Jump to content
  • 0

Dúvidas Módulo 4


Paula Saboia

Pergunta

Oi gente! Esperei a live de hoje para ver se alguém tinha as mesmas dúvidas que eu. Como não foi o caso, ai vão elas:

1. Avaliação de ações: Ferramenta Fundamentus - Por que o valor de mercado pode diferir tanto do valor da firma?image.png.2d0b67b99656e21921e465925e14d88b.png

2. Avaliação de ações: Ferramenta Fundamentus como eu sei que o volume negociado médio é baixo? Na casa dos mil é baixo, então quanto é alto? Na casa dos milhões é suficiente? Como posso relativizar esse número?

3. Avaliação de ações: Ferramenta Fundamentus - na captura da Teka 3 e da Teka 4 - Por que o valor de mercado e o valor da firma é diferente se a empresa é a mesma?

4. Avaliação de ações: trecho retirado da apostila “Um importante parâmetro a ser feito é comprar o EBIT com o valor de Disponibilidade, que é o dinheiro que a companhia tem em caixa. O ideal é que esses valores sejam próximos, do contrário isso pode representar um risco”. Não ficou claro para mim, nem com a apostila nem assistindo o vídeo da aula. Por que é um risco?

5. "Um Holder só vende suas ações se os fundamentos da empresa se modificarem” - Como eu sei quais são os fundamentos e como eu sei quando eles estão se modificando?

Muito obrigada!

Editado por Paula Saboia
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 1
9 horas atrás, Paula Saboia disse:

1. Avaliação de ações: Ferramenta Fundamentus - Por que o valor de mercado pode diferir tanto do valor da firma?

Bom dia @Paula Saboia. O valor de firma ou Enterprise Value - EV é calculado através da fórmula:

EV = Valor de mercado + dívida líquida (dívida bruta - caixa)

Corresponde ao preço que se paga pela empresa considerando sua dívida, ou seja, paga-se o valor da equity (acionistas) mais o capital de terceiros. TRata-se de uma outra metrica a ser avaliado quando realizamos uma analise de credito ou mesmo um valuation a qual a composição do capital da empresa possua um valor relevante destinado a terceiros.

10 horas atrás, Paula Saboia disse:

2. Avaliação de ações: Ferramenta Fundamentus como eu sei que o volume negociado médio é baixo? Na casa dos mil é baixo, então quanto é alto? Na casa dos milhões é suficiente? Como posso relativizar esse número?

Imagine que se uma empresa tem um voume de negociação medio diario de R$100mil, um investidor que tenha este montante aportado na empresa e queira sair, em um dia ele pode conseguir realizar a venda. COntudo, feito desta forma ele pode não conseguir vender a ação ao preço que ele quer. Ações com pouca liquidez podem ter um gap entre compra e venda muito grande, fazendo com que um volume significativo de negociações cause uma oscilação maior no preço do ativo.

10 horas atrás, Paula Saboia disse:

3. Avaliação de ações: Ferramenta Fundamentus - na captura da Teka 3 e da Teka 4 - Por que o valor de mercado e o valor da firma é diferente se a empresa é a mesma?

Acredito que quando este print foi tirado a empresa ja estava em recuperação judicial, podendo ter uma diferença grande no valor das ações ordinarias e preferenciais. Estes tipos de eventos podem gerar distorções nas informações apresentadas, ja que algum tipo de ação pode deixar de ser negociada e vice e versa. 

10 horas atrás, Paula Saboia disse:

4. Avaliação de ações: trecho retirado da apostila “Um importante parâmetro a ser feito é comprar o EBIT com o valor de Disponibilidade, que é o dinheiro que a companhia tem em caixa. O ideal é que esses valores sejam próximos, do contrário isso pode representar um risco”. Não ficou claro para mim, nem com a apostila nem assistindo o vídeo da aula. Por que é um risco?

Quando somamos o EBIT com o valor da deprecciação e amortização temos o valor do EBITDA que é um indicador do potencial de geração de caixa de uma empresa. Uma empresa que possui uma boa geração de caixa consegue lidar melhor com as dividas e com os investimentos.

Caso queira se aprofundar um pouco mais neste quesito quando for avaliar uma empresa, nos demonstrativos financeiros disponibilizados no RI  tem uma aba que seria o Demonstrativo de Fluxo de Caixa, a qual vem especificado os 3 segmentos de geração/drenagem de caixa de uma empresa que seria o fluxo de caixa operacional, fluxo de caixa de invetsimentos e o fluxo de caixa de financiamentos.  O Ebitda se encontra dentro do fluxo de caixa operacional, juntamente com a variação da necessiddae de capital de giro e outras variaveis. O resultado destes 3 fluxos de caixa demonstra se no exercicio a empresa gerou ou consumiu caixa.

10 horas atrás, Paula Saboia disse:

5. "Um Holder só vende suas ações se os fundamentos da empresa se modificarem” - Como eu sei quais são os fundamentos e como eu sei quando eles estão se modificando?

Uma pergunta que devemos fazer seria. Qual motivo eu comprei esta empresa? Algo mudou em relação a isso?

ESte motivo pode ser, porque a empresa cresce o lucro ano após ano, porque a divida dela esta controlada, porque é um setor que possui alto potencial de crescimento, porque a gestão dela esta linhada ao que acredito.

Se houv uma mudança em relação aos motivos que fez voce adquirir a empresa, pode ser que ela esteja perdendo os fundamentos a qual voce determinou serem relevantes para realizar o investimento.

  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 minute ago, Paula Saboia disse:

Oi gente! Esperei a live de hoje para ver se alguém tinha as mesmas dúvidas que eu. Como não foi o caso, ai vão elas:

1. Avaliação de ações: Ferramenta Fundamentus - Por que o valor de mercado pode diferir tanto do valor da firma?image.png.2d0b67b99656e21921e465925e14d88b.png

2. Avaliação de ações: Ferramenta Fundamentus como eu sei que o volume negociado médio é baixo? Na casa dos mil é baixo, então quanto é alto? Na casa dos milhões é suficiente? Como posso relativizar esse número?

3. Avaliação de ações: Ferramenta Fundamentus - na captura da Teka 3 e da Teka 4 - Por que o valor de mercado e o valor da firma é diferente se a empresa é a mesma?

4. Avaliação de ações: trecho retirado da apostila “Um importante parâmetro a ser feito é comprar o EBIT com o valor de Disponibilidade, que é o dinheiro que a companhia tem em caixa. O ideal é que esses valores sejam próximos, do contrário isso pode representar um risco”. Não ficou claro para mim, nem com a apostila nem assistindo o vídeo da aula. Por que é um risco?

Muito obrigada!

O valor de mercado de uma empresa é determinado pelo preço atual das suas ações multiplicado pelo total de ações em circulação. Já o valor da firma, também conhecido como valor da empresa (Enterprise Value - EV), é calculado somando-se a capitalização de mercado da empresa, dívida líquida (dívida total menos caixa e equivalentes de caixa) e, em alguns casos, incluindo minoritários e participações preferenciais. A diferença entre esses dois valores pode ser significativa devido a vários fatores.

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...