Post popular Felipe Gabriel Ferraz Corrêa Postado 5 de Março Post popular Compartilhar Postado 5 de Março Caros colegas Sardinhas, boa noite! Durante a realização do curso, percebi que o meu assesor não estava oferendo as melhoras propostas de investiementos, como um fundo de renda fixa atrelado ao CDI 😅. Hoje fico muito feliz por ter dado um "chega pra lá" e iniciar os meus investimentos por conta própria. Mas eu me encontro com dificuldades para iniciar a minha carteira de ações... acho que ainda me sinto um pouco inseguro, mesmo querendo partir para águas mais profundas, sabe? Eu separei algumas empresas que estou interessado em investir, mas ainda precisam de mais estudo e gostaria da opinião de vocês, por favor. A minha pirâmide invertida ficaria assim: BASE = ITSA4, WEGE3, EGIE3, BBDC4 E KLBN4 MEIO = ABEV3, ARZZ3 E ROMI3 PONTA = INTB3 Fora isso, me interessei pelo FII XPLG11, que também preciso estudar mais. Vocês acham essa distribuição coerente para alguém que esteja iniciando como eu? Outra dúvida que tenho é: como eu posso saber quantas ações ou cotas de cada uma dessas empresas eu deveria comprar agora já que incluímos no Diagrama do Cerrado só depois de adquirir? Agradeço a contribuição de todos! 5 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Felipe Gabriel Ferraz Corrêa Postado 7 de Março Author Compartilhar Postado 7 de Março Só atualizando por aqui: acabei comprando uma cota de XPLG11 e uma de XPML11, só para sentir o gostinho 😂 1 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Edison Paulini Postado 7 de Março Post popular Compartilhar Postado 7 de Março Eu acho que você está no caminho certo. Um arroz com feijão bem feito e até uma pimentinha na ponta da pirâmide pra temperar a carteira 😅 Brincadeiras a partes realmente acho que está legal. Se me permite uma comentário apenas atente-se em segurar as emoções com o Bradescão da massa. Na minha opinião é um bom papel mas que está bem turbulento ultimamente por uma série de fatores. E ainda acho que vai apanhar por um tempo mas que tende a se recuperar o que será benéfico para nós como buy and holders. E também a Klabin por ser cíclica,ou seja, tem horas que vai alegria e tem horas que vai dar vontade de sair correndo. 14 minutes ago, Felipe Gabriel Ferraz Corrêa disse: Só atualizando por aqui: acabei comprando uma cota de XPLG11 e uma de XPML11, só para sentir o gostinho 😂 Gosto desses papéis também. Vai alegrar o aporte mensal com um trocadinho a mais. 3 1 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Enzo Erbert Postado 7 de Março Post popular Compartilhar Postado 7 de Março On 05/03/2024 at 19:21, Felipe Gabriel Ferraz Corrêa disse: Outra dúvida que tenho é: como eu posso saber quantas ações ou cotas de cada uma dessas empresas eu deveria comprar agora já que incluímos no Diagrama do Cerrado só depois de adquirir? Começando pelo final hahaha quando analisar uma ação e decidir colocar ela na sua carteira, coloca que tem uma cota dela no diagrama do cerrado. No seu próximo aporte ele vai falar quantas a mais vc precisa comprar de cada!! On 05/03/2024 at 19:21, Felipe Gabriel Ferraz Corrêa disse: Fora isso, me interessei pelo FII XPLG11, que também preciso estudar mais. Sobre o XPLG11 eu acho um bom fundo, mas o importante é vc pegar todos os fundos de lógistica (já que se interessou por esse) que não são mono-tudo e analisar um por um de acordo com os princípios que vc viu na aula. Ai vc vê quais vc gosta mais na sua analise e investe. E sobre as empresas eu digo a mesma coisa, vc primeiro tem que estudar o setor, entender se ele é perene ou se vc quer investir por algum outro motivo ou delírio. Depois disso, olhar todas as empresas desse setor e investir nas que considerar melhor (Ex: vc falou de BBDC4, mas quer investir nela só pq está caindo ou pq comparou com Itau, Santander, Banco do Brasil, … e achou um negócio melhor?) sobre arezzo, você viu que ela vai se juntar com o grupo soma? Acha isso uma boa decisão de negócio? Estudou as duas empresas e os numeros? Sabe indicar seu racional por trás disso? vai estudando as empresas no geral e se adaptando de pouco em pouco com o mercado, assim vc vai ficar mais confiante e menos inseguro. sobre a carteira (opinião pessoal) em geral achei uma boa carteira e vc colocou varias empresas nas quais também invisto, mas o importante é vc saber o pq está investindo em cada uma (não esquece também de ler o ultimo relatório anual de cada uma pra entender o caminho que a empresa está trilhando hoje) 2 1 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Felipe Gabriel Ferraz Corrêa Postado 7 de Março Author Compartilhar Postado 7 de Março 6 horas atrás, Edison Luis Paulini disse: Se me permite uma comentário apenas atente-se em segurar as emoções com o Bradescão da massa. Na minha opinião é um bom papel mas que está bem turbulento ultimamente por uma série de fatores. E ainda acho que vai apanhar por um tempo mas que tende a se recuperar o que será benéfico para nós como buy and holders. E também a Klabin por ser cíclica,ou seja, tem horas que vai alegria e tem horas que vai dar vontade de sair correndo. Obrigado pelas palavras @Edison Luis Paulini. Eu tinha cogitado em comprar o Bradesco justamente por estar apanhando agora kkkkkkkkk. Acha que este não é um bom momento? Sobre a Klabin, eu tinha lido que eles adquiriram novos terrenos e um projeto de uma nova máquina, Puma II, se não me engano. Daí pensei ser uma boa comprar agora 😅 Pode ser que eu esteja me precipitado... 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Felipe Gabriel Ferraz Corrêa Postado 7 de Março Author Compartilhar Postado 7 de Março Oi @Enzo Erbert , prazer! Muito obrigado pela ajuda. Uma coisa que ainda estou na dúvida é: como posso analisar um setor? Quais fatores eu deveria levar em conta? Essas questões não ficaram bem claras pra mim 😭 Eu estou de olho na Arezzo já faz um tempo, inclusive eu vi essa junção. Mas não parei para estudar a fundo. 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Edison Paulini Postado 7 de Março Compartilhar Postado 7 de Março 23 minutes ago, Felipe Gabriel Ferraz Corrêa disse: Acha que este não é um bom momento? O banco ainda está com bons fundamentos na minha opinião. Só comentei mesmo pois até ele se reerguer acredito que vão oscilar muito e a vontade de se desfazer do ativo ou de bater a sensação de arrependimento é grande 😅 Mas eu sigo comprando tanto Bradescão como Klabin. (PS: não é uma recomendação) 17 minutes ago, Felipe Gabriel Ferraz Corrêa disse: Uma coisa que ainda estou na dúvida é: como posso analisar um setor? Quais fatores eu deveria levar em conta? Essas questões não ficaram bem claras pra mim 😭 Essa parte leva um tempo para ir se acostumando. Primeiro de tudo acho interessante você entender como determinados setores funcionam desde um ponto mais básico. Exemplos: - Como funcionam os bancos? O que eles fazem com o dinheiro e como crescem capital? Por que bancos não tem dívidas? - Quais segmentos as empresas de energia elétrica possuem? Como ela operam? Por que são normalmente endividadas? O que é RAP? - Como se comportam empresas que trabalham e dependem de commodities? O câmbio importa tanto? Talvez alguns pontos que comentei não sejam de conhecimento ainda mas você pode já ir se acostumando e ir tirando dúvidas. Com isso, você cria uma certa visão de como é o funcionamento de um setor e pode começar a fazer comparativos das empresas do setor. Mas alguns exemplos hipotéticos: - entendi que empresas de energia normalmente são endividadas. Mas porque algumas estão muito mais do que outras? A média da margem que achei que achei mas empresas que analisei tem uma margem de 20% mas uma em específico tem a mesma margem só que de 40%. Por que o ROE é tão diferente entre elas? Aqui neste ponto você começa a entender um pouco de indicadores das empresas e poderá contribuir com uma análise da empresa em si olhando seus relatórios e resultados. Aos pouco você vai se habituando e entendendo o que cada coisa quer dizer. Mas leva tempo. Eu mesmo apanho até hoje 😅 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Felipe Gabriel Ferraz Corrêa Postado 8 de Março Author Compartilhar Postado 8 de Março Obrigado @Edison Luis Paulini🙏 Entendi que cada setor tem suas peculiaridades. Eu posso encontrar perguntas e respostas pesquisando mesmo ou devo fazer análises do setor? 😅 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Edison Paulini Postado 8 de Março Compartilhar Postado 8 de Março 51 minutes ago, Felipe Gabriel Ferraz Corrêa disse: Obrigado @Edison Luis Paulini🙏 Entendi que cada setor tem suas peculiaridades. Eu posso encontrar perguntas e respostas pesquisando mesmo ou devo fazer análises do setor? 😅 Eu sempre fui aprendendo por aqui na comunidade e tentando meter a cara em relatórios das empresas. Ademais, vídeos do investidor sardinha no YouTube também vira e mexe soltam uns detalhes sobre particularidades de diversos setores. 1 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Felipe Gabriel Ferraz Corrêa Postado 8 de Março Author Compartilhar Postado 8 de Março 13 horas atrás, Edison Luis Paulini disse: Eu sempre fui aprendendo por aqui na comunidade e tentando meter a cara em relatórios das empresas. Ademais, vídeos do investidor sardinha no YouTube também vira e mexe soltam uns detalhes sobre particularidades de diversos setores. Será que os relatórios das casas de análise podem ajudar a entender os setores? Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Edison Paulini Postado 8 de Março Compartilhar Postado 8 de Março 1 hour ago, Felipe Gabriel Ferraz Corrêa disse: Será que os relatórios das casas de análise podem ajudar a entender os setores? Há quem goste mas eu sou meio avesso a ideia de casas de análises. E fora que eu não sei dizer o quão bem eles podem explicar algo sobre funcionamentos e dicas sobre estudos de setores. Eu ainda utilizaria a comunidade aqui para isso 😅 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Felipe Gabriel Ferraz Corrêa Postado 8 de Março Author Compartilhar Postado 8 de Março 2 horas atrás, Edison Luis Paulini disse: Eu ainda utilizaria a comunidade aqui para isso 😅 Acho que vou precisar de muita ajuda para escolher empresas 😭😂 Estou me adaptando em ler os RIs das empresas que tenho interesse em investir. 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Edison Paulini Postado 8 de Março Compartilhar Postado 8 de Março 2 horas atrás, Felipe Gabriel Ferraz Corrêa disse: Acho que vou precisar de muita ajuda para escolher empresas 😭😂 Estou me adaptando em ler os RIs das empresas que tenho interesse em investir. Se tiver dúvidas vai mandando! Vi recentemente alguém por aqui comentar que no sebrae há um cvrso gratuito que ensina leitura de DREs. Talvez seja uma boa pedida também para ir interpretando resultados. 1 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Karolmara Paula Nunes Postado 9 de Março Compartilhar Postado 9 de Março On 07/03/2024 at 11:04, Edison Luis Paulini disse: Um arroz com feijão bem feito e até uma pimentinha na ponta da pirâmide pra temperar a carteira 😅 Que definição maravilhosa kkkkkk 😂 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts