Eu estava lendo algumas coisas "nas internets da vida" rsrs e me deparei com uma coisa que eu não tinha parado pra pensar ainda...
Numero de ações de uma empresa em circulação pode ser relevante ?
O pensamento era o seguinte, quando a empresa vai pagar dividendos os mesmos são divididos pelo numero de ações correto ?
Se pensarmos que por exemplo 2 bancos de porte semelhante, e se tiverem um lucro também semelhante (devido ao porte) do ponto de vista de distribuição quem tiver menos ações em circulação vai precisar dividir o bolo com menos pessoas... faz sentido isso ?
Pergunta
Marcelo R
Pessoal,
Eu estava lendo algumas coisas "nas internets da vida" rsrs e me deparei com uma coisa que eu não tinha parado pra pensar ainda...
Numero de ações de uma empresa em circulação pode ser relevante ?
O pensamento era o seguinte, quando a empresa vai pagar dividendos os mesmos são divididos pelo numero de ações correto ?
Se pensarmos que por exemplo 2 bancos de porte semelhante, e se tiverem um lucro também semelhante (devido ao porte) do ponto de vista de distribuição quem tiver menos ações em circulação vai precisar dividir o bolo com menos pessoas... faz sentido isso ?
QUANTIDADE DE AÇÕES EMITIDAS (ARREDONDAMENTO)
BTG PACTUAL ........................ 11.506.120.000
BANCO BRADESCO................ 10.642.200.000
BANCO ITAU.......................... 9.804.140.000
BANCO SANTANDER............... 7.498.520.000
BANCO DO BRASIL.................. 2.865.420.000
BANRISUL ............................... 408.974.000
BANCO ABC ............................ 236.936.000
BANCO MERC. DO BRASIL....... 104.832.000
Deem uma olhada no numero de ações do Itau x Banco do Brasil por exemplo... Quase 3,5 vezes !
Se não quiser olhar pelo ponto de vista de dividendos, olhe pelo ponto de vista de "dono"
Se você tem:
2000 ações de ITUB4 ( R$ 6500,00 ) ( 0,2 por bilhão )
1000 ações de BBAS3 ( R$ 5634,00 ) ( 0,35 por bilhão )
Ainda assim você é muito mais "dono" do BBAS do que do Itau...
Que acham disso ? pode ser relevante ?
Link para compartilhar
Top Posters For This Question
1
1
1
DIAS POPULARES
29/Jan
2
30/Jan
1
Top Posters For This Question
Flavio Prado 1 post
Marcelo R 1 post
Reryson Colares 1 post
DIAS POPULARES
29/Jan 2024
2 posts
30/Jan 2024
1 post
Os mais famosos desse tópico
Marcelo R
Pessoal, Eu estava lendo algumas coisas "nas internets da vida" rsrs e me deparei com uma coisa que eu não tinha parado pra pensar ainda... Numero de ações de uma empresa em circulação pode
Flavio Prado
@Marcelo R free float por si só tem a importância que se for muito baixo indica que a empresa não quer ter muitos sócios e pode gerar um problema de liquidez, fazendo a cotação oscilar muito.
Reryson Colares
Acompanhando pois a dúvida é boa...
2 respostas para essa pergunta
Recommended Posts