Jump to content
  • 0

Sobre liquidez diária e impostos


Emanuel Kalil Said Skeff

Pergunta

Não necessariamente somente em Tesouro Direto, mas também em CDB e fundos de investimentos, gostaria de entender mais da alíquota de IR sobre o investimento. Conversando com a gerente do investimento do banco, ela disse que o valor que mostra com rendimento seria a projeção caso sacasse naquele momento. Falando com números, por exemplo, seria aporte mais rendimento R$100 e valor se sacar R$80. Esses R$ 80 que ficam se mostrando no aplicativo, seria a projeção, você não vê os R$100. É isso mesmo?

 

Outra coisa:

A Órama oferece um fundo de investimento no tesouro direto sem taxa de adm e de performance: Órama DI FIRF Simples LP

O que eu entendo desse fundo é que seria a mesma coisa de investir no Tesouro Direto com um gestor olhando comigo sem cobrar nada.

Vantagens que eu vi: rende pra mim 100% da aplicação e saco mais rápido do que se fosse no Tesouro Direto.

Desvantagens: caso eu retire o dinheiro, fico sujeito a venda do título a marcação a mercado com possibilidade de perda e come-cota.

Estou certo nesse raciocínio?

 

A última coisa:

Entre um CDB com 100% do CDI e liquidez diária e esse fundo, qual seria o mais vantajoso?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

1 resposta para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
58 minutes ago, Emanuel Kalil Said Skeff disse:

Não necessariamente somente em Tesouro Direto, mas também em CDB e fundos de investimentos, gostaria de entender mais da alíquota de IR sobre o investimento. Conversando com a gerente do investimento do banco, ela disse que o valor que mostra com rendimento seria a projeção caso sacasse naquele momento. Falando com números, por exemplo, seria aporte mais rendimento R$100 e valor se sacar R$80. Esses R$ 80 que ficam se mostrando no aplicativo, seria a projeção, você não vê os R$100. É isso mesmo?

 

Boa tarde @Emanuel Kalil Said Skeff. Depende se o titulo esta sendo marcado a mercado ou na curva. Titulos que são marcados a mercado irão mostrar diariamente o valor que o mercado estara pagando naquela data para voce vender o titulo antecipadamente

Titulos marcados na curva irão mostrar a rentabilidade contratada diariamente

1 hour ago, Emanuel Kalil Said Skeff disse:

A Órama oferece um fundo de investimento no tesouro direto sem taxa de adm e de performance: Órama DI FIRF Simples LP

O que eu entendo desse fundo é que seria a mesma coisa de investir no Tesouro Direto com um gestor olhando comigo sem cobrar nada.

Vantagens que eu vi: rende pra mim 100% da aplicação e saco mais rápido do que se fosse no Tesouro Direto.

Eu ja tinha ouvido falar deste fundo. Acho que alem das caracteristicas que voce citou seria interessante analisar a lamina para ver aonde eles estão investindo. Fazendo uma busca rapida, parece que o fundo investe 90% em titulos publicos e cerca de 10% em operações compromissadas.

Operações compromissadas é mais uma modalidade de investimento oferecida por bancos onde, nesse caso, o investidor compra um título de propriedade do banco. Não confunda propriedade com emissão.

Deixa eu explicar isso melhor: quando você compra um CDB de um banco, está comprando um título que foi emitido pelo banco e representa uma dívida do próprio banco

Acontece que o banco, como um player do Mercado Financeiro, também compra títulos no próprio mercado, como por exemplo um titulo do tesouro. Na compromissada, o investidor está comprando esse titulo que fora comprada anteriormente pelo banco.

Agora com uma linguagem um pouco mais técnica, uma compromissada é uma operação que possui lastro em ativos de propriedade do banco, e o banco assume o compromisso de recomprar esse ativo do investidor. 

Apesar de ser um título lastreado em outro ativo, o risco desse investimento é da Instituição Financeira que emite a compromissada, ou seja, tem uma camada a mais de risco do que se compararmos com a compra direta de um titulo do tesouro.

1 hour ago, Emanuel Kalil Said Skeff disse:

Desvantagens: caso eu retire o dinheiro, fico sujeito a venda do título a marcação a mercado com possibilidade de perda e come-cota.

O come cotas não incide no resgate. Este é um problema dos fundos de renda fixa e multimercados, ja que seria uma tributação que voce paga antecipadamente nos meses de maio e novembro

1 hour ago, Emanuel Kalil Said Skeff disse:

Entre um CDB com 100% do CDI e liquidez diária e esse fundo, qual seria o mais vantajoso?

Depende da instituição que emite o CDB, o risco pode ser maior para o CDB

Contudo, em termos de tributação o CDB de liquidez diaria é mais vantajoso que um fundo de renda fixa

  • Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...