Jump to content
  • 0

Carteira de ações brasileiras


Pergunta

Bom dia, estou terminando de revisar minha carteira de ações nacionais,a qual vai corresponder a 40 % da minha carteira global, e cheguei a seguinte possibilidade.

Base (60%): ITSA4, BBAS3, B3SA3, EGIE3, WEGE3, KLBN11, BBSE3

Meio (30%): ABEV3, AGRO3, VALE3, WIZC3, SAPR4, ELET6, FLRY4,TAEE3

Topo (10%): FIQE3, TIMS3,CSAN3, SOJA3, PETZ3

Ativos que tinha, mas vou congelar o aporte: CVCB3, MGLU3, GRND3, MRVE3, TRIS3, BLAU3.

No geral ficaram muitos ativos, o que sei que não é ideal, mas acabo tendo dificuldade de retirar algumas. Quis uma maior exposição a setores mais perenes,  cerca de 20% está em bancos, 13 % em elétricas e 10 % em empresas de seguro.

Gostaria de saber a opinião de vocês sobre o tema. Desde já agradeço.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

8 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
11 minutes ago, Flavio Prado disse:

@Luis Eugênio Gomes Freitas me parece uma divisão ok, mas ficaria de olho no percentual do Topo, que representa 4% da sua carteira total, que na minha carteira estaria quase no limite da "pimenta" (decisão totalmente pessoal e vai variar de investidor para investidor).

Algumas das empresas eu não conheço e/ou não analisei, então não poderia falar muito sobre elas. No entanto vejo que há algumas empresas de mesmo setor, então cuidado para não "pesar" os aportes no mesmo setor para não ficar muito concentrado.

Com relação às empresas congeladas, caracas, acertou CVC e Magalu. Faz parte, né? Investimentos em tempos obscuros rsrsrs Agora é analisar se mantêm ou não a posição. Vá e não peques mais.

 

Muito obrigado pelas contribuições @Flavio Prado. Quantos a quantidade de empresas do topo, como estou em início de contrução de patrimônio, acho que dá pra ter um pouco mais de "pimentinha". CVC comprei bem no início de quando tava investindo, lá em 2020, mais pra especular mesmo. Já MGLU entrei na onda de comprar quando caiu, já faz uns 2 anos também kkk. Mas é isso, bom pra servir pra não errar denovo, de qualquer forma, o dinheiro que tenho nelas hj é irrelevante, vou manter mesmo pra lembrar da burrice kkk.

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Luis Eugênio Gomes Freitas disse:

Muito obrigado pelas contribuições @Flavio Prado. Quantos a quantidade de empresas do topo, como estou em início de contrução de patrimônio, acho que dá pra ter um pouco mais de "pimentinha". CVC comprei bem no início de quando tava investindo, lá em 2020, mais pra especular mesmo. Já MGLU entrei na onda de comprar quando caiu, já faz uns 2 anos também kkk. Mas é isso, bom pra servir pra não errar denovo, de qualquer forma, o dinheiro que tenho nelas hj é irrelevante, vou manter mesmo pra lembrar da burrice kkk.

@Luis Eugênio Gomes Freitas então você era um Capitão Salva-Treco comprando Magalu kkkkk brincadeira. Quem nunca fez é porque nunca "investiu" rsrsrs, mas que bom que o valor é irrelevante e se não faz falta/diferença deixa lá congelado na carteira.

Mais uma coisa que acabei não mencionando, e na renda variável, tem FIIs ?

  • HAHAHAHA 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 horas atrás, Flavio Prado disse:

@Luis Eugênio Gomes Freitas então você era um Capitão Salva-Treco comprando Magalu kkkkk brincadeira. Quem nunca fez é porque nunca "investiu" rsrsrs, mas que bom que o valor é irrelevante e se não faz falta/diferença deixa lá congelado na carteira.

Mais uma coisa que acabei não mencionando, e na renda variável, tem FIIs ?

Tenho sim, tenho 15 em fiis, 30 % internacional também, 5 em cripto e 10 renda fixa. Deixei menos em RF por enquanto pq já tô com a reserva de emergência que é mais que todo restante por ora.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
14 minutes ago, Luis Eugênio Gomes Freitas disse:

Tenho sim, tenho 15 em fiis, 30 % internacional também, 5 em cripto e 10 renda fixa. Deixei menos em RF por enquanto pq já tô com a reserva de emergência que é mais que todo restante por ora.

Beleza @Luis Eugênio Gomes Freitas. Então em Renda Variável são 55% (40% ações + 15% FIIs). Não entendi a reserva de emergência. Ela não entra nas contas de quanto temos de carteira de investimentos, já que a reserva de emergência não é investimento.

A reserva de emergência está dentro destes 10% em Renda Fixa, é isto?

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hora atrás, Flavio Prado disse:

Beleza @Luis Eugênio Gomes Freitas. Então em Renda Variável são 55% (40% ações + 15% FIIs). Não entendi a reserva de emergência. Ela não entra nas contas de quanto temos de carteira de investimentos, já que a reserva de emergência não é investimento.

A reserva de emergência está dentro destes 10% em Renda Fixa, é isto?

85 em renda variável, contando com os 30 % internacional. Não conto a reserva de emergência como investimento não, só não tenho muita renda fixa mesmo.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Grande Luiz.

aproveitando ai seu tópico, achei por acaso a BLAU3  buscando empresas de outras setores para estudar... Pelos indicadores me pareceu uma boa empresa para ficar ali no topo. Mas achei alguns pontos estranhos como o histórico de queda do papel apesar dos bons números...

Como sabemos bem nem só de indicadores vive o investidor, o que você viu aí nas suas análises para parar de aportar nela?

Seria o problema principal o pouco tempo de capital aberto?

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 28/02/2024 at 18:31, Samuel Rodrigues disse:

Grande Luiz.

aproveitando ai seu tópico, achei por acaso a BLAU3  buscando empresas de outras setores para estudar... Pelos indicadores me pareceu uma boa empresa para ficar ali no topo. Mas achei alguns pontos estranhos como o histórico de queda do papel apesar dos bons números...

Como sabemos bem nem só de indicadores vive o investidor, o que você viu aí nas suas análises para parar de aportar nela?

Seria o problema principal o pouco tempo de capital aberto?

O principal motivo que me levou a querer de aportar nela foi o grande número de outras empresas que já queria ter em carteira, as quais considerei melhores que ela no momento. Se você analisou a empresa e viu bons fundamentos, não acredito que a cotação cair seja um problema, na verdade, vejo como ponto positivo até.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...