Jump to content
  • 0

Critérios na hora de Comprar um Tesouro


Licacia Carvalho

Pergunta

NA FOTO EM ANEXO TEM A COTAÇÃO DE TESOUROS DO DIA. POR EXEMPLO HOJE VOU COMPRAR.

1 - QUERO COMPRAR TESOUROS PARA MEU FUNDO DE RESERVA

 - QUAIS OS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO PARA ESCOLHER  O TESOURO PARA ESTÁ FINALIDADE. POR FAVOR ME ENSINE POR METODOS DE EXCLUSÃO. QUAL É O TESOURO APROPRIADO PARA ESTA FINALIDADE: SELIC, IPCA+ .....

2 - QUERO COMPRAR TESOUROS PARA RENDIMENTO, NÃO ESTOU DISPOSTA A COLOCAR TODO MEU DINHEIRO NA BOLSA E CORRER RISCOS.

-  QUAIS OS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO PARA ESCOLHER  O TESOURO PARA ESTÁ FINALIDADE. POR FAVOR ME ENSINE O MODO COMO DEVO FAZER. QUAL É O TESOURO APROPRIADO PARA ESTA FINALIDADE: SELIC, IPCA+ , PRÉ FIXADO.....

OBS: A FOTO É APENAS UM EXMPLO DE HOJE, VC PODE ME EXPLICAR COMO ACHAR APROPRIADO.

 

DESDE JÁ AGRADEÇO

 

 

 

Pergunta 2.jpeg

Link para compartilhar
Share on other sites

1 resposta para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
39 minutes ago, Licacia Carvalho disse:

1 - QUERO COMPRAR TESOUROS PARA MEU FUNDO DE RESERVA

 - QUAIS OS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO PARA ESCOLHER  O TESOURO PARA ESTÁ FINALIDADE. POR FAVOR ME ENSINE POR METODOS DE EXCLUSÃO. QUAL É O TESOURO APROPRIADO PARA ESTA FINALIDADE: SELIC, IPCA+ .....

Bom dia @Licacia Carvalho. Quando voce se refere a fundo de reserva, seria a sua reserva de emergencia?

Caso seja, o importante em relação a reserva de emergencia é segurança e liquidez. Desta forma o titulo mais indicado seria o tesouro selic. O mesmo possui liquidez e rentabilidade diaria, mas o mais importante seria que ele basicamente não sofre de marcação a mercado. Isso significa que voce pode resgatar a qualquer momento sem perda da rentabilidade ou mesmo do capital investido. Ja os titulos prefixados e indexados ao IPCA sofrem de marcação a mercado, podendo ter perdas em um resgate antecipado.

Entre o tesouro selic 2027 e 2029 voce pode escolher o que esta com desagio maior, que baseado neste print seria o 2029. 

44 minutes ago, Licacia Carvalho disse:

2 - QUERO COMPRAR TESOUROS PARA RENDIMENTO, NÃO ESTOU DISPOSTA A COLOCAR TODO MEU DINHEIRO NA BOLSA E CORRER RISCOS.

-  QUAIS OS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO PARA ESCOLHER  O TESOURO PARA ESTÁ FINALIDADE. POR FAVOR ME ENSINE O MODO COMO DEVO FAZER. QUAL É O TESOURO APROPRIADO PARA ESTA FINALIDADE: SELIC, IPCA+ , PRÉ FIXADO.....

Quando montamos nossa carteira para o longo prazo, o objetivo em ter ações, fiis e renda fixa esta relacionado a diversificação. Quando diversificamos nossos investimentos diminuimos o risco em colocar todos os ovos em uma cesta só. É possivel ter uma carteira somente de renda fixa, ainda mais se o seu horizonte para usufruir do patrimonio for menor, mas desde que voce tenha ciencia de que provavelmente tera uma rentabilidade menor tambem. Hoje temos uma selic que esta em 11,25% mas a 3 anos atras ela estava em 2%. Desta forma, quando falamos de risco, ele se refere tambem ao risco de voce não alcançar a rentabilidade almejada com o passar dos anos.

Em relação a sua duvida de escolha dos titulos, esta sera feita baseado no ciclo de mercado. Na aula 17 do modulo 3 voce entendera o conceito do contrafluxo. Via de regra em um cenario de taxa de juros alta com expectativa de queda, iremos comprar titulos prefixados que irão travar a nossa rentabilidade em valores possivelmente maiores do que os oferecido futuramente. Ja no cenario inverso de taxa de juros baixa com expectativa de alta os titulos indexados a selic seriam mais indicados para aumentar a sua rentabilidade a medida que a selic sobe.

No meio disto tudo estão os titulos indexados ao IPCA. Os mesmo protegem o seu patrimonio da inflação e adicionam uma rentabilidade adicional a ela.

Contudo, antes de escolher os titulos para voce realizar seus investimentos, voce teria que ter assimilado estes conceitos para não realizar aportes sem conhecimento com chances maiores de cometer algum equivoco.

Procure assitir as aulas do modulo 3 de renda fixa e caso tenha alguma duvida especifica poste aqui na comunidade para podermos ajudar.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...