Jump to content
  • 0

Numero de ações em circulação é relevante ?


Marcelo R

Pergunta

Pessoal,

Eu estava lendo algumas coisas "nas internets da vida" rsrs e me deparei com uma coisa que eu não tinha parado pra pensar ainda...

Numero de ações de uma empresa em circulação pode ser relevante ?

O pensamento era o seguinte, quando a empresa vai pagar dividendos os mesmos são divididos pelo numero de ações correto ?

Se pensarmos que por exemplo 2 bancos de porte semelhante, e se tiverem um lucro também semelhante (devido ao porte) do ponto de vista de distribuição quem tiver menos ações em circulação vai precisar dividir o bolo com menos pessoas... faz sentido isso ?

QUANTIDADE DE AÇÕES EMITIDAS (ARREDONDAMENTO)

BTG PACTUAL ........................ 11.506.120.000

BANCO BRADESCO................ 10.642.200.000

BANCO ITAU.......................... 9.804.140.000

BANCO SANTANDER............... 7.498.520.000

BANCO DO BRASIL.................. 2.865.420.000

BANRISUL ............................... 408.974.000

BANCO ABC ............................ 236.936.000

BANCO MERC. DO BRASIL....... 104.832.000

Deem uma olhada no numero de ações do Itau x Banco do Brasil por exemplo... Quase 3,5 vezes !

Se não quiser olhar pelo ponto de vista de dividendos, olhe pelo ponto de vista de "dono"

Se você tem:

2000 ações de ITUB4 ( R$ 6500,00 ) ( 0,2 por bilhão )

1000 ações de BBAS3 ( R$ 5634,00 ) ( 0,35 por bilhão )

Ainda assim você é muito mais "dono" do BBAS do que do Itau...

Que acham disso ? pode ser relevante ?

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
24 minutes ago, Marcelo R disse:

Numero de ações de uma empresa em circulação pode ser relevante ?

@Marcelo R free float por si só tem a importância que se for muito baixo indica que a empresa não quer ter muitos sócios e pode gerar um problema de liquidez, fazendo a cotação oscilar muito.

 

2 horas atrás, Marcelo R disse:

Se pensarmos que por exemplo 2 bancos de porte semelhante, e se tiverem um lucro também semelhante (devido ao porte) do ponto de vista de distribuição quem tiver menos ações em circulação vai precisar dividir o bolo com menos pessoas... faz sentido isso ?

Eu vejo duas interpretações neste ponto. Se são dois bancos semelhantes, porém com valor de mercado próximo, então o percentual de dividendos será próximo também. Agora se a cotação das duas é próxima pode indicar que o banco com menos ações tem um desempenho melhor, pois está gerando mais lucro.

 

3 horas atrás, Marcelo R disse:

Se você tem:

2000 ações de ITUB4 ( R$ 6500,00 ) ( 0,2 por bilhão )

1000 ações de BBAS3 ( R$ 5634,00 ) ( 0,35 por bilhão )

Ainda assim você é muito mais "dono" do BBAS do que do Itau...

Percentualmente falando você tem mais participação em BBAS3 do que em ITUB4.

PS: os valores R$6500,00 e R$5634,00 estão com um zero a menos ou a quantidade de ações está com um zero a mais.

 

Espero ter ajudado.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...