Jump to content
  • 0

Dúvidas na marcação a mercado


Pergunta

Tem 2 títulos com vencimento em 2027 no tesouro, um é pré-fixado + 10,01% e o outro é tesouro selic+0,010%. 
Em ambos dá uma rentabilidade parecida, o pré-fixado ganha com pouca diferença na simulação que fiz no site do tesouro, porém a rentabilidade do tesouro selic está marcada na selic atual, só que a estimativa é que ela caia este ano pra 9% e ano que vem pra 8%, atualmente está 11,25%. Sendo assim a rentabilidade será menor devido a queda da taxa. Seria interessante então pegar esse título atrelado a selic+0,10%, e fazer a marcação a mercado? Se sim, como eu faria essa marcação?

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
1 hora atrás, Adriano Umemura disse:

Bom dia @Diego Florentino Pinheiro Da Silva. Titulos do tesouro selic basicamente não sofrem de marcação a mercado, ja que o valor final do titulo é reajustado pela selic tambem.

Os titulos que sofrem de marcação são os prefixados e indexados ao IPCA.

Contudo, mais importante que escolher o titulo para tentar ter ganhos com a marcação, é escolher o titulo baseado no ciclo do mercado. Na aula 17 do módulo 3 voce tera a aula de contrafluxo, que ira explicar como é realiozado a escolha dos titulos

Via de regra, em um cenario de taxa de juros alta com expectativa de queda, voce escolhera titulos prefixados que irão travar a sua rentabilidade em valores possivelmente superiores aos oferecidos futuramente, alem de possibilitar ganhos com a marcação.

Em um cenario inverso, com taxa de juros baixa e expectativa de alta, voce ira aportar em titulos indexados a selic ou ao DI, para que a rentabilidade aumente a medida que a taxa seja reajustada.

Procure assistir a aula e caso alguma duvida persista poste aqui na comunidade para podermos ajudar.

Entendi. No final tem que dar R$1.000,00 independente da taxa, pois o valor do título será rebalanceado, certo?
Sobre o contrafluxo eu entendi, eu fiquei na dúvida por conta da possível queda da selic. A minha intenção era pegar um pré-fixado, mas apareceu este com praticamente o mesmo retorno, ai me gerou essa duvida. Obrigado Adriano.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Diego Florentino Pinheiro Da Silva disse:

Entendi. No final tem que dar R$1.000,00 independente da taxa, pois o valor do título será rebalanceado, certo?

Exatamente. No ato da compra o valor do titulo é calculado tomando como base o valor de R$1mil e a taxa oferecida

1 hour ago, Diego Florentino Pinheiro Da Silva disse:

Sobre o contrafluxo eu entendi, eu fiquei na dúvida por conta da possível queda da selic. A minha intenção era pegar um pré-fixado, mas apareceu este com praticamente o mesmo retorno, ai me gerou essa duvida. Obrigado Adriano.

No presente, os titulos irão ter um equilibrio na taxa oferecida. Por isso temos que pensar qual o titulo que se beneficiara no futuro. Este é o conceito do contrafluxo

  • Me ajudou 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...