Jump to content
  • 0

Carteira de Ações e FIIs


Lucas Consoli Pereira

Pergunta

Bom dia pessoal, tudo bem?

 

Montei uma carteira (nacional) e gostaria de opnioes sobre as diversificações e robustes. Ainda nao realizei nenhum aporte, pretendo iniciar ainda esse mes.

 

12 AÇOES

1 - WEGE3 - WEG S.A              
2 - LEVE3 - METAL LEVE                  
3 - BBAS3 - BANCO DO BRASIL                            (SEGMENTO BANCOS)
4 - ITUB4 - BANCO ITAU                                       (SEGMENTO BANCOS)
5 - BRSR6 - BANCO ESTADO DO RIO GRANDE   (SEGMENTO BANCOS)
6 - BBSE3 - BB SEGURIDADE                                (SETOR FINANCEIRO - SEGURADORAS)
7 - ITSA4 - ITAUSA                                                (SETOR FINANCEIRO - SEGMENTO BANCOS FINANCIAMENTOS)
8 - TAEE11 - TAESA                                                (ELERGIA ELETRICA)
9 - TRPL4 - TRANSMISSAO PAULISTA                 (ENERGIA ELETRICA) ---- VOU REMOVER POR FALTA DE TAG ALONG  - ACEITO OPÇOES)
10 - EGIE3 - EGIE                                                    (ENERGIA ELETRICA)
11 - ALUP11 - ALUPAR                                            (ENERGIA ELETRICA)
12 - SAPR4 - SANEPAR                                          (AGUA E SANEAMENTO)


9 FUNDOS IMOBILIARIOS

1 - HTMX11 - TIJOLO               (HOTEIS)
2 - HSML11 - TIJOLO              ( SHOPPINGS / VAREJO )
3 - VISC11 - TIJOLO               ( SHOPPINGS / VAREJO )
4 - XPML11 - TIJOLO              ( SHOPPINGS / VAREJO )
5 - TRBL11 - TIJOLO               ( LOGISTICO / INDUSTRIA / GALPOES )
6 - HGLG11 - TIJOLO              ( LOGISTICO / INDUSTRIA / GALPOES )
7 - BTLG11 - TIJOLO              ( LOGISTICO / INDUSTRIA / GALPOES )
8 - LVBI11 - TIJOLO               ( LOGISTICO / INDUSTRIA / GALPOES )
9 - TRXF11 - TIJOLO              ( HIBRIDO SUPERMERCADOS )

 

Estou pensando em retirar a TRPL4 por falta de tag along, e gostaria de adicionar um FII com valor baixo para o diagrama funcionar tambem quando a porcentagem estiver desbalanceado, voces podem me ajudar com opnioes e sugestoes para estudo??

 

Estou aberto para estudar substituiçao de todas que estao na carteira focando em diversificaçao e uma carteira robusta a longo prazo.

 

Valeu pessoal !!!

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

9 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Bom dia @Lucas Consoli Pereira tudo bem meu camarada ? Então a pergunta que nunca quer calar, você já fez toda análise dessas ações? Estudou o negócio e como elas operam? Fez as perguntas do Fisher ? Creio que para um começo são empresas perenes com relevância em setor financeiro e energia elétrica, atenha-se para o fato da concentração da carteira também claro, não há problema ao meu ver ter empresas do mesmo setor porém cuidado em não concentrar em apenas um segmento e quando houver um abalo no setor não passar por um "perrengue", acho arriscado ter mais 20% da carteira em um mesmo setor, pelo que vi se você fosse incluir todas essas ações você teria quase 50% da carteira em setor financeiro(bancos +seguradoras) então reflita um pouco sobre isso, particularmente creio que para uma carteira de longo prazo o setor de celulose seja interessante para dar uma analisada. Em relação a TRPL como critério de avaliação e exclusão eu nem sigo análise de empresas que não tem TAG along por isso não possuo ela e nem iniciei estudo . Quanto aos fundos imobiliarios a maioria deles já são FIIs robusto cabendo a você fazer a análise de cada um ( verificar os ativos do fundos, a carteira , diversificação e afins) e posteriormente a gerência de risco com o diagrama do Cerrado. Depois que você finalizou o curso( considerando que o fez) como ficou o PIAR ? Creio que além da renda variável seja interessante também ter renda fixa , para ter uma diversificação em classe de ativos. Tudo isso posto tudo vai depender da sua estratégia e sua realidade na montagem da carteira. Espero ter ajudado de alguma forma .

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
5 horas atrás, Lucas Consoli Pereira disse:

Bom dia pessoal, tudo bem?

 

Montei uma carteira (nacional) e gostaria de opnioes sobre as diversificações e robustes. Ainda nao realizei nenhum aporte, pretendo iniciar ainda esse mes.

 

12 AÇOES

1 - WEGE3 - WEG S.A              
2 - LEVE3 - METAL LEVE                  
3 - BBAS3 - BANCO DO BRASIL                            (SEGMENTO BANCOS)
4 - ITUB4 - BANCO ITAU                                       (SEGMENTO BANCOS)
5 - BRSR6 - BANCO ESTADO DO RIO GRANDE   (SEGMENTO BANCOS)
6 - BBSE3 - BB SEGURIDADE                                (SETOR FINANCEIRO - SEGURADORAS)
7 - ITSA4 - ITAUSA                                                (SETOR FINANCEIRO - SEGMENTO BANCOS FINANCIAMENTOS)
8 - TAEE11 - TAESA                                                (ELERGIA ELETRICA)
9 - TRPL4 - TRANSMISSAO PAULISTA                 (ENERGIA ELETRICA) ---- VOU REMOVER POR FALTA DE TAG ALONG  - ACEITO OPÇOES)
10 - EGIE3 - EGIE                                                    (ENERGIA ELETRICA)
11 - ALUP11 - ALUPAR                                            (ENERGIA ELETRICA)
12 - SAPR4 - SANEPAR                                          (AGUA E SANEAMENTO)


9 FUNDOS IMOBILIARIOS

1 - HTMX11 - TIJOLO               (HOTEIS)
2 - HSML11 - TIJOLO              ( SHOPPINGS / VAREJO )
3 - VISC11 - TIJOLO               ( SHOPPINGS / VAREJO )
4 - XPML11 - TIJOLO              ( SHOPPINGS / VAREJO )
5 - TRBL11 - TIJOLO               ( LOGISTICO / INDUSTRIA / GALPOES )
6 - HGLG11 - TIJOLO              ( LOGISTICO / INDUSTRIA / GALPOES )
7 - BTLG11 - TIJOLO              ( LOGISTICO / INDUSTRIA / GALPOES )
8 - LVBI11 - TIJOLO               ( LOGISTICO / INDUSTRIA / GALPOES )
9 - TRXF11 - TIJOLO              ( HIBRIDO SUPERMERCADOS )

 

Estou pensando em retirar a TRPL4 por falta de tag along, e gostaria de adicionar um FII com valor baixo para o diagrama funcionar tambem quando a porcentagem estiver desbalanceado, voces podem me ajudar com opnioes e sugestoes para estudo??

 

Estou aberto para estudar substituiçao de todas que estao na carteira focando em diversificaçao e uma carteira robusta a longo prazo.

 

Valeu pessoal !!!

Bom dia, Lucas!

Sua carteira me aparenta estar bem conservadora o que não é ruim. O que eu posso tentar dar pitaco:

- você investe em itub e itsa. Isso me soa como um pouco redundante. Eu particularmente preferiria a itsa por já fazer o trabalho de investir em itub além de fazer investimentos em outros ativos e também pensar que uma empresa do tamanho da Itaúsa sabe melhor do que nós em como investir e gerenciar os ativos  😅

- acho legal sua ideia de se desfazer de trpl devido ao risco para nós buy and holders. Outras opções que você pode estudar seriam aes Brasil, CPFL, engi, taesa. São algumas que vem a cabeça que você pode colocar na AUVP analítica e ver a viabilidade delas caso por ventura pense em colocar outra empresa de energia no lugar. Não me lembro de cabeça de FIIs de tijolo de valores baixos. Só me vem a cabeça alguns de base 10 mas são de papel que consequentemente são mais arriscados e na minha opinião precisa-se avaliar se sua carteira teria um espaço para este tipo de investimento que estaria direcionado para CRIs;

- outras empresas de commodities não lhe interessam para estudo? Petróleo, klabin, etc? Apenas pergunto de curiosidade mesmo!

- a quantidade de ativos para você está legal? É uma quantidade que você consegue acompanhar os relatórios?

 

Quando você comenta sobre colocar um FII de valor baixo para o diagrama funcionar com percentual desbalanceado, me desculpe não entendi qual seria sua ideia.

 

Espero que contribua de alguma forma!

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Olá Confrade @Lucas Consoli Pereira, tudo certo?

Gostei da ideia, porém o Confrade @Wenner Luiz Santana Nunestem a mesma visão que eu e acho que a maioria das pessoas que terminou o curso...

Pouca diversificação... Bom, quem sou eu para opinar sobre? Um pequeno mortal que quase não tem patrimônio, porém vou dar meus 30s sobre sua carteira...

Se Banco do Brasil e Itau subirem juntos, vc sobe junto! Se eles caírem juntos, vc cai junto.. Se Banco do Brasil sobe e Itau desce, vc fica no meio, não aproveita a subida de um e também não toma uma pancada da descida do outro... Se vc tentar investir em um único banco, depois de estudar ele e ele fazer sentindo para vc, eu acredito que fica melhor... Mas volto a falar, quem sou eu para julgar essas coisas? heuheuheueheuhe Tentar não correlacionar as empresas no mesmo setor é o negócio perfeito, e as empresas que vc mostrou, praticamente estão correlacionadas... 

Forte abraço amigo e espero que consiga fazer o seu melhor!!! hehe

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hora atrás, Edison Luis Paulini disse:

Bom dia, Lucas!

Sua carteira me aparenta estar bem conservadora o que não é ruim. O que eu posso tentar dar pitaco:

- você investe em itub e itsa. Isso me soa como um pouco redundante. Eu particularmente preferiria a itsa por já fazer o trabalho de investir em itub além de fazer investimentos em outros ativos e também pensar que uma empresa do tamanho da Itaúsa sabe melhor do que nós em como investir e gerenciar os ativos  😅

- acho legal sua ideia de se desfazer de trpl devido ao risco para nós buy and holders. Outras opções que você pode estudar seriam aes Brasil, CPFL, engi, taesa. São algumas que vem a cabeça que você pode colocar na AUVP analítica e ver a viabilidade delas caso por ventura pense em colocar outra empresa de energia no lugar. Não me lembro de cabeça de FIIs de tijolo de valores baixos. Só me vem a cabeça alguns de base 10 mas são de papel que consequentemente são mais arriscados e na minha opinião precisa-se avaliar se sua carteira teria um espaço para este tipo de investimento que estaria direcionado para CRIs;

- outras empresas de commodities não lhe interessam para estudo? Petróleo, klabin, etc? Apenas pergunto de curiosidade mesmo!

- a quantidade de ativos para você está legal? É uma quantidade que você consegue acompanhar os relatórios?

 

Quando você comenta sobre colocar um FII de valor baixo para o diagrama funcionar com percentual desbalanceado, me desculpe não entendi qual seria sua ideia.

 

Espero que contribua de alguma forma!

Opa Edison tudo bom? Obrigado pelo Feedback, a intensão de criar esse post foi justamente essa, pegar mais opções e opniões de outros alunos para tentar montar uma primeira carteira mais conservadora para que eu vá me acostumando com o mercado de ações e fiis sem sofrer tanto. Sempre investi em renda fixa por isso não adicionei essa opção no post, pois 100% do meu investimento está em renda fixa. Internacional também não cogitei pois estou esperando AUVP liberar na plataforma para então estudar as opções.

 

Voltando para minha primeira carteira, eu fiz os estudos conforme aprendi no curso, porém mesmo o curso sendo bem completo, ainda falta experiência e prática para saber opções de empresas e o quanto diversificar, o medo e a insegurança ainda prevalece em fazer sozinho.
 

Taesa e egie que você comentou já estão nas listas que eu publiquei. Escolhi uma média de 12 ações seguindo algumas dicas de investidores mais antigos, aconselhando ser um bom número para iniciar em empresas conservadoras. Mas como disse, estou aberto para estudar mais e tentar achar o melhor para aportar com mais cautela no início. Diminuir ou aumentar a quantidade não teria problema.

A questão de adicionar um FII com valor menor, seria para facilitar o diagrama em tentar aportar o mais próximo do valor cheio. Por exemplo

se eu tento aportar R$3000 as vezes ele me instrui investir 2400 para manter balanceado os 50% em cada. Porém fazendo alguns testes, isso acontece por ter fundos com valor elevado, então, ao adicionar apenas 1 fundo de 120 reais a porcentagem da carteira já sobe bastante em FII, mas se eu adicionar um papel com valor menor ( 10 reais) por exemplo, ele consegue instruir um aporte bem próximo do valor desejado mantendo o balanço da carteira.

 

Obrigado a todos que estão dando as opniões, ajudam muito para nós que estamos iniciando.

Editado por Lucas Consoli Pereira
  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
10 minutes ago, Lucas Consoli Pereira disse:

Opa Edison tudo bom? Obrigado pelo Feedback, a intensão de criar esse post foi justamente essa, pegar mais opções e opniões de outros alunos para tentar montar uma primeira carteira mais conservadora para que eu vá me acostumando com o mercado de ações e fiis sem sofrer tanto. Sempre investi em renda fixa por isso não adicionei essa opção no post, pois 100% do meu investimento está em renda fixa. Internacional também não cogitei pois estou esperando AUVP liberar na plataforma para então estudar as opções.

Tudo belezinha!

Legal cara. Essa insegurança faz parte e muitos passam por isso.

Talvez neste caso então seja interessante a começar a investir nos bancos que são os mais perenes dentre os outros setores. A partir daí, saneamento e elétricas. Conforme vai fazendo isso vai se acostumando a acompanhar os resultados, relatórios trimestrais se for o caso para ir pegando confiança e avançando aos poucos .

 

12 minutes ago, Lucas Consoli Pereira disse:

Taesa e egie que você comentou já estão nas listas que eu publiquei. Escolhi uma média de 12 ações seguindo algumas dicas de investidores mais antigos, aconselhando ser um bom número para iniciar em empresas conservadoras. Mas como disse, estou aberto para estudar mais e tentar achar o melhor para aportar com mais cautela no início. Diminuir ou aumentar a quantidade não teria problema.

Ah desculpe. Passei desapercebido pela Taesa  😅

A Egie eu vi também mas comentei da engi (grupo Energisa). Os tickers são muito parecidos e dá confusão  hauahhuaa

 

Neste caso entendo que este seria seu objetivo de carteira montada. Mas o interessante na minha opinião seria ir construindo as posições aos poucos como comentei antes.

Talvez uma estratégia para você e até mesmo um reforço para analisar empresas seria o seguinte:

Suponha que você começará a investir em bancos. Pegue os bancos selecionados e escolha o que melhor se sair em sua análise e abra posição nele primeiro. No mês seguinte, abra posição no segundo banco ou em uma empresa de um novo setor que você poderá também fazer um comparativo assim como fez com os bancos.

E gradativamente vai aumentando conforme julgar interessante até fechar sua carteira como idealizou!

16 minutes ago, Lucas Consoli Pereira disse:

A questão de adicionar um FII com valor menor, seria para facilitar o diagrama em tentar aportar o mais próximo do valor cheio. Por exemplo

se eu tento aportar R$3000 as vezes ele me instrui investir 2400 para manter balanceado os 50% em cada. Porém fazendo alguns testes, isso acontece por ter fundos com valor elevado, então, ao adicionar apenas 1 fundo de 120 reais a porcentagem da carteira já sobe bastante em FII, mas se eu adicionar um papel com valor menor ( 10 reais) por exemplo, ele consegue instruir um aporte bem próximo do valor desejado mantendo o balanço da carteira.

Entendido. Apenas atente-se que um ativo com seu preço mais baixo não será o único fator a ser considerado pelo diagrama. Também será levado em consideração a nota desse ativo, o percentual estabelecido para meta da classe de ativo e outros fatores.

Não que sua ideia seja ruim mas eu penso que talvez não seja atendido 100% sua expectativa neste caso. Deixo essa pulguinha atrás da orelha para refletor  😅

 

Espero que continue contribuindo e vamos desenvolver mais o tema!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 06/03/2024 at 02:47, Lucas Consoli Pereira disse:

Bom dia pessoal, tudo bem?

 

Montei uma carteira (nacional) e gostaria de opnioes sobre as diversificações e robustes. Ainda nao realizei nenhum aporte, pretendo iniciar ainda esse mes.

 

12 AÇOES

1 - WEGE3 - WEG S.A              
2 - LEVE3 - METAL LEVE                  
3 - BBAS3 - BANCO DO BRASIL                            (SEGMENTO BANCOS)
4 - ITUB4 - BANCO ITAU                                       (SEGMENTO BANCOS)
5 - BRSR6 - BANCO ESTADO DO RIO GRANDE   (SEGMENTO BANCOS)
6 - BBSE3 - BB SEGURIDADE                                (SETOR FINANCEIRO - SEGURADORAS)
7 - ITSA4 - ITAUSA                                                (SETOR FINANCEIRO - SEGMENTO BANCOS FINANCIAMENTOS)
8 - TAEE11 - TAESA                                                (ELERGIA ELETRICA)
9 - TRPL4 - TRANSMISSAO PAULISTA                 (ENERGIA ELETRICA) ---- VOU REMOVER POR FALTA DE TAG ALONG  - ACEITO OPÇOES)
10 - EGIE3 - EGIE                                                    (ENERGIA ELETRICA)
11 - ALUP11 - ALUPAR                                            (ENERGIA ELETRICA)
12 - SAPR4 - SANEPAR                                          (AGUA E SANEAMENTO)


9 FUNDOS IMOBILIARIOS

1 - HTMX11 - TIJOLO               (HOTEIS)
2 - HSML11 - TIJOLO              ( SHOPPINGS / VAREJO )
3 - VISC11 - TIJOLO               ( SHOPPINGS / VAREJO )
4 - XPML11 - TIJOLO              ( SHOPPINGS / VAREJO )
5 - TRBL11 - TIJOLO               ( LOGISTICO / INDUSTRIA / GALPOES )
6 - HGLG11 - TIJOLO              ( LOGISTICO / INDUSTRIA / GALPOES )
7 - BTLG11 - TIJOLO              ( LOGISTICO / INDUSTRIA / GALPOES )
8 - LVBI11 - TIJOLO               ( LOGISTICO / INDUSTRIA / GALPOES )
9 - TRXF11 - TIJOLO              ( HIBRIDO SUPERMERCADOS )

 

Estou pensando em retirar a TRPL4 por falta de tag along, e gostaria de adicionar um FII com valor baixo para o diagrama funcionar tambem quando a porcentagem estiver desbalanceado, voces podem me ajudar com opnioes e sugestoes para estudo??

 

Estou aberto para estudar substituiçao de todas que estao na carteira focando em diversificaçao e uma carteira robusta a longo prazo.

 

Valeu pessoal !!!

Viva os bancos, bem concentrado no setor, mas banco é o melhor negocio do Brasil, na minha opinião, é o setor que vale a pena pesar a mão.

Klabim Irani e suzano, são empresas de um setor cíclico que vale a pena o estudo, bem como Gerdau, pelo menos eu gosto delas.

WEG da galera também vale o estudo, cara pra peste, mas é o meu maior arrependimento, pois ela sempre era cara e eu não comprava, deveria ter feito media de compra no começo da carteira, comprando devagar e sempre. 

Para trocar TRPL, da uma olhada em NEO energia, subiu bastante no ultimo ano, mas tem bons números, AES Brasil é tiro no escuro, tenho, gosto, mas é um risco medonho.

Uma empresa que vale muito a pena o estudo é a B3, quando o mercado anda pra cima ou pra baixo ela ganha, fora que é praticamente um monopólio. 

Ter umas 15 acoes avaliadas ajuda o diagrama a ter boas opções nos momentos de calmaria ou instabilidade do mercado, acho que assim da pra montar uns 40% em banco, 20% em elétrica e o restante picar em setores diversos, da pra fazer um equilíbrio bacana, sem pressa e sem loucura. 

Pra mim quando uma ação começa a ficar a cima dos 15% da carteira de ações eu ja começo a ficar agoniado, porque o maior redutor de risco é a diversificação, com menos de 3% da carteira a ação tende a irrelevância. Por isso também não vejo muito sentido em muito mais que 15 acoes, fora o serviço que da pra acompanhar.  

O tamanho do aporte também tem que ser levado em conta para definir o numero de empresas, as vezes o tempo dedicado para o estudo não é remunerado, então ter 6 empresas bem estudadas e o restante no radar ajuda muito. 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 06/03/2024 at 02:47, Lucas Consoli Pereira disse:

9 - TRPL4 - TRANSMISSAO PAULISTA                 (ENERGIA ELETRICA) ---- VOU REMOVER POR FALTA DE TAG ALONG  - ACEITO OPÇOES)

Sobre a TRPL.

Se ainda quiser colocar o ativo em carteira, pode dar uma olhada em TRPL3, mas vc ja tem Taesa, Alupar e Engie de energia. Então sinceramente não acho que vc precise de outra desse setor

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...