Jump to content
  • 0

Possível marcação a mercado nos proximos meses?

Pergunta

Olá tudo bem? Pelo que entendi do módulo de renda fixa, pude chegar a conclusão de que  o Brasil está em um momento em que podemos se beneficiar da marcação a mercado, visto que durante alguns meses a SELIC tem se ajustado diversas vezes para baixo.

vocês estão otimistas ou pessimistas sobre a taxa SELIC?

Se eu comprar um titulo prefixado hoje, quanto mais eu esperar a SELIC cair mais eu ganho? Exemplo: Vi em algumas fontes que a SELIC para 2024 está para 8% no final do ano, sei que isso é uma especulação otimista, mas se caso eu deixar um dinheiro aportado no PREFIXADO e se isso realmente se concretizar podemos ver que isso é um belo investimento e um ótimo ganho de marcação?

O que vocês estão fazendo visto que a próxima reunião do COPOM está prevista para dia 20 desse mês... Alguma dica para mim, grande plebeu? Já estão preparando o terreno para ganhar com a marcação? Ou já estão se beneficiando visto que a um tempo atrás a SELIC estava em 13,75?

Obrigado pela sua resposta!

Link para compartilhar

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
5 minutes ago, João Henrique De Toledo Carneiro disse:

Olá tudo bem? Pelo que entendi do módulo de renda fixa, pude chegar a conclusão de que  o Brasil está em um momento em que podemos se beneficiar da marcação a mercado, visto que durante alguns meses a SELIC tem se ajustado diversas vezes para baixo.

Se eu comprar um titulo prefixado hoje, quanto mais eu esperar a SELIC cair mais eu ganho? Exemplo: Vi em algumas fontes que a SELIC para 2024 está para 8% no final do ano, sei que isso é uma especulação otimista, mas se caso eu deixar um dinheiro aportado no PREFIXADO e se isso realmente se concretizar podemos ver que isso é um belo investimento e um ótimo ganho de marcação?

O que vocês estão fazendo visto que a próxima reunião do COPOM está prevista para dia 20 desse mês... Alguma dica para mim, grande plebeu? Já estão preparando o terreno para ganhar com a marcação? Ou já estão se beneficiando visto que a um tempo atrás a SELIC estava em 13,75?

Boa tarde @João Henrique De Toledo Carneiro. Temos que ter em mente que a taxa selic é um dos fatores que influenciam as taxas oferecidas nos titulos de renda fixa. Contudo, a expectativa relacionada ao risco bem como a lei da oferta e da procura, tem influencia tambem  nestas taxas.

Veja no print abaixo que a taxa oferecida para o prefixado 2026 vem caindo desde inicio de 2023, mesmo com o inicio de cortes iniciando somente em agosto. Isto se deve, alem dos fatores citados, do fato de que o mercado precifica antecipadamente os movimentos da curva de juros.

Desta forma, caso o corte da taxa de juros se mantenha, existe margem para valorização dos titulos mas não tanta quanto para quem entrou no ano passado.

Um outro fator a se considerar. Quando escolhemos um titulo prefixado em um cenario de corte da taxa de juros, temos como objetivo principal travar nossa rentabilidade em patamares possivelmente superiores aos oferecidos futuramente. Ganhos com a marcação a mercado é um bonus que pode acontecer durante a evolução deste ciclo de mercado.

Baseado nesta linha de pensamento, escolha os titulos pelo contrafluxo e não visando a marcação. Desta forma voce estara escolhendo os titulos que se beneficiarão com o movimento do mercado e podera ter um plus de rentabilidade com a marcação.

Captura de Tela 2024-03-05 às 17.10.01.png

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0
10 minutes ago, João Henrique De Toledo Carneiro disse:

Fala João!!

A ideia é essa mesma: quando a Selic cai, a taxa do prefixado tende a cair também e o valor dos títulos que você comprou sobe!
Eu compro (quando o Diagrama manda) o título que vale mais a pena no dia. Realmente, para o Tesouro, o prefixado tem estado melhor, apesar da taxa já ter caído bem desde o ano passado.

Acho que quem comprou mais atrás já está mais atento. Eu tenho no máximo uns 4% de ganho em relação ao valor esperado, isso pra títulos que comprei há menos de 6 meses (parece muito, mas se eu vender agora pago mais IR e o valor líquido cai).

Acho que, se comprar, vale esperar um tempo (não ficar checando direto, esses movimentos são a longo prazo) e olhar no site do Tesouro. Se você abre seu investimento, ele tem uma opção que mostra pra você o valor teórico e real do ativo. Aí é comparar o valor real com o que você teria no vencimento e ver se vale a pena vender.

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0
1 minute ago, Adriano Umemura disse:

Ganhos com a marcação a mercado é um bonus que pode acontecer durante a evolução deste ciclo de mercado.

Baseado nesta linha de pensamento, escolha os titulos pelo contrafluxo e não visando a marcação. Desta forma voce estara escolhendo os titulos que se beneficiarão com o movimento do mercado e podera ter um plus de rentabilidade com a marcação

Acho que isso resume bem!!

• Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0
15 horas atrás, Adriano Umemura disse:

Boa tarde @João Henrique De Toledo Carneiro. Temos que ter em mente que a taxa selic é um dos fatores que influenciam as taxas oferecidas nos titulos de renda fixa. Contudo, a expectativa relacionada ao risco bem como a lei da oferta e da procura, tem influencia tambem  nestas taxas.

Veja no print abaixo que a taxa oferecida para o prefixado 2026 vem caindo desde inicio de 2023, mesmo com o inicio de cortes iniciando somente em agosto. Isto se deve, alem dos fatores citados, do fato de que o mercado precifica antecipadamente os movimentos da curva de juros.

Desta forma, caso o corte da taxa de juros se mantenha, existe margem para valorização dos titulos mas não tanta quanto para quem entrou no ano passado.

Um outro fator a se considerar. Quando escolhemos um titulo prefixado em um cenario de corte da taxa de juros, temos como objetivo principal travar nossa rentabilidade em patamares possivelmente superiores aos oferecidos futuramente. Ganhos com a marcação a mercado é um bonus que pode acontecer durante a evolução deste ciclo de mercado.

Baseado nesta linha de pensamento, escolha os titulos pelo contrafluxo e não visando a marcação. Desta forma voce estara escolhendo os titulos que se beneficiarão com o movimento do mercado e podera ter um plus de rentabilidade com a marcação.

Captura de Tela 2024-03-05 às 17.10.01.png

No caso quando você diz que o mercado precifica antecipadamente os movimentos da curva de juros você está dizendo que antes mesmo da SELIC cair o mercado já começa apresentar indícios disso no próprio prefixado? Poderia mandar o link onde eu acho esses gráficos? Dei uma boa mexida no site do TESOURO DIRETO mas não encontrei;

Editado por João Henrique De Toledo Carneiro
Link para compartilhar

• 0
1 hour ago, João Henrique De Toledo Carneiro disse:

No caso quando você diz que o mercado precifica antecipadamente os movimentos da curva de juros você está dizendo que antes mesmo da SELIC cair o mercado já começa apresentar indícios disso no próprio prefixado?

Isso. Veja que há uma diferença entre a taxa basica de juros que é a selic e a taxa do mercado, que é a taxa oferecida nos titulos de renda fixa. De forma simplificada podemos dizer que a taxa a mercado é o preço que o mercado esta pagando pelo dinheiro. A composição da taxa do mercado tem a selic como balisadora mas sofre influencias da expectativa do mercado e da lei da oferta e da procura.

1 hour ago, João Henrique De Toledo Carneiro disse:

Poderia mandar o link onde eu acho esses gráficos? Dei uma boa mexida no site do TESOURO DIRETO mas não encontrei;

Ao entrar no site do tesouro / titulos / preços e taxas

Role para baixo / Historico de preços e taxas

https://www.tesourodireto.com.br/titulos/historico-de-precos-e-taxas.htm

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• Criar novo...