Jump to content

O que é Liberdade Financeira?


Recommended Posts

Acabei de assistir a "Aula 05 - O que é Liberdade Financeira?" e gostaria de compartilhar com vocês a forma como montei e projetei a minha estimativa. Gostaria de ver a de vocês para podermos trocar ideias e saber a opinião de vocês.

Alguns bens que pretendo adquirir como a fazenda e os animais rendem dinheiro, no entanto não contabilizei isso para não ter uma projeção muito encurtada de tempo que levaria para conquistar.

Sonhos e custo (1).pdf

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

14 horas atrás, João Victor Braga Costa disse:

Acabei de assistir a "Aula 05 - O que é Liberdade Financeira?" e gostaria de compartilhar com vocês a forma como montei e projetei a minha estimativa. Gostaria de ver a de vocês para podermos trocar ideias e saber a opinião de vocês.

Alguns bens que pretendo adquirir como a fazenda e os animais rendem dinheiro, no entanto não contabilizei isso para não ter uma projeção muito encurtada de tempo que levaria para conquistar.

Sonhos e custo (1).pdf 52 kB · 1 download

Salve! As suas ideias são interessantes, mas observei a desproporção dos gastos com os carros e família, é assim mesmo?

  • Brabo 2
  • Você é pobre premium 1
Link para compartilhar
Share on other sites

10 minutes ago, Karolmara Paula Nunes disse:

Salve! As suas ideias são interessantes, mas observei a desproporção dos gastos com os carros e família, é assim mesmo?

Então, tentei fazer uma medida baseada em dados. Trabalho indo em fazendas, então o carro deteriora bem rápido, considerei uma camionete usada rodando em média 3.000 km por mês (alguns meses rodamos até mais) então o maior custo de manutenção de carro seria do meu próprio e o da minha namorada (que espero até lá seja esposa) seria menor por ela não ir para a fazenda. Os gastos com família considerei uma média de R$2.000,00 por pessoa (pretendo ter 4 filhos + eu e minha esposa) pois não tenho bem uma referência, ainda não tenho os filhos. Acredita que eu deva mudar o custo familiar?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

5 minutes ago, João Victor Braga Costa disse:

Então, tentei fazer uma medida baseada em dados. Trabalho indo em fazendas, então o carro deteriora bem rápido, considerei uma camionete usada rodando em média 3.000 km por mês (alguns meses rodamos até mais) então o maior custo de manutenção de carro seria do meu próprio e o da minha namorada (que espero até lá seja esposa) seria menor por ela não ir para a fazenda. Os gastos com família considerei uma média de R$2.000,00 por pessoa (pretendo ter 4 filhos + eu e minha esposa) pois não tenho bem uma referência, ainda não tenho os filhos. Acredita que eu deva mudar o custo familiar?

Então, no custo do carro você está considerando a depreciação? Eu não tenho filhos ainda, sei que educação é uma das coisas mais caras, mas não sei colocar bem um valor também. E não havia ficado claro no cálculo 2 mil por pessoa, mas entendi o que você disse 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

20 horas atrás, João Victor Braga Costa disse:

Então, tentei fazer uma medida baseada em dados. Trabalho indo em fazendas, então o carro deteriora bem rápido, considerei uma camionete usada rodando em média 3.000 km por mês (alguns meses rodamos até mais) então o maior custo de manutenção de carro seria do meu próprio e o da minha namorada (que espero até lá seja esposa) seria menor por ela não ir para a fazenda. Os gastos com família considerei uma média de R$2.000,00 por pessoa (pretendo ter 4 filhos + eu e minha esposa) pois não tenho bem uma referência, ainda não tenho os filhos. Acredita que eu deva mudar o custo familiar?

Não me leve a mal por favor.

4 filho na situação que o mundo está é colocar pessoas no mundo pra sofrer. Nossos pais tiveram melhores oportunidades, já nós temos que nos esforçar mais pra conseguir alcançar alguma oportunidades, imagina esses filhos que ainda nem nasceram. 

Vai uma frase do meu pai que tem 4 filhos:

1 é bom

2 é opinião

3 não quero não 

Mas a decisão é sua, amigo 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

7 horas atrás, William Redig disse:

Oi @João Victor Braga Costa,

Eu conheço muito pouco do negócio de agro, então não tenho muito como opinar.

A diferença entre sonhos e metas está no preço e prazo.  Embora você tenha colocado um prazo de 30 anos e um preço nos seus sonhos, acho que para seu plano deixar de ser um sonho,  falta você estabelecer metas com prazo mais curto que 30 anos.

Se você conseguir estabeler "waypoints" para cada 1 ou 2 anos, fica bem mais fácil acompanhar a evolução, comparar com seus objetivos e planejamento e saber a cada momento onde você está na sua conquista do sonho.

Eu comecei a investir há apenas 2 anos e tenho uma meta ambiciosa de renda passiva desejada para daqui a mais 5 ou 6 anos.  Eu sei quanto eu preciso lá na frente (com uma ótima folga) e tracei onde queria estar no final de cada ano, do ano 1 ao 7.  Já se passaram 2 anos desde que fiz isso.  Bati a meta do 1o e 2o ano com folga.  Sei onde quero estar em dez/24 e cada dezembro seguinte e consigo, mensalmente ver a evolução e quanto falta para eu atingir a meta do ano.

Acho que fazendo assim fica mais fácil acompanhar ou fazer mudanças de rumo para chegar no objetivo.  Seria extremamente frustrante eu chegar daqui a 5 anos e constatar que não estava nem perto de onde queria.  Muitas decisões que tomo hoje, em relação a gastos e prazeres se baseiam em como estou no cumprimento da meta do ano.

Fora isso tudo, casar custa caro, filhos custam caro (e por muito tempo) - não apenas com educação, mas também vestuário, médicos, mesadas, mais na frente vão querer ter um carro, viajar, etc...  Eu tenho 3 filhos e sei bem como é isso. Cuidado para não estimar os custos por baixo e as receitas pelo alto, para não se decepcionar com a realidade mais na frente.

Espero ter ajudado!!

A voz da experiência 👏🏻

Para quem ainda não tem filho(s), você acredita que há mais ou menos um percentual da renda que já podemos imaginar para dedicar ao(s) filho(s) previamente de forma realista?

Link para compartilhar
Share on other sites

3 horas atrás, Karolmara Paula Nunes disse:

A voz da experiência 👏🏻

Para quem ainda não tem filho(s), você acredita que há mais ou menos um percentual da renda que já podemos imaginar para dedicar ao(s) filho(s) previamente de forma realista?

Oi @Karolmara Paula Nunes,

É difícil estabelecer um percentual, pois isso vai varia em função de quanto você tem de renda, do preço da escola, plano de saude e do quanto um pai quer mimar seus filhos com presentes.  Se você não tem filhos e está fazendo a estimativa, diria que custa pelo menos o dobro do que imagina.  Tem outros custos difíceis de orçar, tal como festinhas de aniversário que você precisa levar um presente, roupas, as festas de aniversário dos seus filhos, presentes de Natal, Dia das Crianças, passeios do colégio, etc...

Tem até uma piadinha onde o filho pergunta:  "Papai, quanto custa ter um filho?" e o pai responde:  "Não sei, meu filho, até hoje estou pagando as prestações....".

Abraço!

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hora atrás, William Redig disse:

Oi @Karolmara Paula Nunes,

É difícil estabelecer um percentual, pois isso vai varia em função de quanto você tem de renda, do preço da escola, plano de saude e do quanto um pai quer mimar seus filhos com presentes.  Se você não tem filhos e está fazendo a estimativa, diria que custa pelo menos o dobro do que imagina.  Tem outros custos difíceis de orçar, tal como festinhas de aniversário que você precisa levar um presente, roupas, as festas de aniversário dos seus filhos, presentes de Natal, Dia das Crianças, passeios do colégio, etc...

Tem até uma piadinha onde o filho pergunta:  "Papai, quanto custa ter um filho?" e o pai responde:  "Não sei, meu filho, até hoje estou pagando as prestações....".

Abraço!

Oii! "O dobro do que imagina", boa resposta, anotado kkkkkk Obrigada! Abraço!

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

On 01/03/2024 at 19:11, João Victor Braga Costa disse:

Acabei de assistir a "Aula 05 - O que é Liberdade Financeira?" e gostaria de compartilhar com vocês a forma como montei e projetei a minha estimativa. Gostaria de ver a de vocês para podermos trocar ideias e saber a opinião de vocês.

Alguns bens que pretendo adquirir como a fazenda e os animais rendem dinheiro, no entanto não contabilizei isso para não ter uma projeção muito encurtada de tempo que levaria para conquistar.

Sonhos e custo (1).pdf 52 kB · 12 downloads

Concordo com o @William Redig. Se você colocar metas menores nesse tempo de 30 anos você conseguirá saber se está no caminho certo e se precisa ajustar alguma coisa dentro do planejamento que fez e até mesmo acompanhar a evolução. 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

On 03/03/2024 at 00:38, William Redig disse:

Oi @João Victor Braga Costa,

Eu conheço muito pouco do negócio de agro, então não tenho muito como opinar.

A diferença entre sonhos e metas está no preço e prazo.  Embora você tenha colocado um prazo de 30 anos e um preço nos seus sonhos, acho que para seu plano deixar de ser um sonho,  falta você estabelecer metas com prazo mais curto que 30 anos.

Se você conseguir estabeler "waypoints" para cada 1 ou 2 anos, fica bem mais fácil acompanhar a evolução, comparar com seus objetivos e planejamento e saber a cada momento onde você está na sua conquista do sonho.

Eu comecei a investir há apenas 2 anos e tenho uma meta ambiciosa de renda passiva desejada para daqui a mais 5 ou 6 anos.  Eu sei quanto eu preciso lá na frente (com uma ótima folga) e tracei onde queria estar no final de cada ano, do ano 1 ao 7.  Já se passaram 2 anos desde que fiz isso.  Bati a meta do 1o e 2o ano com folga.  Sei onde quero estar em dez/24 e cada dezembro seguinte e consigo, mensalmente ver a evolução e quanto falta para eu atingir a meta do ano.

Acho que fazendo assim fica mais fácil acompanhar ou fazer mudanças de rumo para chegar no objetivo.  Seria extremamente frustrante eu chegar daqui a 5 anos e constatar que não estava nem perto de onde queria.  Muitas decisões que tomo hoje, em relação a gastos e prazeres se baseiam em como estou no cumprimento da meta do ano.

Fora isso tudo, casar custa caro, filhos custam caro (e por muito tempo) - não apenas com educação, mas também vestuário, médicos, mesadas, mais na frente vão querer ter um carro, viajar, etc...  Eu tenho 3 filhos e sei bem como é isso. Cuidado para não estimar os custos por baixo e as receitas pelo alto, para não se decepcionar com a realidade mais na frente.

Espero ter ajudado!!

Entendo. Vou atualizar minhas metas colocando prazos menores, como sugeriu. Tenho uma dificuldade muito grande de seguir planos e lidar com prazos (em partes pelo TDAH, mas ao saber que eu tenho não posso utilizá-lo como desculpas e sim tentar me aproveitar dele), então acredito que esse fracionamento em metas menores pode me ajudar como um incentivo a seguir na meta e também um sinalizador para aumentar meu esforço e atingir os objetivos.

Quanto aos filhos, entendo que é uma coisa MUITO séria e que os gastos nem sempre podem ser estimados previamente com precisão. Quero fornecer conforto a eles, mas também acredito que devem ser criados com "simplicidade" e ensinando a criar soluções para que se virem por conta própria quando for necessário. Planejo ter 4 filhos desde os 8 anos de idade (mais ou menos), hoje tenho 22, mas entendo que isso é mais algo que gostaria de fazer do que algo que haja uma obrigatoriedade de ser feito e por isso converso muito com minha namorada sobre o assunto.

Trabalho com reprodução bovina e por isso entendo que nem sempre vou estar presente ensinando o que gostaria, mas quero que mesmo após minha morte eu possa estar com eles cuidando e incentivando, a forma que vejo para fazer isso é construir um legado e deixar patrimônio suficiente para que possam ficar bem e até mesmo correr certos riscos com "margem de segurança"

Muito obrigado pela resposta, sou novo aqui mas se Deus me ajudar ainda quero aprender muito com vocês que estão há mais tempo.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...