Jump to content

Recommended Posts

Oi S@rdinhas,

Chegando na época do imposto de reda e os informes de rendimentos tem que ser enviados pelas gestoras/administradoras/custodiantes dos ativos que temos.

Estou recebendo direto emails como o da imagem abaixo, com links "clique aqui" ou "acesse aqui".

Eu não clico nesses links, procuro o site diretamente digitando o endereço no navegador.

Acho um absurdo, que nessas épocas onde todos querem roubar logins e senhas, uma empresa envie email desse tipo aos seus clientes.  O certo e enviar o endereço da página a ser acessada para que seja digitado por nós, ou copiado e colado a partir de um texto, nunca com link para uma URL.

Ainda mais no caso abaixo onde ambos os  links apontam para https://tivio.us17.list-manage.com/sopa-de-letrinhas-diferentes que nem da para saber se é um endereço legítimo ou não.  Pode ser legítimo, me parece altamente suspeito...

Como mencionei, QUE MEDO!!

Fica o alerta para todos:  cuidado para não cair em phishing ou scam.

image.png.f40d2f3def80e87ecd5448ccdfa078a5.png

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

14 horas atrás, William Redig disse:

Oi S@rdinhas,

Chegando na época do imposto de reda e os informes de rendimentos tem que ser enviados pelas gestoras/administradoras/custodiantes dos ativos que temos.

Estou recebendo direto emails como o da imagem abaixo, com links "clique aqui" ou "acesse aqui".

Eu não clico nesses links, procuro o site diretamente digitando o endereço no navegador.

Acho um absurdo, que nessas épocas onde todos querem roubar logins e senhas, uma empresa envie email desse tipo aos seus clientes.  O certo e enviar o endereço da página a ser acessada para que seja digitado por nós, ou copiado e colado a partir de um texto, nunca com link para uma URL.

Ainda mais no caso abaixo onde ambos os  links apontam para https://tivio.us17.list-manage.com/sopa-de-letrinhas-diferentes que nem da para saber se é um endereço legítimo ou não.  Pode ser legítimo, me parece altamente suspeito...

Como mencionei, QUE MEDO!!

Fica o alerta para todos:  cuidado para não cair em phishing ou scam.

image.png.f40d2f3def80e87ecd5448ccdfa078a5.png

@William Redig exato. Temos épocas propícias aos golpes. Mês do nosso aniversário sempre chegam milhares de e-mails com promoções. Época de declaração anual do IR. Black Fraude, ops, Friday e por aí vai.

Eu tenho salvo os links das gestoras/administradoras para buscar os informes. Eu prefiro desconsiderar os e-mails e com base na minha carteira se faltou o informe de algum ativo novo, vou no RI da empresa buscar a informação.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

11 minutes ago, Flavio Prado disse:

@William Redig exato. Temos épocas propícias aos golpes. Mês do nosso aniversário sempre chegam milhares de e-mails com promoções. Época de declaração anual do IR. Black Fraude, ops, Friday e por aí vai.

Eu tenho salvo os links das gestoras/administradoras para buscar os informes. Eu prefiro desconsiderar os e-mails e com base na minha carteira se faltou o informe de algum ativo novo, vou no RI da empresa buscar a informação.

Concordo completamente. É até "mais trabalhoso" ir vendo informe a informe. Um consolidado facilita bastante!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

15 horas atrás, William Redig disse:

Oi S@rdinhas,

Chegando na época do imposto de reda e os informes de rendimentos tem que ser enviados pelas gestoras/administradoras/custodiantes dos ativos que temos.

Estou recebendo direto emails como o da imagem abaixo, com links "clique aqui" ou "acesse aqui".

Eu não clico nesses links, procuro o site diretamente digitando o endereço no navegador.

Acho um absurdo, que nessas épocas onde todos querem roubar logins e senhas, uma empresa envie email desse tipo aos seus clientes.  O certo e enviar o endereço da página a ser acessada para que seja digitado por nós, ou copiado e colado a partir de um texto, nunca com link para uma URL.

Ainda mais no caso abaixo onde ambos os  links apontam para https://tivio.us17.list-manage.com/sopa-de-letrinhas-diferentes que nem da para saber se é um endereço legítimo ou não.  Pode ser legítimo, me parece altamente suspeito...

Como mencionei, QUE MEDO!!

Fica o alerta para todos:  cuidado para não cair em phishing ou scam.

image.png.f40d2f3def80e87ecd5448ccdfa078a5.png

E é de dar medo mesmo né ! Literalmente, todo cuidado é pouco ! 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

52 minutes ago, Igor Roberto disse:

Concordo completamente. É até "mais trabalhoso" ir vendo informe a informe. Um consolidado facilita bastante!

@Igor Roberto olhar informe por informe você vai precisar olhar, pois é com eles que você, obrigatoriamente, vai se basear para fazer os lançamentos na declaração anual do IRPF, ou pelo menos vai usá-los para checar seus lançamentos.

Eles são a fonte oficial da informação, e é a informação deles que a Receita Federal vai se basear para conferir os seus lançamentos. 

A planilha que tenho ela serve para controle do preço médio dos meus ativos, pois nem no Portal do Investidor B3 e nem nas Corretoras a informação está 100% (pelo menos nos meus critérios), então desde o início dos meus investimentos preferi fazer o controle eu mesmo, afinal se der B.O. com a Receita Federal sou eu que sou responsável pela informação declarada.

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

18 minutes ago, Flavio Prado disse:

A planilha que tenho ela serve para controle do preço médio dos meus ativos, pois nem no Portal do Investidor B3 e nem nas Corretoras a informação está 100% (pelo menos nos meus critérios), então desde o início dos meus investimentos preferi fazer o controle eu mesmo, afinal se der B.O. com a Receita Federal sou eu que sou responsável pela informação declarada.

Eu tenho meus controles paralelos, são 2 na verdade.  Um é um webapp chamado Domuapp, onde importo todas as notas de corretagem todas as vezes que compro RV (ou vendo, mas vendas são raras) e me da tudo mastigadinho para copiar/colar na declaração.  O segundo controle é minha planilha de excel, onde lanço as compras e vendas e ela calcula o PM, mas essa é meio prejudicada por não incluir os custos e assim o PM da minha planilha é um pouco mais alto que o real.

O que faço é conferir os informes recebidos contra os meus controles e assim fazer uma referência cruzada.  

A verdade é que tem sempre uns 2 ou 3 ativos que dão diferença e preciso correr atrás.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...