Olá pessoal, estou com uma dúvida em relação à necessidade de uma pergunta no Diagrama do Cerrado.
Apesar de ter iniciado com as perguntas padrão, venho aos poucos adaptando conforme acredito que elas fazem ou não sentido para a montagem da minha carteira. Nesse ponto, estava em dúvida em relação à seguinte pergunta:
"A dívida líquida da empresa é menor que o lucro líquido dos últimos 12 meses?"
Fico em dúvida se a pergunta acima não fica um pouco redundante com a seguinte pergunta, também presente no meu diagrama:
'Div. Líquida/EBITDA é menor que 2 nos últimos 5 anos?"
Penso que caso uma empresa passe no primeiro ponto, ela obrigatoriamente passaria no segundo, visto que Lucro Líquido < EBITDA (na maioria dos casos), logo de Lucro Líquido > DL, DL/EBITDA < 2.
Ou seja, além de usar como critério de filtragem o DL/EBITDA ser < 3, estaria colocando outras duas perguntas para pontuar, uma sendo menor que dois e outra +/- como se devesse ser menor que 1.
Estou correto no meu raciocínio? Faz sentido excluir uma das perguntas? O que acham?
Pergunta
Murillo Augusto Bertolini
Olá pessoal, estou com uma dúvida em relação à necessidade de uma pergunta no Diagrama do Cerrado.
Apesar de ter iniciado com as perguntas padrão, venho aos poucos adaptando conforme acredito que elas fazem ou não sentido para a montagem da minha carteira. Nesse ponto, estava em dúvida em relação à seguinte pergunta:
"A dívida líquida da empresa é menor que o lucro líquido dos últimos 12 meses?"
Fico em dúvida se a pergunta acima não fica um pouco redundante com a seguinte pergunta, também presente no meu diagrama:
'Div. Líquida/EBITDA é menor que 2 nos últimos 5 anos?"
Penso que caso uma empresa passe no primeiro ponto, ela obrigatoriamente passaria no segundo, visto que Lucro Líquido < EBITDA (na maioria dos casos), logo de Lucro Líquido > DL, DL/EBITDA < 2.
Ou seja, além de usar como critério de filtragem o DL/EBITDA ser < 3, estaria colocando outras duas perguntas para pontuar, uma sendo menor que dois e outra +/- como se devesse ser menor que 1.
Estou correto no meu raciocínio? Faz sentido excluir uma das perguntas? O que acham?
Obrigado desde já!
Link para compartilhar
Top Posters For This Question
3
3
DIAS POPULARES
14/Mar
4
12/Mar
1
13/Mar
1
Top Posters For This Question
Adriano Umemura 3 posts
Murillo Augusto Bertolini 3 posts
DIAS POPULARES
14/Mar 2024
4 posts
12/Mar 2024
1 post
13/Mar 2024
1 post
Os mais famosos desse tópico
Adriano Umemura
Bom dia @Murillo Bertolini. Eu párticularmente utilizo a divida liquida / ebitda tomando como base de que, o lucro operacional sera direcionado para pagar o capital de terceiros e o capital proprio, e
Adriano Umemura
Um deles é a propria divida liquida / ebitda, ja que o ebitda reflete o potencial de geração de caixa da empresa. Alem dele eu não uso indicadores, mas avalio no resultado anual se houve geração
Murillo Augusto Bertolini
Olá pessoal, estou com uma dúvida em relação à necessidade de uma pergunta no Diagrama do Cerrado. Apesar de ter iniciado com as perguntas padrão, venho aos poucos adaptando conforme acredito que
5 respostas para essa pergunta
Recommended Posts