Jump to content

Recommended Posts

6 horas atrĂĄs, Edison Luis Paulini disse:

Se me permite uma comentårio apenas atente-se em segurar as emoçÔes com o Bradescão da massa. Na minha opinião é um bom papel mas que estå bem turbulento ultimamente por uma série de fatores. E ainda acho que vai apanhar por um tempo mas que tende a se recuperar o que serå benéfico para nós como buy and holders. E também a Klabin por ser cíclica,ou seja, tem horas que vai alegria e tem horas que vai dar vontade de sair correndo.

Obrigado pelas palavras @Edison Luis Paulini. Eu tinha cogitado em comprar o Bradesco justamente por estar apanhando agora kkkkkkkkk. Acha que este nĂŁo Ă© um bom momento?

Sobre a Klabin, eu tinha lido que eles adquiriram novos terrenos e um projeto de uma nova máquina, Puma II, se não me engano. Daí pensei ser uma boa comprar agora 😅

Pode ser que eu esteja me precipitado...

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Oi @Enzo Erbert , prazer! 

Muito obrigado pela ajuda. Uma coisa que ainda estou na dĂșvida Ă©: como posso analisar um setor? Quais fatores eu deveria levar em conta? Essas questĂ”es nĂŁo ficaram bem claras pra mim 😭

Eu estou de olho na Arezzo jå faz um tempo, inclusive eu vi essa junção. Mas não parei para estudar a fundo.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

23 minutes ago, Felipe Gabriel Ferraz CorrĂȘa disse:

Acha que este nĂŁo Ă© um bom momento?

O banco ainda estĂĄ com bons fundamentos na minha opiniĂŁo. SĂł comentei mesmo pois atĂ© ele se reerguer acredito que vĂŁo oscilar muito e a vontade de se desfazer do ativo ou de bater a sensação de arrependimento Ă© grande  😅

Mas eu sigo comprando tanto Bradescão como Klabin. (PS: não é uma recomendação)

 

17 minutes ago, Felipe Gabriel Ferraz CorrĂȘa disse:

Uma coisa que ainda estou na dĂșvida Ă©: como posso analisar um setor? Quais fatores eu deveria levar em conta? Essas questĂ”es nĂŁo ficaram bem claras pra mim 😭

Essa parte leva um tempo para ir se acostumando. Primeiro de tudo acho interessante vocĂȘ entender como determinados setores funcionam desde um ponto mais bĂĄsico. Exemplos:

- Como funcionam os bancos? O que eles fazem com o dinheiro e como crescem capital? Por que bancos nĂŁo tem dĂ­vidas?

- Quais segmentos as empresas de energia elétrica possuem? Como ela operam? Por que são normalmente endividadas? O que é RAP?

- Como se comportam empresas que trabalham e dependem de  commodities? O cùmbio importa tanto?

 

Talvez alguns pontos que comentei nĂŁo sejam de conhecimento ainda mas vocĂȘ pode jĂĄ ir se acostumando e ir tirando dĂșvidas.

 

Com isso, vocĂȘ cria uma certa visĂŁo de como Ă© o funcionamento de um setor e pode começar a fazer comparativos das empresas do setor. Mas alguns exemplos hipotĂ©ticos:

- entendi que empresas de energia normalmente são endividadas. Mas porque algumas estão muito mais do que outras? A média da margem que achei que achei mas empresas que analisei tem uma margem de 20% mas uma em específico tem a mesma margem só que de 40%. Por que o ROE é tão diferente entre elas?

Aqui neste ponto vocĂȘ começa a entender um pouco de indicadores das empresas e poderĂĄ contribuir com uma anĂĄlise da empresa em si olhando seus relatĂłrios e resultados. 

Aos pouco vocĂȘ vai se habituando e entendendo o que cada coisa quer dizer.

Mas leva tempo. Eu mesmo apanho atĂ© hoje  😅

  • AĂ­ cĂȘ deu aula... 3
Link para compartilhar
Share on other sites

51 minutes ago, Felipe Gabriel Ferraz CorrĂȘa disse:

Obrigado @Edison Luis Paulini🙏

Entendi que cada setor tem suas peculiaridades. Eu posso encontrar perguntas e respostas pesquisando mesmo ou devo fazer análises do setor? 😅

Eu sempre fui aprendendo por aqui na comunidade e tentando meter a cara em relatĂłrios das empresas.

Ademais, vídeos do investidor sardinha no YouTube também vira e mexe soltam uns detalhes sobre particularidades de diversos setores.

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

13 horas atrĂĄs, Edison Luis Paulini disse:

Eu sempre fui aprendendo por aqui na comunidade e tentando meter a cara em relatĂłrios das empresas.

Ademais, vídeos do investidor sardinha no YouTube também vira e mexe soltam uns detalhes sobre particularidades de diversos setores.

SerĂĄ que os relatĂłrios das casas de anĂĄlise podem ajudar a entender os setores?

Link para compartilhar
Share on other sites

1 hour ago, Felipe Gabriel Ferraz CorrĂȘa disse:

SerĂĄ que os relatĂłrios das casas de anĂĄlise podem ajudar a entender os setores?

HĂĄ quem goste mas eu sou meio avesso a ideia de casas de anĂĄlises.

E fora que eu nĂŁo sei dizer o quĂŁo bem eles podem explicar algo sobre funcionamentos e dicas sobre estudos de setores.

 

Eu ainda utilizaria a comunidade aqui para isso  😅

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrĂĄs, Felipe Gabriel Ferraz CorrĂȘa disse:

Acho que vou precisar de muita ajuda para escolher empresas 😭😂

Estou me adaptando em ler os RIs das empresas que tenho interesse em investir.

Se tiver dĂșvidas vai mandando!

Vi recentemente alguém por aqui comentar que no sebrae hå um cvrso gratuito que ensina leitura de DREs.  Talvez seja uma boa pedida também para ir interpretando resultados.

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...