace de pagar a prazo?
(claro que não estou falando de financiamentos ou alavancagens inteligentes, estou me referindo a compras do dia a dia, por exemplo)

Minha visão é de que o mercado estará aquecido. O dinheiro irá girar muito mais rápido pois as disponibilidades serão mais imediatas, os custos envolvidos diminuirão e o mercado sempre se adequa ao fluxo econômico. Neste caso, ele seguirá tranquilamente com uma economia girando mais rápido e também poderá trazer muitos benefícios.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Penso da mesma forma que vocês.

Eu acrescentaria mais um ponto em relação aos bancos: eles vão se ferrar, porque imagino que boa parte do lucro deles vem de pessoas menos educadas financeiramente que se endividam com cartão.
O que significa maior distribuição de renda (de forma indireta), o leva a exatamente o que vocês falaram, uma economia melhor.

Ps.: Não culpa as pessoas, culpo os bancos e, principalmente, o sistema de ensino. Um curso como o da AUVP deveria ser ensinado nas escolas, no máximo até o colegial (assim como programação também deveria).

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

5 horas atrás, Rodrigo Amorim Ruiz disse:

Penso da mesma forma que vocês.

Eu acrescentaria mais um ponto em relação aos bancos: eles vão se ferrar, porque imagino que boa parte do lucro deles vem de pessoas menos educadas financeiramente que se endividam com cartão.
O que significa maior distribuição de renda (de forma indireta), o leva a exatamente o que vocês falaram, uma economia melhor.

Ps.: Não culpa as pessoas, culpo os bancos e, principalmente, o sistema de ensino. Um curso como o da AUVP deveria ser ensinado nas escolas, no máximo até o colegial (assim como programação também deveria).

Aqui no seu comentário eu acrescentaria dois pontos:

1- não acho que os bancos se complicaram tanto. Não são todos os bancos que em sua maioria tem sua captação de recursos dessa forma e mesmo que estivesse, os bancos irão se adequar e utilizar de novas formas para conseguir dinheiro. Além disso eu penso que se a pessoa consegue pagar suas dívida rápido, mais rápido ela consegue fazer outra  😅. Logo, uma pessoa no modelo antigo faz duas dívidas enormes ao longo da vida e não paga tudo pois não existe condição. Agora no novo formato uma pessoa faz uma dívida, paga os juros que seriam o dobro da dívida, mais fácil de quitar e ela vai quitar. Logo depois faz de novo. Ao longo da vida a pessoa vai fazer agora 30 dívidas e pagará todas (em teoria ela faria 60 pagamentos). 

2- o Raul postou um vídeo o qual ele justamente aborda esse tema. Vale a pena conferir:

 

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...