Jump to content
  • 0

Estudando a AMBEV e DEXCO, rentabilidade passada importa?


Rodrigo Cardoso Hespanhol

Pergunta

Fala galera,  beleza?

Depois de assistir o módulo 4, peguei algumas empresas pra ir testando os conhecimentos mais básicos, sem aprofundar muito nas perguntas de fisher, mas vendo mais os indicadores fundamentalistas e perenidade do setor.

Me deparei com essas duas empresas, que apesar de me parecerem muito boas, no investidor10 é possível ver que elas não tiveram boas rentabilidades nos últimos 5 e 10 anos. 

Sei que o Raul não ensina que esse dado seria um dos importantes, mas sempre fica aquela pulga na orelha pra saber se há algo que estamos deixando passar, ou se seria simplesmente uma boa oportunidade de mercado que ainda não se concretizou.

Alguém teria alguma luz sobre essas empresas, explicando porque principalmente a AMBEV que é praticamente um monopólio com grandes lucros não tem o resultado do preço de sua ação aumentado em tanto tempo?

 

Valeu!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

1 resposta para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
44 minutes ago, Rodrigo Cardoso Hespanhol disse:

Me deparei com essas duas empresas, que apesar de me parecerem muito boas, no investidor10 é possível ver que elas não tiveram boas rentabilidades nos últimos 5 e 10 anos. 

Boa noite @Rodrigo Cardoso Hespanhol. A rentabilidade apresentada nos sites de coleta de dados não representa a verdadeira rentabilidade para quem realiza o buy and hold com aportes mensais. Vou deixar um post abaixo a qual explico sobre o assunto. Se tiver alguma duvida poste aqui na comunidade

Não estudei a DEXCO mas ja acompanho a AMBEV a alguns anos. Estou somente esperando a divulgação do resultado anual de 2023 para postar sobre o resultado mais atual da empresa.

A Ambev é a maior cervejaria da América Latina em termos de volume de vendas e uma das maiores fabricantes de cerveja do mundo.  A Companhia e suas controladas desenvolvem, principalmente, atividades de produção, comercialização e distribuição de cervejas, refrigerantes e outras bebidas alcoólicas e não alcoólicas, apresentando uma grande diversificação geográfica, com operações, em 18 países das Américas, sendo líder nos mercados do Brasil, Argentina, Canadá, Paraguai, Uruguai, Bolívia, República Dominicana, Barbados e Panamá.

Os concorrentes mais próximos são a Heineken, principalmente após sua aquisição, em maio de 2017 das operações Brasil Kirin, e Cervejaria Petrópolis.

Nos últimos 5 anos a companhia apresentou crescimento em sua receita líquida, sendo de 9% no exercicio de 2022. 

Em 2022 este desempenho foi impulsionado principalmente pelo crescimento da receita líquida por hectolitro ("ROL/hl") de 19,7% no 4T22. A receita líquida cresceu na maioria das unidades de negócios: LAS2 +54,0%, NAB Brasil +25,7%, Cerveja Brasil +16,9% e Canadá +1,9%, enquanto CAC diminuiu 5,7%.

O crescimento no EBITDA do 4T22 foi impulsionado pelo desempenho da receita líquida, parcialmente compensado pelos preços das commodities e pelo câmbio que impactaram o CPV, além de pressões inflacionárias contínuas, que, juntamente com investimentos comerciais adicionais no Brasil, impactaram o SG&A. A margem EBITDA foi de 30% e a margem liquida de 19% com crescimento de lucro de 13% no exercicio de 2022, com ROE de 18%.

A margem bruta, operacional e líquida vem sofrendo redução desde 2018, resultado do aumento do custo de produtos vendidos e do aumento da concorrência no setor.

A companhia possui como um dos pilares a gestão financeira equilibrada mantendo sua dívida líquida sob controle através de um processo eficiente de geração de caixa.

Esta eficiência em geração de caixa fez com que a companhia se destacasse como um case de sucesso na gestão do seu ciclo financeiro que se mostrou saudável e constante nos últimos anos. 

Contudo em 2022 notamos uma redução mais significativa do seu ciclo financeiro, resultado de um prazo menor de pagamento para fornecedores, podendo ser consequência de uma diminuição no poder de barganha derivado do aumento da concorrência no setor

Seu P/L hoje esta em 14,37 e seu EV/EBITDA em 9,13

Na minha opinião, a Ambev é uma empresa sólida que vem apresentando resultados consistentes no decorrer dos anos, mas que no momento atual necessita se provar frente a um mercado a qual foram inseridos concorrentes relevantes, tanto no Brasil como nos demais países a qual a companhia exerce suas operações.

Vou deixar abaixo o link do video da AUVP investimentos falando sobrea a empresa

 

Captura de Tela 2024-02-15 às 22.17.32.png

Captura de Tela 2024-02-15 às 22.17.52.png

Captura de Tela 2024-02-15 às 22.18.35.png

Captura de Tela 2024-02-15 às 22.19.05.png

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...