Jump to content

Ciclo das Commodities e o Mercado físico de soja


Recommended Posts

Recentemente comecei a receber Aluguel/Arrendamento em Sacas de Soja, o produto é recebido na colheita ou seja uma vez ao ano, restando pra mim escolher a melhor estratégia para realizar as vendas e é essa a minha dúvida. Para dar mais contexto esse valor compõe 50% da minha renda, sendo assim não sou obrigado a vender para pagar meus custos pois tenho outra fonte mais estável, então esse valor vai todo para investimentos, sendo que parte é para curto prazo para construir minha casa.

Sei que é impossível prever o preço, e por não conseguir estar tão antenado no mercado quanto gostaria, estou pensando se não existe uma estratégia semelhante aos investimentos, digamos como um buy and hold ou sempre estar posicionado.

Uma estratégia que estou tentando criar seria por exemplo, fazer uma média dos 30 maiores preços(diários) dos últimos 10 meses, e caso o preço atinja um valor próximo, começo a realizar as vendas, dividindo em várias operações, provavelmente em uns 3 meses, visando aumentar o Preço Médio de Venda.

Outro ponto que eu tento levar em consideração é o quanto o preço tem que subir para compensar a espera, visto que após a venda o valor vai direto para investimento.

Ex: Digamos que eu tenha 1000 sacas para vender, o preço atual é R$100 a saca, então se vender hoje terei R$100.000, colocando uma rentabilidade de 1% ao mês, em 10 meses eu teria R$110.462, que daria um preço de 110,46 por saca, ou seja a soja teria que subir 10 reais para compensar ter esperado.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Olá Ezequiel, tudo bem?

Primeiramente é m trazer falar com um produtor,  parabéns pelo seu trabalho.

Minha família até a última geração sempre foi de produtores e agropecuários, e esse seu dilema é bem conhecido por nós.

Primeiramente, a rentabilidade da grana vinda da colheita não deve seguir a variação do preço da soja ou de qualquer outro grão, pois seus insos vão reajustar também, todos! 

Sem contar que é existe uma descorrelacao entre os investimentos em geral e o preço da soja.

O que fazemos por aqui é similar em  partes ao que você faz.

Nos calculamos o preço do custo de cada saca, e estabelecemos um preço mínimo de venda baseado parte em lucro e parte para custear 100% a próxima safra já com uma correção no mínimo de IPCA + 6% (Margem de segurança contra os reajustes).

Acompanhamos o preço do mercado e fazemos uma média dos últimos valores deste modo.

Média maxima do preço nos últimos 12 meses 

Média mínima do preço nos últimos 12 meses + 3% (outra mrgem de segurança, vinda específica da cultura que plantamos e retirada da variação do preço entre o menor mês e o maior mês)

E aí ficamos de olho pra vender em 2 ou 3 operações.

Mas se você tiver um silo, cara invista em esterilização, sua soja durará 1 ano guardada e você vai poder acertar muito melhor seu escoamento.

E sim, investir o lucro da colheita é uma excelente ideia, afinal de contas, nós não temos garantias que o preço sempre será corrigido, mas os juros compostos sempre acontecerão.

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Bom dia @Ezequiel Doulas Prezotto. Eu particularmente não tenho conhecimento desta area, mas uma das estratégias que muitos produtores realizam é o hedge no mercado futuro de commodities para garantir um valor previsivel a ser recebido. De forma resumida e com valores teóricos o processo acontece da seguinte forma:

Supomos que em setembro, um produtor verifica que a soja para maio está sendo negociado a R$ 30.00/saca na B3. Sabendo que seu custo de produção é de R$ 20,00/saca, o mesmo resolve garantir a margem de R$ 10,00/saca de lucro antecipadamente, pois até lá não sabe como o mercado irá se comportar;

Em um cenário de alta, a soja está a R$ 40,00 na bolsa. O produtor tem débito de R$ 10,00/saca na B3, mas ganha R$ 10,00 no mercado físico;

Preço Hedge na B3: R$30,00; Preço em maio: R$ 40,00;

O produtor irá pagar o ajuste de R$ 10,00/saca, porém vende sua soja no mercado físico por R$ 40,00, ou seja, garantiu os R$ 30,00/saca;

Resumindo, o que ele perdeu na B3 foi compensado no mercado físico devido à valorização da saca, ou seja, a operação de proteção, onde o produtor consegue prever seu ganho ao montar a operação.

Em caso de baixa, em maio a soja está R$ 20,00/saca, o produtor irá receber crédito de R$ 10,00/saca na B3, mas perderá R$ 10,00/saca no mercado físico;

Preço Hedge: R$ 30,00/saca; Preço em maio: R$ 20,00;

Produtor irá receber ajuste de R$ 10,00/saca, porém, vende sua soja no mercado físico por R$ 20,00, ou seja, garantiu os R$ 30,00/saca;

Resumindo, o ganho obtido na B3 compensa a perda com a desvalorização da saca no mercado físico, ou seja, operação de proteção.

Como são realizados ajustes diarios, é necessario para este tipo de operação uma margem para que seja mantida sua posição. Como se trata de um assunto muito especifico não temos este conteudo disponibilizado em aulas, mas se a operação faz sentido voce pode buscar mais informações no proprio site da B3.

https://www.b3.com.br/pt_br/produtos-e-servicos/negociacao/renda-variavel/mercado-de-acoes/mercado-futuro.htm

Em lives ja vi alguns alunos que são produtores comentarem que estavam estudando este tipo de operação. Então caso tenha alguma duvida talvez alguem possa contribuir com informações.

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...