Jump to content
  • 0

"Setor" de moda no Brasil

Enzo Erbert

Pergunta

Olá, Comunidade!!
Estava interessado em estudar o setor de moda brasileiro (principalmente por estar vendo algumas coisas em relação à fusão da arezzo e grupo soma). Pensei que possa ser interessante ficar de olho no setor e entender um pouco mais para investir nessas empresas, ou em alguma outra do setor, no futuro.
Alguém ai sabe me dar um norte de por onde começar ou tem algum conhecimento sobre esse setor no Brasil? Sei que internacionalmente é um setor interessante com a presença da LVMH principalmente.

• Brabo 3
Link para compartilhar

1 resposta para essa pergunta

Recommended Posts

• 1

Oi, Enzo. 

Trabalho no setor de moda há uns dez anos e talvez não invista no setor exatamente por isso haha.
Não sei exatamente que tipo de informação você quer, mas como você pediu um norte vou te falar sobre uma dificuldade do setor, que é o estoque. Apesar de não ser perecível, o estoque de moda também tem prazo de validade curto e é bastante difícil planejar o estoque exato para não sobrar e ter vender tudo na liquidação ou fazer a quantidade necessária para suprir as vendas. A  produção - se for nacional - demora em média três meses para ficar pronta e ainda o tempo de ser distribuída para as lojas. Se você planejou um estoque menor de um produto que vendeu muito bem e acabou o estoque nestes meses de produção ou o produto já não está mais na moda ou já trocamos de estação.
Um exercício que eu faço para saber se as lojas estão indo bem é ver a quantidade de roupas nas araras. Espaço físico em loja é limitado e se as vendas não estão acontecendo as lojas vão ficando abarrotadas de roupas. Dá também para entrar no site e ver a quantidade de preço cheio e de produto em liquidação para ver se a marca está com uma margem saudável.

Outro ponto é que as empresas varejistas acabam vendendo produtos parcelados e a margem é calculada em cima do preço cheio da peça, então no final do parcelamento a peça estaria mais cara na loja e o cliente pagando o preço congelado de antes.

• Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• Criar novo...