Resolvi usar a Formula de Graham como critério no meu diagrama do cerrado. Porém depois comecei a me questionar a sobre como Graham chegou nessa formula para ver se tinha algum sentido eu continuar usando no meu diagrama. Se você procurar no Google, vai ser perda de tempo, ninguem vai te explicar de onde saiu a formula, apenas ensina-la. Depois de tanto procurar, eu desisti, e do nada, olhando alguns dados fundamentalista de uma empresa qualquer, me veio a luz de como a formula surgiu.
Minha reação quando finalmente entendi
Achei muito massa e decidi compartilhar aqui.
A Formula é essa:
P =√ (PVP x PL x LPA x VPA)
PJ -> Preço Justo
PVP -> Preço sobre o Valor Patrimonial por Ação
PL -> Preço sobre o Lucro Por Ação
LPA -> Lucro Por Ação
VPA -> Valor patrimonial por ação
Graham definiu que um PVP é 1,5 e PL é 15. Então o mais comum que você encontre é isso:
PJ =√ (1,5 x 15 x LPA x VPA)
PJ =√ (22,5 x LPA x VPA)
Porém não vamos substituir esses valores, vamos usar a formula que mostrei no inicio:
PJ =√ (PVP x PL x LPA x VPA)
Acontece pessoal que PVP é Preço (P) sobre o Valor Patrimonial por Ação (VPA) -> logo PVP = P / VPA
Agora vamos substituir o PVP na formula:
PJ =√ ( (PJ / VPA) x PL x LPA x VPA)
Notem que dá pra que tem um VPA multiplicando e outro dividindo, então um anula o outro, logo posso cortar eles:
PJ =√ ( PJ x PL x LPA)
Outra coisa agora é que é PL = Preço (P) sobre o Lucro Por Ação (LPA) -> logo PL = P / LPA
Então bora substituir tambem o PL na formula:
PJ =√ ( PJ x PL x LPA)
PJ =√ ( PJ x PJ / LPA x LPA)
Notem que agora temos um LPA multiplicando e outro dividindo, igual aconteceu com o VPA antes, então anula e corta:
PJ =√ ( PJ x PJ)
Multiplicando os dois PJ do lado direito:
PJ =√ PJ²
Raiz quadrada anula o elevado ao quadrado, então:
PJ = PJ
E tcharam, temos uma igualdade dos dois lados.
Portanto, se você achou que, assim como eu no inicio, que Graham inventou uma formula tirada do toba cotovelo, a resposta é:
Ele "apenas" manipulou formulas dos dados fundamentalistas pra fazer a formula dele.
Chegou até aqui e ainda ta duvidando da formula? Faz o seguinte então, pega qualquer ação e substitui os dados delas de PL,VPA,PVP,LPA na formula que mostrei de inicio: √ (PVP x PL x LPA x VPA). Você vai perceber que o resultado dessa conta vai estar muito aproximado com o valor da ação (só não vai bater 100% pq voce não vai usar todas as casas decimais, o que vai dar um erro de centavos)
Pergunta
Gabriel De Oliveira Santana
Resolvi usar a Formula de Graham como critério no meu diagrama do cerrado. Porém depois comecei a me questionar a sobre como Graham chegou nessa formula para ver se tinha algum sentido eu continuar usando no meu diagrama. Se você procurar no Google, vai ser perda de tempo, ninguem vai te explicar de onde saiu a formula, apenas ensina-la. Depois de tanto procurar, eu desisti, e do nada, olhando alguns dados fundamentalista de uma empresa qualquer, me veio a luz de como a formula surgiu.
Minha reação quando finalmente entendi
Achei muito massa e decidi compartilhar aqui.
A Formula é essa:
P =√ (PVP x PL x LPA x VPA)
PJ -> Preço Justo
PVP -> Preço sobre o Valor Patrimonial por Ação
PL -> Preço sobre o Lucro Por Ação
LPA -> Lucro Por Ação
VPA -> Valor patrimonial por ação
Graham definiu que um PVP é 1,5 e PL é 15. Então o mais comum que você encontre é isso:
PJ =√ (1,5 x 15 x LPA x VPA)
PJ =√ (22,5 x LPA x VPA)
Porém não vamos substituir esses valores, vamos usar a formula que mostrei no inicio:
Acontece pessoal que PVP é Preço (P) sobre o Valor Patrimonial por Ação (VPA) -> logo PVP = P / VPA
Notem que dá pra que tem um VPA multiplicando e outro dividindo, então um anula o outro, logo posso cortar eles:
PJ =√ ( (PJ /
VPA) x PL x LPA xVPA)PJ =√ ( PJ x PL x LPA)
Outra coisa agora é que é PL = Preço (P) sobre o Lucro Por Ação (LPA) -> logo PL = P / LPA
Então bora substituir tambem o PL na formula:
PJ =√ ( PJ x PL x LPA)
Notem que agora temos um LPA multiplicando e outro dividindo, igual aconteceu com o VPA antes, então anula e corta:
PJ =√ ( PJ x PJ /
LPAxLPA)PJ =√ ( PJ x PJ)
Multiplicando os dois PJ do lado direito:
PJ =√ PJ²
Raiz quadrada anula o elevado ao quadrado, então:
PJ = PJ
E tcharam, temos uma igualdade dos dois lados.
Portanto, se você achou que, assim como eu no inicio, que Graham inventou uma formula tirada do
tobacotovelo, a resposta é:Ele "apenas" manipulou formulas dos dados fundamentalistas pra fazer a formula dele.
Chegou até aqui e ainda ta duvidando da formula? Faz o seguinte então, pega qualquer ação e substitui os dados delas de PL,VPA,PVP,LPA na formula que mostrei de inicio: √ (PVP x PL x LPA x VPA). Você vai perceber que o resultado dessa conta vai estar muito aproximado com o valor da ação (só não vai bater 100% pq voce não vai usar todas as casas decimais, o que vai dar um erro de centavos)
Enfim, é isso
Link para compartilhar
Top Posters For This Question
2
2
1
DIAS POPULARES
7/Mar
4
21/Ago
1
Top Posters For This Question
Adriano Umemura 2 posts
Gabriel De Oliveira Santana 2 posts
Ricardo Emanuel Vaz Vargas 1 post
DIAS POPULARES
7/Mar 2024
4 posts
21/Ago 2024
1 post
Os mais famosos desse tópico
Resolvi usar a Formula de Graham como critério no meu diagrama do cerrado. Porém depois comecei a me questionar a sobre como Graham chegou nessa formula para ver se tinha algum sentido eu continuar us
Adriano Umemura
Bom dia @Gabriel De Oliveira Santana. Eu tambem gosto de destrinchar formulas ou conceitos, porque na minha visão temos um entendimento melhor do porque realizamos determinadas ações ou avaliações. Co
Essa conclusão foi só mostrar demonstrar que formula realmente te leva ao preço de uma ação, seja ela o preço atual ou "preço justo". Meu intuito era mostrar que: Se esta formula me leva ao Preço
Posted Images
4 respostas para essa pergunta
Recommended Posts