Jump to content
  • 0

Spread da corretora em Tesouro Direto


Raphael Cangussu

Pergunta

Pessoal, comprei títulos IPCA+ 2060 (com juros semestrais recomendadas pela minha assessora da XP na época (julho 2022). Em outubro ela me mandou a primeira imagem falando que eu já estava com ágio, minha posição na curva seria 45.357,56. O valor aplicado está na segunda imagem: 44.818,23. Mas o valor na curva que aparecia pra mim na tela era 44.696,61. A terceira imagem mostra o teste que fiz se eu resgatasse o dinheiro e apareceu 43.356,88 com zero de imposto por não ter ganho e sim perda. Quando questionei ela, a mesma disse q na tela dela o spread estava zerado por isso q ela diria quando valeria a pena dar a saída. Na época meu conhecimento era bem limitado. Um dos motivos de eu entrar no curso da AUVP foi inclusive por estar cansado de me sentir lesado por assessores. A minha pergunta é: se a taxa pra tesouro direto na XP deveria ser zero, porque estão me cobrando spread? Isso não seria má fé? Veriquei ontem o tema no reclame aqui e vi um caso semelhante de um investidor que expôs sua situação em 2016 e após um longo processo parece que conseguiu ter algum tipo de ressarcimento. Gostaria da contribuição dos mais experientes a respeito desse assunto. Grato.

f49f2b2d-c98b-43f8-b514-d2b67fb48c25.jpeg

feeca2a3-9750-434b-89ff-96d3178ce13b.jpeg

13b9d445-af01-4579-ab80-f65cfd5d9ea8.jpeg

Link para compartilhar
Share on other sites

7 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Bom dia @Raphael Cangussu. O primeiro ponto seria entendermos alguns conceitos. Quando um titulo é marcado na curva significa que o seu valor ira sendo reajustado diariamente baseado na taxa de juros que foi contratado. Um exemplo com valores hipoteticos e aproximados seria um titulo valendo R$500 com taxa anual contratada de 10%. Mensalmente este titulo teria um rentabilidade de 0,8%. Ao termino do primeiro mes seu titulo apresentaria o valor de R$504,00 que seria o valor marcado na curva ja acrescido dos juros.

Contudo os titulos do tesouro são marcados a mercado. Sendo assim, se voce levar o titulo até o vencimento tera a sua taxa contratada. Contudo caso realizassemos uma consulta para um resgate antecipado o valor do seu titulo seria calculado baseado na taxa que o mesmo esta sendo oferecido no momento da consulta. Se a taxa for maior do que a contratada o valor do seu titulo dimininui, se o valor da taxa for menor o valor do seu titulo aumenta.

Sendo assim existe a possibilidade de voce adquirir um titulo e após a consulta alguns dias depois verificar que esta tendo prejuizo devido ao fato do valor do seu titulo ter diminuido pela marcação a mercado

Uma outra informação a se acrescentar. Todo titulo do tesouro possui um spread de compra e venda, ou seja, um valor para compra e um valor para venda. Este spread apesar de pequeno tem como intuito tentar diminuir operações especulativas de curto prazo com titulos do tesouro. Ao entrar no site do tesouro direto voce tem acesso ao preço de compra e ao preço de venda de todos os titulos.

Por fim, em relação a sua dúvida, a melhor forma de avaliar a situação do seu titulo seria na area logada do tesouro direto. Dentro desta area voce tera acesso a todas informações dos titulos que voce adquiriu, inclusive o seu valor marcado a mercado.

Somente acrescentando mais um comentario a respeito dos titulos com pagamento de cupons semestrais. Este tipo de titulo podem fazer sentido para o investidor que ja esta usufruindo da renda gerada pelo seu patrimonio. Contudo, para investidores que estão na fase de crescimento de patrimonio temos 2 problemas. O primeiro seria o fato de que nos primeiros cupons voce pagaria aliquota maiores de IR o que diminuiria a sua rentabilidade. O segundo problema esta relacionado ao risco de reinvestimento. Para dar continuidade ao processo dos juros compostos é necessario que o investidor reinvista os cupons pagos. Mas pode acontecer de no momento de reinvestir não serem encontrados investimentos que estejam pagando a mesma taxa do titulo principal. Devido a estes 2 fatores é necessario o investidor avaliar se faz sentido possuir esta categoria de titulos na sua carteira.

Segue abaixo o link do tesouro direto para voce poder acessar a area logada e ter acesso as suas informações

https://www.tesourodireto.com.br/

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Fantástica a sua contribuição, Adriano! Como já fiz o módulo de renda fixa eu já tinha conhecimento de boa parte do que você falou mas alguns pontos foram ainda mais esclarecedores! O investimento que fiz com pagamento de juros semestrais foi por falta de conhecimento mesmo à época e falta de orientação da assessora. Agora, quando fui acessar a área logada a qual você disponibilizou o link, estranhei o fato de aparecer a informação de que não tenho nenhum investimento no tesouro. Saberia me explicar o motivo?

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Raphael Cangussu disse:

Fantástica a sua contribuição, Adriano! Como já fiz o módulo de renda fixa eu já tinha conhecimento de boa parte do que você falou mas alguns pontos foram ainda mais esclarecedores! O investimento que fiz com pagamento de juros semestrais foi por falta de conhecimento mesmo à época e falta de orientação da assessora. Agora, quando fui acessar a área logada a qual você disponibilizou o link, estranhei o fato de aparecer a informação de que não tenho nenhum investimento no tesouro. Saberia me explicar o motivo?

Boa noite @Raphael Cangussu. Eu questionaria a XP sobre o assunto. Não posso afirmar que seja isso, mas algumas corretoras negociavam titulos do tesouro no mercado secundario, mas não realizavam a transferencia de custodia para o investidor. O titulo continuava custodiado pela corretora e gera problemas caso o investidor  queira transferir a custodia para outra corretora.

Para uma ultima checagem entre no portal da B3 e verifique se consta o titulo. Contudo, o titulo deveria aparecer no portal do tesouro

https://www.investidor.b3.com.br/login

  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...