Jump to content
  • 0

Dúvida sobre divida liquida


Rafael Eich da Silva

Pergunta

Boa noite!
Pessoal, estou com uma dúvida relacionado a alguns indicadores fundamentalistas, estou montando minha carteira, já adicionei alguns setores e agora nesse momento estava dando uma olhada em empresas do setor financeiro, ITAU, BRADESCO.
Durante minha análise percebi que os bancos normalmente não possuem informações de divida liquida, por exemplo o ITAU, estava usando normalmente a relação entre divida liquida e EBITIDA pra verificar o endividamento das empresas, mas como nesses casos não existe essa informação, como eu deveria analisar a dívida desses bancos?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 1
Just now, Rafael Eich da Silva disse:

Boa noite!
Pessoal, estou com uma dúvida relacionado a alguns indicadores fundamentalistas, estou montando minha carteira, já adicionei alguns setores e agora nesse momento estava dando uma olhada em empresas do setor financeiro, ITAU, BRADESCO.
Durante minha análise percebi que os bancos normalmente não possuem informações de divida liquida, por exemplo o ITAU, estava usando normalmente a relação entre divida liquida e EBITIDA pra verificar o endividamento das empresas, mas como nesses casos não existe essa informação, como eu deveria analisar a dívida desses bancos?

Boa tarde @Rafael Eich da Silva. Bancos não possuem dividas, pelo menos da forma que avaliamos nas demais empresas. As dividas que os bancos possuem fazem parte da sua operação, ja que eles ganham no spread entre dinheiro captado de agentes superavitarios e o dinheiro emprestado para os agentes deficitarios

Voce pode avaliar o nivel de solvencia das instituições financeiras através do indice de Basileia e de Imobilização.

O Índice de Basileia determina a relação entre o capital próprio da instituição e o capital de terceiros (captações) que será exposto a risco por meio da carteira de crédito. Por exemplo, se um banco possui Índice de Basiléia de 20%, significa que, para cada R$ 100,00 emprestados, o banco possui patrimônio de R$ 20. O índice mínimo exigido pelo Banco Central do Brasil é 11%.

Quanto mais reduzido o Índice de Imobilização, maior agilidade terá o banco para usar seu patrimônio a fim de honrar seus compromissos. Por exemplo, se um banco possui Índice de Imobilização de 30%, significa que, a cada R$ 100,00 em seu patrimônio, R$ 30,00 estarão investidos em bens que não possuem uma liquidez imediata, ou seja, imobilizado em imóveis, veículos, materiais, etc. O índice máximo tolerado pelo Banco Central do Brasil é 50%.

Indicadores como de liquidez corrente (ativo circulante / passivo circulante) ajudam a entender tambem como a empresa opera em relação as suas obrigações de curto prazo.

E por fim, caso queira ir um pouco mais a fundo, poder estudar a composição da carteira de credito da instituição é interessante, ja que um grau de inadimplencia alta podera comprometer a operação da empresa desde o não pagamento até o provisionamento para devedores.

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...