Post popular Ellen Cipulo Postado 10 de Janeiro Post popular Compartilhar Postado 10 de Janeiro Venho namorando há muito tempo a idéia de empreender. Você é empreendedor? Há quanto tempo? Em que negócio? Quais foram os maiores desafios? Quais as maiores dificuldades? Você continua com a empresa? Quais suas dicas para dar certo? Gostaria muito de conhecer os pensamentos de vocês a respeito... 10 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Edison Paulini Postado 10 de Janeiro Post popular Compartilhar Postado 10 de Janeiro 12 minutes ago, Ellen Cipulo disse: Venho namorando há muito tempo a idéia de empreender. Você é empreendedor? Há quanto tempo? Em que negócio? Quais foram os maiores desafios? Quais as maiores dificuldades? Você continua com a empresa? Quais suas dicas para dar certo? Gostaria muito de conhecer os pensamentos de vocês a respeito... Boa tarde, Ellen! E acho que me enquadro aqui 😅 No começo do ano passado resolvi fazer meu negócio próprio. Ainda não tenho CNPJ aberto mas tenho uma pequena produção artesanal de licores. Partilhando um pouco dos desafios: - fazer na risca a separação do que é dinheiro do negócio e o pessoal. Isso é muito perigoso, não tive problemas com isso, mas acho importante frisar; - quando comecei nisso, fui meio que no calor do momento. Não pesquisei potencial, clientes, concorrentes, etc. Foi bem loucura e o maior desafio foi conseguir conquistar clientes na região que não conhecem ou não tem o hábito de consumo dessa bebida; - é de suma importância se ater a custos. No meu caso ainda acho que complica um pouco pois tenho uma margem de variações. Exemplo: tenho uma receita X que rende 4 garrafas de licor da fruta Y. Mas a fruta está mais ácida, mais doce, menos saborosa e no decorrer do processo de fabricação se faz necessário correções. Isso altera o meu custo final. Então tiro a conclusão que dependendo com o que for trabalhar, o CMV (custo da mercadoria vendida é imprescindível). Não é muita coisa mas espero que consiga lhe ajudar de alguma maneira a pensar no assunto! 7 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Ellen Cipulo Postado 10 de Janeiro Author Post popular Compartilhar Postado 10 de Janeiro 17 minutes ago, Edison Paulini disse: Boa tarde, Ellen! E acho que me enquadro aqui 😅 No começo do ano passado resolvi fazer meu negócio próprio. Ainda não tenho CNPJ aberto mas tenho uma pequena produção artesanal de licores. Partilhando um pouco dos desafios: - fazer na risca a separação do que é dinheiro do negócio e o pessoal. Isso é muito perigoso, não tive problemas com isso, mas acho importante frisar; - quando comecei nisso, fui meio que no calor do momento. Não pesquisei potencial, clientes, concorrentes, etc. Foi bem loucura e o maior desafio foi conseguir conquistar clientes na região que não conhecem ou não tem o hábito de consumo dessa bebida; - é de suma importância se ater a custos. No meu caso ainda acho que complica um pouco pois tenho uma margem de variações. Exemplo: tenho uma receita X que rende 4 garrafas de licor da fruta Y. Mas a fruta está mais ácida, mais doce, menos saborosa e no decorrer do processo de fabricação se faz necessário correções. Isso altera o meu custo final. Então tiro a conclusão que dependendo com o que for trabalhar, o CMV (custo da mercadoria vendida é imprescindível). Não é muita coisa mas espero que consiga lhe ajudar de alguma maneira a pensar no assunto! Que legal, Edison! Já é tua atividade principal? Você já fazia licores? Tem alguns pontos muito importantes mesmo que você citou... 5 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Edison Paulini Postado 10 de Janeiro Post popular Compartilhar Postado 10 de Janeiro 15 minutes ago, Ellen Cipulo disse: Que legal, Edison! Já é tua atividade principal? Você já fazia licores? Tem alguns pontos muito importantes mesmo que você citou... Hoje até podemos dizer que sim, é minha atividade principal mas não consigo me dedicar muito mais quanto eu gostaria por questões pessoais. Tenho uma mãe com problemas de saúde e dificuldade de locomoção que implica, infelizmente. Eu já fazia sim e quantidades bem menores e brincava para ter em casa mesmo. Como sou cozinheiro e gosto de fazer praticamente tudo que der do zero, com a bebida não foi diferente 😅 5 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Alessandro Milan Postado 10 de Janeiro Post popular Compartilhar Postado 10 de Janeiro (edited) 1 hour ago, Ellen Cipulo disse: Venho namorando há muito tempo a idéia de empreender. Você é empreendedor? Há quanto tempo? Em que negócio? Quais foram os maiores desafios? Quais as maiores dificuldades? Você continua com a empresa? Quais suas dicas para dar certo? Gostaria muito de conhecer os pensamentos de vocês a respeito... Pra dar meus 2 centavos haha Eu tive vontade de ser lá pelos meus 14 ~ 16 anos, quando vendia chocolate na escola haha (dava muito dinheiro). Durante a pandemia reacendeu essa vontade, mas em um ramo totalmente diferente - redes de computadores ou algo ligado à tecnologia - mas não como atividade principal, ao menos de início, então nem me movimentei muito pra isso. O problema é que ideia até tenho algumas, mas neah. Depois veio 2021 comecei a fazer pesquisa e gostei da coisa haha Editado 10 de Janeiro por Alessandro 5 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular André Bianchi Postado 10 de Janeiro Post popular Compartilhar Postado 10 de Janeiro 32 minutes ago, Ellen Cipulo disse: Venho namorando há muito tempo a idéia de empreender. Você é empreendedor? Há quanto tempo? Em que negócio? Quais foram os maiores desafios? Quais as maiores dificuldades? Você continua com a empresa? Quais suas dicas para dar certo? Gostaria muito de conhecer os pensamentos de vocês a respeito... Boa tarde, já tive a oportunidade de empreender tanto no Brasil quanto em Portugal. No Brasil, eu comprei por 2mil reais, 50% da participação de uma oficina especializada em ar condicionado de carros que estava para fechar as portas, o maior desafio acredito que foi conseguir reconquistar a base de clientes, pois a antiga dona era uma pessoa horrorosa, os primeiros 2 mês foram os piores a nível de faturação, deu cerca de 1200 reais em cada um, mas a partir dai, foi só sucesso, por se tratar de ar condicionado e estarmos na região sul do país, tornava a faturação bem flutuante, o lucro variava entre 3500 e podia chegar até 11mil nos meses de verão, ao fim de 3 anos acabei por sair e vender a minha parte pois vim morar para portugal, mas a oficina continua la e sei que continua dando bons lucros ao atual proprietario. Já em Portugal eu me casei, minha esposa já empreendia sozinha, tinha uma papelaria com jogos santa casa (uma especie de loterica portuguesa, pra fazer apostas) e desde que cheguei cá, expandimos o negócio, agora também somos um posto dos correios, pois como aqui é semi privatizado lojas podem fazer o serviço dos correios, e com uma parte do dinheiro que trouxe do Brasil, abrimos um mini mercado, novamente comprando um negócio que estava para fechar, pois o dono já tinha mais de 80 anos, compramos todo o recheio, com os moveis e eletrodomesticos que havia no local por 5mil euros e novamente acho que o maior desafio foi buscar nova clientela, pois o sr idoso abria apenas pela manhã o mini mercado e já pouco investia em novidades e infraestrutura do local, tivemos que investir mais uns 15 mil para deixar tudo em ordem e já estamos completando 3 anos abertos (o mini mercado) e 10 anos na papelaria e felizmente a cada ano que passa, estamos aumentando a nossa faturação! Acredito que a chave do sucesso, principalmente nesse tipo de trabalho onde há muito contato com o público é ser simpatico, o pessoal tende a voltar quando é bem atendido, mesmo que na concorrencia tenha o mesmo serviço ou produtos mais baratos, quando a pessoa é bem atendida, ela volta. 6 1 4 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Gabriel Duarte Postado 11 de Janeiro Post popular Compartilhar Postado 11 de Janeiro 9 horas atrás, Ellen Cipulo disse: Venho namorando há muito tempo a idéia de empreender. Você é empreendedor? Há quanto tempo? Em que negócio? Quais foram os maiores desafios? Quais as maiores dificuldades? Você continua com a empresa? Quais suas dicas para dar certo? Gostaria muito de conhecer os pensamentos de vocês a respeito... Eu não tive problemas , já peguei o negócio pronto, e com uma clientela formada! Sou o único da família que interessa pela área que meu avô trabalha , meu avô decidiu que irá só curtir a vida e não irá trabalhar , a empresa ia fechar , resolvi entrar em um acordo com meu avô e hoje tomo de conta . O maior desafio que tive até o momento foi com funcionários , não está achando funcionário na área (mecânico linha pesada) … hoje tomo conta da oficina e ele só fica curtindo a vida ! 6 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Marco José Pereira Postado 11 de Janeiro Compartilhar Postado 11 de Janeiro 9 horas atrás, Edison Paulini disse: Boa tarde, Ellen! E acho que me enquadro aqui 😅 No começo do ano passado resolvi fazer meu negócio próprio. Ainda não tenho CNPJ aberto mas tenho uma pequena produção artesanal de licores. Partilhando um pouco dos desafios: - fazer na risca a separação do que é dinheiro do negócio e o pessoal. Isso é muito perigoso, não tive problemas com isso, mas acho importante frisar; - quando comecei nisso, fui meio que no calor do momento. Não pesquisei potencial, clientes, concorrentes, etc. Foi bem loucura e o maior desafio foi conseguir conquistar clientes na região que não conhecem ou não tem o hábito de consumo dessa bebida; - é de suma importância se ater a custos. No meu caso ainda acho que complica um pouco pois tenho uma margem de variações. Exemplo: tenho uma receita X que rende 4 garrafas de licor da fruta Y. Mas a fruta está mais ácida, mais doce, menos saborosa e no decorrer do processo de fabricação se faz necessário correções. Isso altera o meu custo final. Então tiro a conclusão que dependendo com o que for trabalhar, o CMV (custo da mercadoria vendida é imprescindível). Não é muita coisa mas espero que consiga lhe ajudar de alguma maneira a pensar no assunto! Diga-se de passagem, o licor de chocolate é uma delícia 💥💥💥 2 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Bruno Diniz Postado 11 de Janeiro Compartilhar Postado 11 de Janeiro Tenho CNPJ mas não sou empreendedor, há duas vertentes até que me provem o contrário, o empreendedor (PJ ou não) por postura e comportamento e o PJtizado que acha que é empreendedor. 4 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Bruno Diniz Postado 11 de Janeiro Compartilhar Postado 11 de Janeiro 9 horas atrás, Ellen Cipulo disse: Venho namorando há muito tempo a idéia de empreender. Você é empreendedor? Há quanto tempo? Em que negócio? Quais foram os maiores desafios? Quais as maiores dificuldades? Você continua com a empresa? Quais suas dicas para dar certo? Gostaria muito de conhecer os pensamentos de vocês a respeito... Você quer realmente empreender ou virar PJ ao invés de CLT? 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Ellen Cipulo Postado 11 de Janeiro Author Compartilhar Postado 11 de Janeiro 31 minutes ago, Marco José Pereira disse: Diga-se de passagem, o licor de chocolate é uma delícia 💥💥💥 Até fiquei com vontade... @Edison Paulini, posta o catálogo! 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Ellen Cipulo Postado 11 de Janeiro Author Compartilhar Postado 11 de Janeiro 16 minutes ago, Bruno Diniz disse: Você quer realmente empreender ou virar PJ ao invés de CLT? Eu já sou PJ, trabalho em uma consultoria de relacionamento com clientes... Meu trabalho é olhar para qualquer empresa e entender onde ela pode melhorar para gerenciar melhor sua carteira de clientes, vendas e atendimento. Tenho vontade de usar esses conhecimentos em algo meu, mas não sei fazer outra coisa e com a quantidade de opções acabo não decidindo por nada. 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Edison Paulini Postado 11 de Janeiro Post popular Compartilhar Postado 11 de Janeiro 35 minutes ago, Ellen Cipulo disse: Até fiquei com vontade... @Edison Paulini, posta o catálogo! Estou devendo comissão ao @Marco José Pereira 😂😂 Espero que não seja contra as regras postar aqui. (Moderadores, se for o caso me avisem que eu apago!) Estes que estão riscados infelizmente não tenho disponíveis no momento. Final de 2023 bombou e a galera comprou bastante. Ainda estou fazendo novos lotes deles e levam um tempinho para ficarem prontos 😅 5 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Marco José Pereira Postado 13 de Janeiro Compartilhar Postado 13 de Janeiro On 10/01/2024 at 22:53, Edison Paulini disse: Estou devendo comissão ao @Marco José Pereira 😂😂 Espero que não seja contra as regras postar aqui. (Moderadores, se for o caso me avisem que eu apago!) Estes que estão riscados infelizmente não tenho disponíveis no momento. Final de 2023 bombou e a galera comprou bastante. Ainda estou fazendo novos lotes deles e levam um tempinho para ficarem prontos 😅 O próximo que vou experimentar é o de Limoncello. Se prepara já hien @Edison Paulini, já que enviará novamente para Taubaté hein kkkkkk. 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Edison Paulini Postado 13 de Janeiro Compartilhar Postado 13 de Janeiro 1 hour ago, Marco José Pereira disse: O próximo que vou experimentar é o de Limoncello. Se prepara já hien @Edison Paulini, já que enviará novamente para Taubaté hein kkkkkk. Já está sendo fabricada a próxima leva o/ 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Glaucia Caputo Postado 14 de Janeiro Post popular Compartilhar Postado 14 de Janeiro On 10/01/2024 at 21:23, Gabriel Duarte disse: Eu não tive problemas , já peguei o negócio pronto, e com uma clientela formada! Sou o único da família que interessa pela área que meu avô trabalha , meu avô decidiu que irá só curtir a vida e não irá trabalhar , a empresa ia fechar , resolvi entrar em um acordo com meu avô e hoje tomo de conta . O maior desafio que tive até o momento foi com funcionários , não está achando funcionário na área (mecânico linha pesada) … hoje tomo conta da oficina e ele só fica curtindo a vida ! Eu trabalho com transporte de carga há 18 anos e mecânico bom é uma loteria! Chegamos a ponto do meu marido fazer um curso e comecar a fazer isso ele mesmo. Hoje ele faz 80% da manutenção. Eu já pensei em sair do transporte pra montar uma oficina desse tipo, mas a dificuldade de mão de obra me desanimou.. mas ainda assim é um negócio promissor, caminhão é a "empresa" e a "empresa" não pode parar, aconteça o que acontecer. 5 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Glaucia Caputo Postado 14 de Janeiro Post popular Compartilhar Postado 14 de Janeiro On 10/01/2024 at 12:10, Ellen Cipulo disse: Venho namorando há muito tempo a idéia de empreender. Você é empreendedor? Há quanto tempo? Em que negócio? Quais foram os maiores desafios? Quais as maiores dificuldades? Você continua com a empresa? Quais suas dicas para dar certo? Gostaria muito de conhecer os pensamentos de vocês a respeito... Há muito tempo atrás eu pensei em montar um cemitério pet, mas infelizmente não fui a frente. Hoje vejo que esse é um enorme nicho de mercado! Hoje as pessoas não tem mais cachorros, elas tem membros da família e naturalmente na hora da morte precisam de uma despedida digna. Os cemitérios pet fazem enterro e cremação. Já existem inclusive franquias do tipo. Não penso mais nisso pq já estou em contagem regressiva pra aposentadoria, pretendo que aconteça em no máximo 8 anos. Pra empreender teria impacto diretamente nos investimentos, coisa que eu não quero mais. Espero ter ajudado hehehe Boa sorte! 5 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Gabriel Duarte Postado 15 de Janeiro Post popular Compartilhar Postado 15 de Janeiro 11 horas atrás, Glaucia Caputo disse: Eu trabalho com transporte de carga há 18 anos e mecânico bom é uma loteria! Chegamos a ponto do meu marido fazer um curso e comecar a fazer isso ele mesmo. Hoje ele faz 80% da manutenção. Eu já pensei em sair do transporte pra montar uma oficina desse tipo, mas a dificuldade de mão de obra me desanimou.. mas ainda assim é um negócio promissor, caminhão é a "empresa" e a "empresa" não pode parar, aconteça o que acontecer. Exatamente! Os meninos novos não quer aprender ( porque suja ) os mecânicos velhos estão parando de trabalhar ou estão fixado em alguma empresa … E caminhão é uma “empresa “ que se parar falta praticamente tudo nos mercados e nas nossas casas… 3 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Diego Rodrigues Alves Da Silva Postado 15 de Janeiro Post popular Compartilhar Postado 15 de Janeiro On 10/01/2024 at 12:10, Ellen Cipulo disse: Venho namorando há muito tempo a idéia de empreender. Você é empreendedor? Há quanto tempo? Em que negócio? Quais foram os maiores desafios? Quais as maiores dificuldades? Você continua com a empresa? Quais suas dicas para dar certo? Gostaria muito de conhecer os pensamentos de vocês a respeito... Bom dia Ellen, paz e bem. Bacana, eu espero que vc seja surrupiada pelo espirito de empreender. Olha, eu sou, minha empresa está indo pra 11 anos, nesse ano de 2024. É difícil resumir tudo numa postagens, mas vou te dizer o que funcionou pra mim: 1ª insistência e persistência: essas palavrinhas são chaves para os primeiro 5 anos pelo menos. Uma empresa vai passar por muita transformação e uma boa curva de aprendizado nesse período, depois a maré começa a acalmar, nesse tempo vc precisa perseverar muito nas dificuldades. Quando chegar os dias de lagrimas, deixa-as vir, mas respire fundo e mergulhe novamente 2ª não tenha medo ou vergonha de conversar com quem já esta mais longe, é essencial 3ª se não tiver uma boa inteligencia emocional, faça algum curso e leia livros do assunto, isso é muitíssimo importante pra vc lidar com colaboradores, fornecedores e clientes - vc será testada todos os dias. 4ª cuida da sua saúde mental, para não te crises de ansiedade, pânico, bournout e estar ausente do resto da sua vida. Essa coisa do trabalhe enquanto eles dormem, e outras falácias do tipo, ignore. Defina uma rotina pra vc e deixe isso claro na sua vida e a todos a seu redor, inclusive clientes. 5ª e por fim, não sei qual ramo pretende empreender, mas se tiver que rolar contratos, ESCREVA TUDO, todos os detalhes, todas as minucias envolvidas, por mais que pareçam tolas, elas podem ser a diferença no futuro para decidir alguma contenda ou se defender. 6ª e um adendo, não sei como será seu negocio, mas trate a empresa como uma pessoa: ou seja, divida o lucro com a propria empresa, deixa sempre uma reserva mensal a empresa como se fosse um pró-labore. Eu desenvolvi isso no meu negócio e foi a decisão mais acertada que tomei nesses anos. Vc fica financeiramente calçado. Espero ter ajudado. BOA SORTE. 1 9 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Ellen Cipulo Postado 15 de Janeiro Author Compartilhar Postado 15 de Janeiro 19 horas atrás, Glaucia Caputo disse: Eu trabalho com transporte de carga há 18 anos e mecânico bom é uma loteria! Serviços profissionais especializados em geral né. Ar condicionado, pedreiro, manutenções em geral! 4 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts