Jump to content
  • 0

Bonificação de Ações


Lucas Dosso Brunelli

Pergunta

Pessoal, uma dúvida com as bonificações da ROMI3 e como impacta no meu preço médio. 

A ROMI3 ai fazer uma bonificação de 5% (1 a cada 20). Na data do anúncio (30/01/2024) que dia 12/03 terá a assembleia pra confirmar isso a cotação estava em R$ 12,74 porém o preço dessa bonificação é de R$ 18,86. 

Pergunta: Caso isso aconteça e permaneça assim, devo considerar esses R$ 18,86 de cada nova ação no meu preço médio? Ou considero apenas para o cálculo do IR? Geralmente ouço que o preço vem mais baixo que a cotação e isso ajuda no preço médio mas e nesse caso? 

image.png.5448bdbbe8c5a63265181585e2383da8.png

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

16 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 1
48 minutes ago, Lucas Dosso Brunelli disse:

Pessoal, uma dúvida com as bonificações da ROMI3 e como impacta no meu preço médio. 

A ROMI3 ai fazer uma bonificação de 5% (1 a cada 20). Na data do anúncio (30/01/2024) que dia 12/03 terá a assembleia pra confirmar isso a cotação estava em R$ 12,74 porém o preço dessa bonificação é de R$ 18,86. 

Pergunta: Caso isso aconteça e permaneça assim, devo considerar esses R$ 18,86 de cada nova ação no meu preço médio? Ou considero apenas para o cálculo do IR? Geralmente ouço que o preço vem mais baixo que a cotação e isso ajuda no preço médio mas e nesse caso? 

image.png.5448bdbbe8c5a63265181585e2383da8.png

Quando uma empresa realiza uma bonificação de ações, ela distribui novas ações aos acionistas existentes, sem custo adicional para eles, com base em uma proporção específica. No caso da ROMI3, a proporção é de 5%, ou seja, 1 nova ação para cada 20 possuídas.

Para calcular o impacto no preço médio das suas ações após a bonificação, você não deve considerar o valor de R$ 18,86 como um "custo" para as novas ações bonificadas. Na verdade, o preço de R$ 18,86 não representa um custo adicional para você, mas sim o valor atribuído pela empresa para fins contábeis e de cálculo do Imposto de Renda sobre ganhos de capital, caso você venha a vender as ações.

O cálculo do preço médio após a bonificação ajusta o custo de aquisição das suas ações para refletir a adição das novas ações ao seu portfólio, sem que haja uma alteração no valor total investido. Isso é feito para manter a proporcionalidade e não inflar artificialmente o valor do seu investimento.

Para ajustar o preço médio, você deve recalcular o custo por ação, considerando o total de ações que você possui após a bonificação, sem adicionar qualquer custo adicional pelo recebimento das ações bonificadas. O cálculo é feito da seguinte forma:

Se você tinha, por exemplo, 1000 ações antes da bonificação, com a bonificação de 5% (1 ação gratuita para cada 20 ações possuídas), você receberá 50 ações adicionais sem custo (1000 / 20 = 50).

Seu investimento total na empresa permanece o mesmo, mas agora distribuído por um número maior de ações. Assim, o preço médio por ação diminuirá. O preço médio ajustado é calculado dividindo-se o investimento total pelo novo número total de ações.

Se você investiu R$ 12.740 em 1000 ações (preço médio de R$ 12,74 por ação) e depois recebeu 50 ações bonificadas, o total de ações se torna 1050. O preço médio ajustado será R$ 12.740 / 1050 = R$ 12,13 por ação.

Portanto, para o cálculo do preço médio, você deve apenas ajustar o número de ações sem adicionar o valor de R$ 18,86 por ação ao seu investimento total. O valor mencionado de R$ 18,86 é relevante para o cálculo do Imposto de Renda em caso de venda das ações, para determinar o ganho de capital, mas não altera o cálculo do preço médio para fins de acompanhamento do seu investimento.

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
16 minutes ago, Lucas Dosso Brunelli disse:

Pessoal, uma dúvida com as bonificações da ROMI3 e como impacta no meu preço médio. 

A ROMI3 ai fazer uma bonificação de 5% (1 a cada 20). Na data do anúncio (30/01/2024) que dia 12/03 terá a assembleia pra confirmar isso a cotação estava em R$ 12,74 porém o preço dessa bonificação é de R$ 18,86. 

Pergunta: Caso isso aconteça e permaneça assim, devo considerar esses R$ 18,86 de cada nova ação no meu preço médio? Ou considero apenas para o cálculo do IR? Geralmente ouço que o preço vem mais baixo que a cotação e isso ajuda no preço médio mas e nesse caso? 

image.png.5448bdbbe8c5a63265181585e2383da8.png

O seu preço médio será recalculado com as bonificações, embora seu desembolso para o total de ações ser menor por unidade, nos app ou registros, irá aparecer um custo maior, o que é ótimo no caso de você vender suas ações, pois o ganho de capital será reduzido para fins tributários. Bonificação é algo que eu adoro, mas a primeira vez que recebi apavorei com o aumento do preço médio. 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Raí Nunes disse:

Quando uma empresa realiza uma bonificação de ações, ela distribui novas ações aos acionistas existentes, sem custo adicional para eles, com base em uma proporção específica. No caso da ROMI3, a proporção é de 5%, ou seja, 1 nova ação para cada 20 possuídas.

Para calcular o impacto no preço médio das suas ações após a bonificação, você não deve considerar o valor de R$ 18,86 como um "custo" para as novas ações bonificadas. Na verdade, o preço de R$ 18,86 não representa um custo adicional para você, mas sim o valor atribuído pela empresa para fins contábeis e de cálculo do Imposto de Renda sobre ganhos de capital, caso você venha a vender as ações.

O cálculo do preço médio após a bonificação ajusta o custo de aquisição das suas ações para refletir a adição das novas ações ao seu portfólio, sem que haja uma alteração no valor total investido. Isso é feito para manter a proporcionalidade e não inflar artificialmente o valor do seu investimento.

Para ajustar o preço médio, você deve recalcular o custo por ação, considerando o total de ações que você possui após a bonificação, sem adicionar qualquer custo adicional pelo recebimento das ações bonificadas. O cálculo é feito da seguinte forma:

Se você tinha, por exemplo, 1000 ações antes da bonificação, com a bonificação de 5% (1 ação gratuita para cada 20 ações possuídas), você receberá 50 ações adicionais sem custo (1000 / 20 = 50).

Seu investimento total na empresa permanece o mesmo, mas agora distribuído por um número maior de ações. Assim, o preço médio por ação diminuirá. O preço médio ajustado é calculado dividindo-se o investimento total pelo novo número total de ações.

Se você investiu R$ 12.740 em 1000 ações (preço médio de R$ 12,74 por ação) e depois recebeu 50 ações bonificadas, o total de ações se torna 1050. O preço médio ajustado será R$ 12.740 / 1050 = R$ 12,13 por ação.

Portanto, para o cálculo do preço médio, você deve apenas ajustar o número de ações sem adicionar o valor de R$ 18,86 por ação ao seu investimento total. O valor mencionado de R$ 18,86 é relevante para o cálculo do Imposto de Renda em caso de venda das ações, para determinar o ganho de capital, mas não altera o cálculo do preço médio para fins de acompanhamento do seu investimento.

Mas é para declarar meu IR por exemplo, preciso considerar esses R$ 18,86 no meu preço média? Seguindo seu exemplo, 50 x 18,86 = R$943. Novo preço médio R$12.740 + 943 = 13.683 / 1050 = R$ 13,03 

Para declarar o IR considero R$ 13,03 como preço médio ou R$12,13? 

Porque teve bonificação ano passado, ITAUSA e ROMI e fiquei confuso se vou ter 2 preços médios, um para IR e outro para Contabilidade minha

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
7 horas atrás, Lucas Dosso Brunelli disse:

Mas é para declarar meu IR por exemplo, preciso considerar esses R$ 18,86 no meu preço média? Seguindo seu exemplo, 50 x 18,86 = R$943. Novo preço médio R$12.740 + 943 = 13.683 / 1050 = R$ 13,03 

Para declarar o IR considero R$ 13,03 como preço médio ou R$12,13? 

Porque teve bonificação ano passado, ITAUSA e ROMI e fiquei confuso se vou ter 2 preços médios, um para IR e outro para Contabilidade minha

Tem que usar o 13,03 para o IR

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
8 horas atrás, Lucas Dosso Brunelli disse:

Mas é para declarar meu IR por exemplo, preciso considerar esses R$ 18,86 no meu preço média? Seguindo seu exemplo, 50 x 18,86 = R$943. Novo preço médio R$12.740 + 943 = 13.683 / 1050 = R$ 13,03 

Para declarar o IR considero R$ 13,03 como preço médio ou R$12,13? 

Porque teve bonificação ano passado, ITAUSA e ROMI e fiquei confuso se vou ter 2 preços médios, um para IR e outro para Contabilidade minha

 

1 hour ago, Cézar Busato disse:

Tem que usar o 13,03 para o IR

 

Para o IR você usa o R$ 13,03. Esse é um dos benefícios de ter recebido a bonificação com valor alto.

 

Esse é um dos padrões de mercado, as pessoas organizam o preço médio baseado em quanto dinheiro elas colocaram naquela ação.

 

Particularmente, para mim mesmo, eu só utilizo o mesmo valor que vai para o IR. Teoricamente é como se o dinheiro tivesse sido pago para mim como dividendo e eu tivesse comprado a ação mais cara. Você pode optar por simplificar e se guiar apenas com esse valor, que é o utilizado no IR. Mas eu não sou tão organizado quanto a maioria do pessoal aqui 😅

  • Brabo 1
  • HAHAHAHA 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Just now, Flavio Prado disse:

@Raí Nunes na verdade o valor que a empresa divulgou para a bonificação deve ser levado em consideração para calcular o preço médio após a bonificação.

Mesmo não tendo desembolsado o valor, na teoria a movimentação feita pela empresa é como se ela tivesse pago um dividendo equivalente a 20% da quantidade com um valor de R$18,86 por ação. E em seguida ela fez um follow-on onde você foi "obrigado" a entrar e pagou R$18,86 por ação. Ou seja, no final você desembolsou o valor da bonificação, e portanto afeta o preço médio.

 

É assim que eu faço, mas achei que era porque eu sou pouco organizado. Vejo vocês anotando até o que foi taxa da B3 separadamente rsrs

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
17 horas atrás, Cézar Busato disse:

O seu preço médio será recalculado com as bonificações, embora seu desembolso para o total de ações ser menor por unidade, nos app ou registros, irá aparecer um custo maior, o que é ótimo no caso de você vender suas ações, pois o ganho de capital será reduzido para fins tributários. Bonificação é algo que eu adoro, mas a primeira vez que recebi apavorei com o aumento do preço médio. 

@Cézar Busato o preço médio aumenta se a bonificação for a um preço maior que o seu preço médio antes da bonificação. Não é incomum bonificação a preço bem inferior ao preço a mercado. Por exemplo, já tive bonificação de Bradesco a menos da metade do valor a mercado e fez o meu preço médio cair. Por outro lado a Itausa já fez bonificação a quase o dobro do valor a mercado fazendo o preço médio subir. 

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Raí Nunes disse:

É assim que eu faço, mas achei que era porque eu sou pouco organizado. Vejo vocês anotando até o que foi taxa da B3 separadamente rsrs

@Raí Nunes eu calculo o preço médio pelo total que paguei na nota de corretagem. Se na mesma nota tem mais que um ticker, faço um proporcional pelo desembolso de cada ticker.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
7 horas atrás, Raí Nunes disse:

É, então kkkk

Tenho paciência não.

Oi @Raí Nunes,  Se você considera as taxas, o seu preço médio aumenta um pouquinho nas compras e reduz  nas vendas.  A diferença é uma merreca, mas ao longo do tempo pode render alguns reais na economia de impostos, em caso de venda. 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 minute ago, William Redig disse:

Oi @Raí Nunes,  Se você considera as taxas, o seu preço médio aumenta um pouquinho nas compras e reduz  nas vendas.  A diferença é uma merreca, mas ao longo do tempo pode render alguns reais na economia de impostos, em caso de venda. 

Rapaz, o Investidor10 que faz pra mim... Não sei se considera ou não...

Eu prefiro perder esses poucos reais do que controlar 😵

  • Brabo 1
  • Você é pobre premium 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Como pretendo vender alguma coisa daqui a uns 15 anos, to com o @Raí Nunes, pouco saco pra calculo, pois isso não vai mudar nada no futuro.

Antes de entender isso, era tipo trade, medindo angulo de gráfico para comprar no menor preço, perdia meio dia pra comprar uma ação, ai no outro dia a lazarenta caia mais 1% ou subia 0,001% e o serviço ia por água a baixo.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Cézar Busato disse:

Antes de entender isso, era tipo trade, medindo angulo de gráfico para comprar no menor preço, perdia meio dia pra comprar uma ação, ai no outro dia a lazarenta caia mais 1% ou subia 0,001% e o serviço ia por água a baixo.

Não peques mais kkkkk

 

3 horas atrás, Cézar Busato disse:

Como pretendo vender alguma coisa daqui a uns 15 anos

Eu não me imagino vendendo enquanto as empresas não perderem seu fundamento. Na teoria, quando eu estiver mais velho, pode parecer fazer sentido eu migrar um pouco para fundos imobiliários, mas eu acredito que estarei já com dividendos suficientes para viver bem, não devo nem pensar em migrar. Talvez os últimos anos antes de viver de renda eu passe a aportar nos Fundos Imobiliários. Enfim, falta muito ainda, minha cabeça vai mudando.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
20 horas atrás, Raí Nunes disse:

É, então kkkk

Tenho paciência não.

Mais é bicho preguiça mesmo kkkkk qual o trabalho pegar R$4,20 de taxas e dividir R$2,80 para o XPTO3 e R$1,40 para o SARD3 ? O preço médio você vai precisar calcular de qualquer forma.

12 horas atrás, Raí Nunes disse:

Rapaz, o Investidor10 que faz pra mim... Não sei se considera ou não...

Eu prefiro perder esses poucos reais do que controlar 😵

E eu não confio em nenhuma plataforma para calcular preço médio, e nem na própria Corretora, qualquer uma. No final das contas, se der algum erro nenhum deles é responsável, somente você que é, então tenho a minha planilha que controla o preço médio.

  • Brabo 1
  • HAHAHAHA 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Just now, Flavio Prado disse:

E eu não confio em nenhuma plataforma para calcular preço médio, e nem na própria Corretora, qualquer uma. No final das contas, se der algum erro nenhum deles é responsável, somente você que é, então tenho a minha planilha que controla o preço médio.

Vou aceitar o risco kkkkkkkkkk

 

20 horas atrás, Raí Nunes disse:

É, então kkkk

Tenho paciência não.

👆😂

 

1 minute ago, Flavio Prado disse:

Mais é bicho preguiça mesmo kkkkk qual o trabalho pegar R$4,20 de taxas e dividir R$2,80 para o XPTO3 e R$1,40 para o SARD3 ? O preço médio você vai precisar calcular de qualquer forma.

Deu preguiça só de ler você explicando o que tem que fazer hahaha

Imagina ficar fazendo regra de 3 para sei lá quantas ações em cima de uma nota de corretagem 😵

 

Eu vou confiando no Investidor10 mesmo.

  • HAHAHAHA 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...