Jump to content
  • 0

Tesouro Pre Fixado

Licacia Carvalho

Pergunta

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
8 minutes ago, Licacia Carvalho disse:

Por favor me mostre através de um grafico os valores de um tesouro pre fixado indo até o final,  e um exemplo de um bom momento para resgatar ele com lucro acima de 10%,.

Boa tarde @Licacia Carvalho. O grafico de um titulo prefixado indo até a data do seu vencimento sera uma reta que é ajustada diariamente com a rentabilidade que foi contratada. Este grafico é o que chamamos de marcação na curva, ou seja, levando o titulo até o vencimento voce recebera o valor investido + a rentabilidade contratada.

Contudo, este mesmo titulo diariamente tem o seu valor marcado a mercado ja que as taxas oferecidas neste titulo podem variar conforme varios fatores relacionados a taxa de juros e negociação dos titulos.

Nos momentos em que o grafico de marcação na curva estiver abaixo do grafico de marcação a mercado, pode ser um bom momento para se resgatar antecipadamente o titulo. Porem, voce não avalia este momento em cima de uma rentabilidade pre determinada. Voce avalia baseado no calculo de que, se resgatar antecipadamente, e alocar em outro investimento, conseguira uma rentabilidade superior caso levasse o mesmo titulo até o vencimento.

Vou postar abaixo uma sequencia de graficos que talvez facilite o seu entendimento. Suponhamos que voce tenha comprado um titulo prefixado no valor de R$620 com taxa de 10%aa e vencimento para 5 anos. Após 1 ano o seu titulo deveria estar valendo R$683 (R$620 + 10%). Contudo, neste momento a taxa oferecida nbos titulos caiu para 5%. Como a regra do tesouro prefixado é de que no vencimento este titulo devera valer R$1mil, como a taxa oferecida diminuiu o valor do seu titulo tera que ser reajustado para R$822. 

A partir deste ponto é como se voce tivesse comprado um titulo no valor de R$822 com taxa de 5%aa e vencimento para 4 anos. Sendo assim, se voce realizar o resgate e conseguir alocar os recursos em um invetsimento que lhe pague mais do que os 5%aa tera um ganho superior caso levasse até o vencimento.

Contudo, como os invetsimentos de renda fixa possuem uma aliquota de IR que diminuiu com o tempo, voce teria que calcular o valor do IR no resgate para avaliar se mesmo assim ainda valeria a pena resgatar.

Captura de Tela 2024-03-05 às 11.52.58.png

Captura de Tela 2024-03-05 às 11.53.07.png

Captura de Tela 2024-03-05 às 11.53.19.png

Captura de Tela 2024-03-05 às 11.53.43.png

• Brabo 4
Link para compartilhar

• 0
27 minutes ago, Licacia Carvalho disse:

Primeiramente muito obrigado pela sua resposta, agora sim eu consegui entender bem!!! Mas restou uma conclusão final: Basicamente no final ele vai valer R$1000, mas se eu acompanhar as taxas e a taxa caindo eu posso ganhar uma rentabilidade superior a de qdo eu comprei? É isto?

Não. A rentabilidade acumulada nunca ira ultrapassar o valor de R$1mil que seria entregue no vencimento. Sendo assim, o ganho da marcação a mercado esta relacionado ao ganho de oportunidade. Voce tem a possibilidade de antecipar parte dos juros e alocar em um outro investimento que lhe garanta mais rentabilidade do que se levasse até o vencimento.

Um exemplo tomando como base os graficos que coloquei acima. Se voce levasse o titulo comprado no valor de R$620 até o vencimento teria uma rentabilidade total acumulada de 61,29% nos 5 anos. Ao termino do ano 1 era para voce ter recebido destes 61,29% o montante de 10%, mas devido a marcação a mercado voce recebeu 32,58%, mais da metade no primeiro ano. Contudo os ganhos nunca irão ultrapassar os 61,29% prometidos no final

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
1 hour ago, Licacia Carvalho disse:

Baseado neste exemplo, por favor me explica a marcação de mercado, como eu faço para ganhar dinheiro, o calculo do rendimento. 

No exemplo do grafico em questão, como voce teve um adiantamento grande da rentabilidade no ano 1 fazendo o seu titulo que iria valer R$683 valer R$822, se voce resgatar este valor e conseguir aportar em outro investimento que gere mais do que os R$1mil no prazo de 4 anos restante, estara ganhando mais dinheiro do que se levasse até o vencimento

Somente teria que adicionar o calculo do IR

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
23 horas atrás, Adriano Umemura disse:

Boa tarde @Licacia Carvalho. O grafico de um titulo prefixado indo até a data do seu vencimento sera uma reta que é ajustada diariamente com a rentabilidade que foi contratada. Este grafico é o que chamamos de marcação na curva, ou seja, levando o titulo até o vencimento voce recebera o valor investido + a rentabilidade contratada.

Contudo, este mesmo titulo diariamente tem o seu valor marcado a mercado ja que as taxas oferecidas neste titulo podem variar conforme varios fatores relacionados a taxa de juros e negociação dos titulos.

Nos momentos em que o grafico de marcação na curva estiver abaixo do grafico de marcação a mercado, pode ser um bom momento para se resgatar antecipadamente o titulo. Porem, voce não avalia este momento em cima de uma rentabilidade pre determinada. Voce avalia baseado no calculo de que, se resgatar antecipadamente, e alocar em outro investimento, conseguira uma rentabilidade superior caso levasse o mesmo titulo até o vencimento.

Vou postar abaixo uma sequencia de graficos que talvez facilite o seu entendimento. Suponhamos que voce tenha comprado um titulo prefixado no valor de R$620 com taxa de 10%aa e vencimento para 5 anos. Após 1 ano o seu titulo deveria estar valendo R$683 (R$620 + 10%). Contudo, neste momento a taxa oferecida nbos titulos caiu para 5%. Como a regra do tesouro prefixado é de que no vencimento este titulo devera valer R$1mil, como a taxa oferecida diminuiu o valor do seu titulo tera que ser reajustado para R$822. 

A partir deste ponto é como se voce tivesse comprado um titulo no valor de R$822 com taxa de 5%aa e vencimento para 4 anos. Sendo assim, se voce realizar o resgate e conseguir alocar os recursos em um invetsimento que lhe pague mais do que os 5%aa tera um ganho superior caso levasse até o vencimento.

Contudo, como os invetsimentos de renda fixa possuem uma aliquota de IR que diminuiu com o tempo, voce teria que calcular o valor do IR no resgate para avaliar se mesmo assim ainda valeria a pena resgatar.

Captura de Tela 2024-03-05 às 11.52.58.png

Captura de Tela 2024-03-05 às 11.53.07.png

Captura de Tela 2024-03-05 às 11.53.19.png

Captura de Tela 2024-03-05 às 11.53.43.png

Muito boa explicação! Consegui tirar minhas dúvidas sobre o tema 👏

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...