Jump to content
  • 1

Marcação a mercado para IPCA+


Paula Saboia

Pergunta

Oi gente, tudo bem? 

Eu prestei muita atenção na aula de marcação a mercado, revi a aula umas 3 vezes, mas eu simplesmente não consigo analisar para os meus títulos de IPCA+ se eu deveria ou não resgatar agora com o corte da Selic. Podem me ajudar?

Quero fazer o exercício para este IPCA+ que é o meu mais antigo que pelo que eu entendi é o que seria resgatado.

image.png.cc0e3c76dfafbc4e913fcc4d31b6360a.png

 

Entrei no link https://www.tesourodireto.com.br/titulos/calculadora.htm

Mas eu não sei o que colocar em cada campo.image.png.8ccedab76e60d8cdd0dc9e912302ec1c.png

Taxa de rentabilidade no investimento: isso aqui eu tenho que somar o IPCA + os 6,5%? Ou ele entende que por ser IPCA+6,5 só preciso por os 6,5?

Taxa de adm da corretora: estou na XP e pelo video entendi que a taxa é zero, certo?

Taxa de inflação para o período: como que eu consigo calcular o IPCA de 26/01/2023 até hoje 13/02/2024? Tem isso em algum lugar? Como que eu  faço essa conta?

Taxa de rentabilidade do título no resgate antecipado: este valor é o que eu pego na tabela da XP ou o que eu pego na tabela do governo de quanto o título tá agora? Esse aqui abaixo?

image.png.b8661d8975482fee1ea8e95c288ccd73.png

 

E dai depois de inputar tudo isso no simulador, como que eu concluo que eu deveria resgatar? Se a inflação subir mais até 2045 seria melhor ficar com o título, se não é melhor resgatar agora, como que eu tomo essa decisão? 

 

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

7 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
31 minutes ago, Paula Saboia disse:

Quero fazer o exercício para este IPCA+ que é o meu mais antigo que pelo que eu entendi é o que seria resgatado.

@Paula Saboia se este Tesouro IPCA+ 2045 é a compra mais antiga, então sim, o resgate começa por ele.

O mais fácil é você consultar os seus títulos no Portal do Tesouro Direto (https://portalinvestidor.tesourodireto.com.br). Na área logada, você vai ter os tipos de Tesouro que você tem em carteira. Basta clicar no Tesouro IPCA+ 2045 que vão aparecer todas as compras que você fez neste título. 

Agora você vai clicar no ícone verde que fica do lado esquerdo da data de compra para abrir o gráfico com o preço teórico (preço do seu título corrigido pela taxa contratada, no seu caso IPCA+6,50%) e vai ter o preço real (que é o quanto o seu título vale hoje no mercado). E na legenda vai aparecer qual a rentabilidade dos dois preços.

Dê uma olhada nesta tela e volta para nos falar o que achou lá.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Paula Saboia disse:

@Flavio Prado Neste caso, como está meio estável, faria sentido resgatar, ou dado que um IPCA+6,5% talvez não volte a ter?

@Paula Saboia lembrando que para realizar uma marcação a mercado , você já teria que ter outro ativo na lista para investir para fazer sentido (alguma oportunidade que acredite fazer valer a pena no momento )

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
15 horas atrás, Paula Saboia disse:

Eita!!! Agora sim!! Vou até rever pela 4a vez a aula hahaha! 

@Flavio Prado Neste caso, como está meio estável, faria sentido resgatar, ou dado que um IPCA+6,5% talvez não volte a ter?image.png.10495f08bf60cf92facc00ba21f467d1.png

Talvez eu espere a aula de RV para decidir.

@Paula Saboia show. É esta tela. Veja que ontem o seu título estava pagando IPCA+21,88% e a taxa que você contratou vai pagar IPCA+6,50% caso você leve até o vencimento. Como este título vence daqui 21 anos qualquer movimento na taxa afeta muito a rentabilidade, tanto para mais quanto para menos. Se a sua expectativa é que os juros caiam mais, então vale a penas esperar mais para aumentar a rentabilidade.

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 14/02/2024 at 09:00, Flavio Prado disse:

@Paula Saboia show. É esta tela. Veja que ontem o seu título estava pagando IPCA+21,88% e a taxa que você contratou vai pagar IPCA+6,50% caso você leve até o vencimento. Como este título vence daqui 21 anos qualquer movimento na taxa afeta muito a rentabilidade, tanto para mais quanto para menos. Se a sua expectativa é que os juros caiam mais, então vale a penas esperar mais para aumentar a rentabilidade.

@Flavio PradoVi pelo relatório focus que você compartilhou em outra thread que a expectativa é que ainda caia mais né? Vou ficar mais um pouco com ele então 😀

Editado por Paula Saboia
Esqueci de marcar a pessoa
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 13/02/2024 at 21:00, Henrique Magalhães disse:

@Paula Saboia lembrando que para realizar uma marcação a mercado , você já teria que ter outro ativo na lista para investir para fazer sentido (alguma oportunidade que acredite fazer valer a pena no momento )

@Henrique Magalhães você diz pegar o dinheiro e investir em outro canto, certo?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hora atrás, Paula Saboia disse:

@Henrique Magalhães você diz pegar o dinheiro e investir em outro canto, certo?

Isso mesmo! Vamos supor que algumas de suas ações estejam com  ótima oportunidade de (e seu diagrama pedindo aporte ) por exemplo ! Ou tenha algum título renda fixa com uma ótima taxa no dia , enfim pra que de faça sentido você realizar a marcação a mercado , você aportaria este resgate em outro ativo que faça sentido no momento!

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...