Jairo Do Carmo Postado 21 de Janeiro de 2024 Postado 21 de Janeiro de 2024 ola pessoal qual o melhor metodo pra definir o preço teto de uma ação? bazin, graham ou fluxo de caixa descontado? por gentileza se possivel exemplicar .
0 Adriano Umemura Postado 22 de Janeiro de 2024 Postado 22 de Janeiro de 2024 1 hour ago, Jairo Do Carmo disse: ola pessoal qual o melhor metodo pra definir o preço teto de uma ação? bazin, graham ou fluxo de caixa descontado? por gentileza se possivel exemplicar . Boa noite @Jairo Do Carmo. Qual o seu objetivo em saber o preço teto?
0 Jairo Do Carmo Postado 22 de Janeiro de 2024 Author Postado 22 de Janeiro de 2024 Just now, Adriano Umemura disse: Boa noite @Jairo Do Carmo. Qual o seu objetivo em saber o preço teto? pagar o que realmente vale o negocio!
0 Post popular Adriano Umemura Postado 22 de Janeiro de 2024 Post popular Postado 22 de Janeiro de 2024 9 horas atrás, Jairo Do Carmo disse: pagar o que realmente vale o negocio! Bom dia @Jairo Do Carmo. Vamos então a algumas considerações. A base de toda avaliação de empresas vai sempre levar em conta os seus fundamentos: o setor que ela esta inserida, o modelo de negocios, sua gestão e o seu valor. Contudo o preço é uma variavel que envolve expectativas. Estas expectativas podem fazer o investidor pagar mais ou menos do que a empresa vale hoje pensando nos seus resultados futuros. Porém, veja que há uma diferença entre comprar uma empresa pagando tudo hoje e comprar uma empresa dividindo em 120 as vezes ate 240 vezes. Para um investidor que esta construindo seu patrimonio e que ira realizar aportes mensais, o preço sera um fator insignificante desde que os demais criterios de avaliação estejam ok. Alguns meses ele comprara a ação a um valor mais alto, outros meses a um valor mais baixo e no fim se for uma boa empresa o resultado final será condizente com a evolução da mesma. Isto aliado a uma ferramenta que quantifica o risco do ativo, a qual dentre eles esta tambem inserido o preço, aumentando ou diminuindo o aporte baseado na situação em que a empresa se encontra, aumentam ainda mais a chance de sucesso. Baseado no que afirmei acima veja um comportamento do mutiplo preço/lucro. Uma empresa que esta valendo R$100 e possui um lucro por ação de R$10 teria um P/L de 10. Contudo, mantendo o preço da ação e aumentando o lucro para 15 esta relação diminui para 6,66. Se o preço da ação não se corrige, iria chegar uma hora que a empresa seria vendida de graça. O que eu quero dizer a partir deste raciocinio é que, sendo a empresa lucrativa e seus lucros aumentarem ano após ano, na grande maioria das vezes voce ira comprar uma ação a valor menor do que ela valera no futuro. É por isso que os investidores que ja investem a muitos anos possuem um YOC tão alto. A alguns dias atras respondi um post tomando como exemplo o case do Mc Donalds. Emm 1990 as ações do Mc Donalds estavam cotadas a U$8,60 e possuiam um lucro por ação de U$0,48. Isto daria naquela época um múltiplo de preço lucro de 18x que é um múltiplo que para alguns ja pode ser considerado alto. Naquele momento havia uma discussão se o múltiplo da empresa estava barato ou não, ja que de 1980 a 1990 a ação havia multiplicado seu preço em mais de 7x. Olhando hoje vemos que o SP500 de 1990 a 2018 multiplicou 7,5x e as ações do Mc Donalds multiplicaram por 22x. Naquela época o múltiplo era de 18x, e se tivessemos pago 54x ainda estaríamos em linha com os resultados da empresa Em relação aos metodos de valuation eu utilizo o de fluxo de caixa descontado para fins profissionais, então vou discorrer a respeito dele. O que muitos acreditam erroneamente é de que o valuation tem como o objetivo cravar um preço justo para uma empresa, o que não é verdade. Quando realizamos um valuation o mesmo se apoia em premissas. Taxa de crescimento de uma empresa, crescimento na perpetuidade, taxa de desconto aplicada, se o ciclo financeiro que a empresa possui hoje sera mantido futuramente, se as margens são sustentaveis a longo prazo, como a macroeconomia ira se comportar nos proximos anos. Veja que se uma destas variaveis não estiver correta a analise ja vai por agua abaixo. O objetivo então de um valuotion é traçar cenarios. O que acontece se a empresa manter os resultados obtidos no ultimo exercicio? Com o cronograma de amortização de divida baseado em determinadas premissas vejo que ocorrera uma virada de caixa sendo necessario a empresa captar mais recursos ou renegociar a divida. Isto é viavel? O que a empresa precisaria fazer para evitar isso? Devido a concorrencia vejo que os prazos de pagamento estão diminuindo e o de recebimento estão aumentando. Como esta guerra para manter o market share da empresa ira inluenciar a sua NCG? O que aconteceria com a empresa em um cenario ruim a qual ela não consegue mais crescer a receita? Veja que tudo converte para um unico objetivo, saber se a operação da empresa esta fazendo sentido hoje e quais são as perpectivas futuras para ela. Não sei se consegui explanar de forma adquada o meu ponto de vista, mas caso tenha mais algum questionamento poste aqui na comunidade para podermos auxiliar. 1 5
0 Time AUVP (Admin) Raul Postado 22 de Janeiro de 2024 Time AUVP (Admin) Postado 22 de Janeiro de 2024 Valuation não é uma ciência exata, não é como se um estivesse certo e outro errado. Eu não uso valuation no dia a dia, prefiro fazer Scuttlebut e qualitativa. Mas o método do Graham se provou ao longo dos últimos 75 anos uma teoria bem sólida. Só não tente aplica-la a empresas que não tem PL positivo e setores não perenes. 4
0 Jairo Do Carmo Postado 22 de Janeiro de 2024 Author Postado 22 de Janeiro de 2024 grato pela atenção!
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