Jump to content
  • 0

Investimentos no exterior - compensa para viver de renda?


Fabricio Luiz Tulini

Pergunta

Pessoal, bom dia! Sobre investimentos no exterior, fiquei com uma dúvida. 

Na fase de construção de patrimônio farei os aportes regularmente, reinvestindo os proventos, mas quando chegar na fase de "viver de renda" (por exemplo, dentro de 20 anos), compensaria transferir regularmente para o Brasil esses proventos? Sei que há imposto de 30% sobre dividendos nos EUA, mas há mais alguma tributação para transferir esses proventos para o Brasil?

Não tenho interesse em morar fora do país, minha preocupação é se a tributação para usufruir desse patrimônio no futuro acabaria consumindo boa parte da valorização obtida ao longo dos anos.

Obrigado!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

1 resposta para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
2 minutes ago, Fabricio Luiz Tulini disse:

Pessoal, bom dia! Sobre investimentos no exterior, fiquei com uma dúvida. 

Na fase de construção de patrimônio farei os aportes regularmente, reinvestindo os proventos, mas quando chegar na fase de "viver de renda" (por exemplo, dentro de 20 anos), compensaria transferir regularmente para o Brasil esses proventos? Sei que há imposto de 30% sobre dividendos nos EUA, mas há mais alguma tributação para transferir esses proventos para o Brasil?

Não tenho interesse em morar fora do país, minha preocupação é se a tributação para usufruir desse patrimônio no futuro acabaria consumindo boa parte da valorização obtida ao longo dos anos.

Obrigado!

Bom dia @Fabricio Luiz Tulini. Voce teria que considerar tambem o cambio, ja que o mesmo alem da variação cambial possui o spread de compra e venda

Contudo, na minha opinião, quando decidimos investir no exterior o objetivo principal seria diversificar parte do nosso patrimonio em uma moeda historicamente mais forte do que o real. Desta forma, ao se tomar esta decisão, o ideal seria tentar manter este percentual do patrimonio dolarizado, utilizando ele no exterior e trazendo para o Brasil caso realmente seja necessario, ja que os custos para esta alocação de patrimonio podem consumir parte da sua rentabilidade.

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...