Daniel Araujo Rodrigues Venancio Postado 16 de MarƧo Compartilhar Postado 16 de MarƧo Bom dia...Ā Sou da turma da 28 e estou ainda meio lento nas aulas, terminei agora sobre FIIĀ“s, o que nĆ£o entendo Ć© na aula (e talvez isso seja pela regiĆ£o em que moro) Ć© a questĆ£o da valorizaĆ§Ć£o patrimonial do FIIĀ“s. Vejo os graficos por exemplo do VISC11, em marƧo de 2019 a cota estava custando cerca de 108 reais e hoje em marƧo de 2024 a cota custa 121,50 com uma valorizaĆ§Ć£o de 12,5%. O meu questionamento vem pq na aula 16 do modulo 4 vc menciona que comparaĆ§Ć£o entre imovel proprio e FII os dois tem ganho de na valorizaĆ§Ć£o mas se observar esse valor da cota o percentual Ć© muito baixo em 5 anos e na minha regiĆ£o a valorizaĆ§Ć£o nesse periodo um apartamento (usado) eu tive uma valorizaĆ§Ć£o de 50% porem realmente o aluguel tem um percentual menor mesmo. O valor da cota para entrar no fundo nĆ£o tem nada haver com sua valorizaĆ§Ć£o (igual uma aĆ§Ć£o)?Ā Abaixo coloquei um do funds explorer que mostra uma valorizaĆ§Ć£o de quase 20% no fundo em 12 meses mas o valor da cota segue com uma desvalorizaĆ§Ć£o em 12 meses. Me ajude a entender essa valorizaĆ§Ć£o por favor. Obs.: A casa em moro tive uma valorizaĆ§Ć£o de quase 450% em 6 anos. Aqui a valorizaĆ§Ć£o Ć© muito grande. Link para compartilhar Share on other sites Mais opƧƵes...
1 Adriano Umemura Postado 17 de MarƧo Compartilhar Postado 17 de MarƧo 19 horas atrĆ”s, Daniel Araujo Rodrigues Venancio disse: O meu questionamento vem pq na aula 16 do modulo 4 vc menciona que comparaĆ§Ć£o entre imovel proprio e FII os dois tem ganho de na valorizaĆ§Ć£o mas se observar esse valor da cota o percentual Ć© muito baixo em 5 anos e na minha regiĆ£o a valorizaĆ§Ć£o nesse periodo um apartamento (usado) eu tive uma valorizaĆ§Ć£o de 50% porem realmente o aluguel tem um percentual menor mesmo. Bom dia @Daniel Araujo Rodrigues Venancio. Sim, a valorizaĆ§Ć£o imobiliaria depende de cada regiĆ£o, ainda mais levando em conta empreendimentos residenciais em areas que podem estar sofrendo um processo de crescimento ou expansĆ£o. Contudo um fator a se atentar Ć© a diferenƧa de liquidez destes empreendimentos. Imagine o que seria mais facil de realizar uma venda, uma kitinete ou um shopping de milhƵes de reais. A vantagem de um fundo imobiliario Ć© que ele lhe entrega uma liquidez maior para estes tipos de ativos. Geralmente em fundos imobiliarios o valor da cota seguira, via de regra uma valorizaĆ§Ć£o anual do IPCA, que seria uma media da valorizaĆ§Ć£o dos imoveis. Ja os rendimentos entregues sĆ£o superiores aos alugueis, por se tratar de empreendimentos comerciais e por serem isentos de IR 19 horas atrĆ”s, Daniel Araujo Rodrigues Venancio disse: O valor da cota para entrar no fundo nĆ£o tem nada haver com sua valorizaĆ§Ć£o (igual uma aĆ§Ć£o)? Podem haver distorƧƵes no mercado, assim como em aƧƵes, mas em niveis bem mais brandos. A maior parte dos investidores tem o entendimento da relaĆ§Ć£o destes tipo de ativos com o valor patrimonial, diferente de aƧƵes que o valor operacional tem que ser quantificado atravĆ©s dos resultados futuros. 20 horas atrĆ”s, Daniel Araujo Rodrigues Venancio disse: Abaixo coloquei um do funds explorer que mostra uma valorizaĆ§Ć£o de quase 20% no fundo em 12 meses mas o valor da cota segue com uma desvalorizaĆ§Ć£o em 12 meses. Me ajude a entender essa valorizaĆ§Ć£o por favor. Teria que ser analisado qual a relaĆ§Ć£o preƧo/valor patrimonial, tanto no inicio destes 12 meses como no final. Pode ser que quando o grafico foi iniciado o mercado se encontrava em um momento de euforia com investidores pagando mais caro pela cota, tendo uma correĆ§Ć£o com o passar do ano. Pode ser tambem que o fundo comeƧou a passar por algum problema de inadimplencia ou de vacancia comprometendo os seus rendimentos. Desta forma o mercado penaliza o fundo em relaĆ§Ć£o ao preƧo da sua cota. 20 horas atrĆ”s, Daniel Araujo Rodrigues Venancio disse: Obs.: A casa em moro tive uma valorizaĆ§Ć£o de quase 450% em 6 anos. Aqui a valorizaĆ§Ć£o Ć© muito grande. Acredito que em determinadas regiƵes a valorizaĆ§Ć£o imobiliaria Ć© enorme. Contudo, somente um ponto a se pensar. O ganho com a valorizaĆ§Ć£o somente acontece com a efetiva venda e recebimento do valor. Trazendo essa linha de pensamento para o mercado de aƧƵes por exemplo. Uma pessoa sĆ³ teve ganhos ou prejuizo com a aĆ§Ć£o de uma determinada empresa a partir do momento em que ela vendeu a aĆ§Ć£o. Enquanto ela esta de posse dela o preƧo pode ser somente um delirio do mercado, ou a situaĆ§Ć£o da empresa pode mudar com o passar dos anos Em imoveis, jaĀ tive contato a 20 anos atras com imoveis que eram extremamente valorizados e procurados, mas devido a mudanƧas do perfil dos consumidores (tamanho do imovel, estrutura oferecida, regiĆ£o) hoje sĆ£o verdadeiros elefantes brancos, ou seja, o proprietario nĆ£o sabe o que fazer com eles, trazendo somente custos e um valor de venda reduzido. 1 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opƧƵes...
Pergunta
Daniel Araujo Rodrigues Venancio
Bom dia...Ā
Sou da turma da 28 e estou ainda meio lento nas aulas, terminei agora sobre FIIĀ“s, o que nĆ£o entendo Ć© na aula (e talvez isso seja pela regiĆ£o em que moro) Ć© a questĆ£o da valorizaĆ§Ć£o patrimonial do FIIĀ“s. Vejo os graficos por exemplo do VISC11, em marƧo de 2019 a cota estava custando cerca de 108 reais e hoje em marƧo de 2024 a cota custa 121,50 com uma valorizaĆ§Ć£o de 12,5%. O meu questionamento vem pq na aula 16 do modulo 4 vc menciona que comparaĆ§Ć£o entre imovel proprio e FII os dois tem ganho de na valorizaĆ§Ć£o mas se observar esse valor da cota o percentual Ć© muito baixo em 5 anos e na minha regiĆ£o a valorizaĆ§Ć£o nesse periodo um apartamento (usado) eu tive uma valorizaĆ§Ć£o de 50% porem realmente o aluguel tem um percentual menor mesmo. O valor da cota para entrar no fundo nĆ£o tem nada haver com sua valorizaĆ§Ć£o (igual uma aĆ§Ć£o)?Ā Abaixo coloquei um do funds explorer que mostra uma valorizaĆ§Ć£o de quase 20% no fundo em 12 meses mas o valor da cota segue com uma desvalorizaĆ§Ć£o em 12 meses. Me ajude a entender essa valorizaĆ§Ć£o por favor.
Obs.: A casa em moro tive uma valorizaĆ§Ć£o de quase 450% em 6 anos. Aqui a valorizaĆ§Ć£o Ć© muito grande.
Link para compartilhar
Top Posters For This Question
1
1
DIAS POPULARES
17/Mar
1
16/Mar
1
Top Posters For This Question
Adriano Umemura 1 post
Daniel Araujo Rodrigues Venancio 1 post
DIAS POPULARES
17/Mar 2024
1 post
16/Mar 2024
1 post
Os mais famosos desse tĆ³pico
Adriano Umemura
Bom dia @Daniel Araujo Rodrigues Venancio. Sim, a valorizaĆ§Ć£o imobiliaria depende de cada regiĆ£o, ainda mais levando em conta empreendimentos residenciais em areas que podem estar sofrendo um processo
Posted Images
1 resposta para essa pergunta
Recommended Posts