Jump to content
  • 0

Fluxo de caixa livre


Pergunta

Resolvi colocar no meu diagrama a seguinte pergunta: "O fluxo de caixa livre do ultimo ano cobre os custos do próximo semestre? (fluxo de caixa livre/custo maior que 0,5)". Meu objetivo seria identificar empresas que, em caso de alguma calamidade não recorrente, possam custear sua produção por um semestre mesmo sem receber nada, apenas torrando o seu caixa (deixo livre a opinião de vocês se faz sentido pensar nisso).

Porém fiquei com algumas duvidas:

1) Percebi que a formula de definir Fluxo de Caixa Livre (FCL) é diferente e algumas plataformas, em qual devo confiar?.

Status Invest faz FCL = Fluxo de Caixa Operacional (FCO) + Fluxo de Caixa de Investimento (FCI)
Tradeview faz FCL = FCO - CAPEX
Outros lugares ja vi fazer FCL = Fluxo de Caixa Operacional (FCO) + Fluxo de Caixa de Investimento (FCI) + Fluxo de Caixa das Atividades de Financiamento (FCF)

Em um caso especifico, estou vendo a VVEO3, em 2022:
No Status Invest ela me diz FCL = -1.226,19
No Tradeview ela me diz FCL = 380.51
No Formulário de Referência da VVEO3 me diz FCL = FCO + FCI + FCF = -322.288 (Aumento das Disponibilidades)

Além disso, reparei que esses valores parecem ser de aumento/diminuição de caixa, não o valor final.
Vendo a VVEO3, em 3T23: 
No Tradeview ela me diz FCL = ‪‪89.87
Resultado trimestral da VVEO3 me diz FCL = 122,7 - 419,1 + 713,8 = 417,4

E no fim me diz que caixa final foi para 1033,9.

2) Queria entender a diferença desses tipos de caixas, ou até outros que existam e eu não citei aqui: FCL, FCI, FCF, FCO, Caixa Final.

3) Esses indicadores são de aumento/diminuição do caixa, ou quanto está o caixa atualmente? Ex: Se eu digo que FCO em 2023 foi de 200 Mi, significa que o caixa aumentou 200 Mi ou ele É 200 MI agora? Essa pergunta vale para todos os outros tipos de caixa que citei na pergunta 2.

 

Link para compartilhar
Share on other sites

8 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
9 horas atrás, Gabriel De Oliveira Santana disse:

Resolvi colocar no meu diagrama a seguinte pergunta: "O fluxo de caixa livre do ultimo ano cobre os custos do próximo semestre? (fluxo de caixa livre/custo maior que 0,5)". Meu objetivo seria identificar empresas que, em caso de alguma calamidade não recorrente, possam custear sua produção por um semestre mesmo sem receber nada, apenas torrando o seu caixa (deixo livre a opinião de vocês se faz sentido pensar nisso).

Bom dia @Gabriel De Oliveira Santana. E como voce determinou os custos do proximo semestre?

9 horas atrás, Gabriel De Oliveira Santana disse:

1) Percebi que a formula de definir Fluxo de Caixa Livre (FCL) é diferente e algumas plataformas, em qual devo confiar?.

Status Invest faz FCL = Fluxo de Caixa Operacional (FCO) + Fluxo de Caixa de Investimento (FCI)
Tradeview faz FCL = FCO - CAPEX
Outros lugares ja vi fazer FCL = Fluxo de Caixa Operacional (FCO) + Fluxo de Caixa de Investimento (FCI) + Fluxo de Caixa das Atividades de Financiamento (FCF)

Primeiramente temos que diferenciar 2 fluxos de caixa livre, o fluxo de caixa livre da empresa (FCFF) e o fluxo de caixa livre para o acionista (FCFE). O fluxo de caixa livre para a empresa ira considerar o fluxo de caixa operacional e o fluxo de caixa de investimentos. O resultado sera usado para gerar valor para o credor e para o acionista

Quando adicionamos o Fluxo de caixa de financiamento, retiramos o valor direcionado para capital de terceiros, resultando no FCFE ou o fluxo de caixa para o acionista

A projeção do FCFE que é usado no valuation utilizando o fluxo de caixa descontado

9 horas atrás, Gabriel De Oliveira Santana disse:

Além disso, reparei que esses valores parecem ser de aumento/diminuição de caixa, não o valor final.

O FCFE de um exercicio é o valor que aumentou ou drenou do caixa do exercicio anterior. O valor final do caixa voce encontra no balanço patrimonial

9 horas atrás, Gabriel De Oliveira Santana disse:

2) Queria entender a diferença desses tipos de caixas, ou até outros que existam e eu não citei aqui: FCL, FCI, FCF, FCO, Caixa Final.

Veja se com as informações que coloquei acima as duvidas são esclarecidas

9 horas atrás, Gabriel De Oliveira Santana disse:

3) Esses indicadores são de aumento/diminuição do caixa, ou quanto está o caixa atualmente? Ex: Se eu digo que FCO em 2023 foi de 200 Mi, significa que o caixa aumentou 200 Mi ou ele É 200 MI agora? Essa pergunta vale para todos os outros tipos de caixa que citei na pergunta 2.

Se é apresentado que o FCO foi de R$200MM siginica que a opreação da empresa gerou um caixa de R$200MM

Veja que o fluxo de caixa reflete um regime de caixa enquanto que o valor do caixa é reflexo de um regime de competencia

Por exemplo. Suponhamos que eu tenha uma loja e compre um produto para revender. Eu negocio um prazo de 60 dias para pagar o meu fornecedor e vendo o meu produto dividido em 5x. Quando eu efetuo a compra do meu fornecedor e a venda para o meu cliente, estes valores entram no balanço patrimonial, mesmo basicamente não sendo gerado nenhum fluxo de caixa

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
19 horas atrás, Adriano Umemura disse:

Bom dia @Gabriel De Oliveira Santana. E como voce determinou os custos do proximo semestre?

@Adriano Umemura Meu texto ficou mal redigido. Eu uso os custos do TTM, e uso ele "supor" que no próximo semestre, o custo será metade disso. Sobre o porquê de usar um semestre, resposta: totalmente arbitrário, a maioria das empresas que eu peguei pra analisar não estão cumprindo esse critério e me pareceu um valor de corte bom.
 

19 horas atrás, Adriano Umemura disse:

Primeiramente temos que diferenciar 2 fluxos de caixa livre, o fluxo de caixa livre da empresa (FCFF) e o fluxo de caixa livre para o acionista (FCFE). O fluxo de caixa livre para a empresa ira considerar o fluxo de caixa operacional e o fluxo de caixa de investimentos.

Então FCFF = FCI + FCO certo?
 

19 horas atrás, Adriano Umemura disse:

O resultado sera usado para gerar valor para o credor e para o acionista

O que significa "gerar valor para o credor e para o acionista" e porque é o FCFF que me indica isso? O FCO eu entendi que é o resultado do que entra e sai relacionado à operação, agora o FCI eu não entendi bem o que é, talvez seja por isso que não entendi muito bem o FCFF
 

19 horas atrás, Adriano Umemura disse:

Quando adicionamos o Fluxo de caixa de financiamento, retiramos o valor direcionado para capital de terceiros, resultando no FCFE ou o fluxo de caixa para o acionista

Então FCFE = FCI + FCO + FCF certo?
O que seria um "valor direcionado para capital de terceiros"?
Também não entendi muito bem o que é FCF, por conta disso não entendi bem o FCFE

19 horas atrás, Adriano Umemura disse:

A projeção do FCFE que é usado no valuation utilizando o fluxo de caixa descontado

Porque eu uso apenas FCFE para avaliar a empresa?
"fluxo de caixa descontado" mais um Fluxo de Caixa que não sei muito bem o que é


São tantos Fluxos de Caixa que me deixam confuso em saber a diferença de um pro outro. As vezes parece que cada lugar que pesquiso um Fluxo de Caixa, me traz uma definição diferente.


A minha preocupação era esta daqui abaixo e me pareceu que comparar Fluxo de Caixa Livre e Custo seria uma boa, mas agora eu não tenho certeza se essa comparação realmente faz sentido.

On 20/03/2024 at 23:02, Gabriel De Oliveira Santana disse:

Meu objetivo seria identificar empresas que, em caso de alguma calamidade não recorrente, possam custear sua produção por um semestre mesmo sem receber nada, apenas torrando o seu caixa (deixo livre a opinião de vocês se faz sentido pensar nisso).

Editado por Gabriel De Oliveira Santana
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Gabriel De Oliveira Santana disse:

Meu texto ficou mal redigido. Eu uso os custos do TTM, e uso ele "supor" que no próximo semestre, o custo será metade disso. Sobre o porquê de usar um semestre, resposta: totalmente arbitrário, a maioria das empresas que eu peguei pra analisar não estão cumprindo esse critério e me pareceu um valor de corte bom.

Ao inves de calcular desta forma, na minha opinião, o melhor seria realizar simulações de receitas baseado nas margens apresentadas no ultimo exercicio, ou na previsão para o proximo exercicio e verificar qual o impacto no caixa. Porque alem dos custos o que mais pressiona o caixa são as dividas. Os custos tem muita relação com a receita, ja as adividas independem dela

3 horas atrás, Gabriel De Oliveira Santana disse:

Então FCFF = FCI + FCO certo?

Correto

3 horas atrás, Gabriel De Oliveira Santana disse:

O que significa "gerar valor para o credor e para o acionista" e porque é o FCFF que me indica isso?

O valor de uma empresa é a sua capacidade de gerar caixa no futuro. Por exemplo, suponhamos que eu monte uma padaria e gaste R$100mil. A medida que minha operação começa a funcionar e ela gerar lucro e caixa, se eu for vender a minha padaria ela não custa somente R$100mil. Elas custa os fluxos de caixa futuros. O valor operacional da empresa deve ser maior do que seu valor patrimonial, senão é melhor vender tudo e encerrar a operação

E são os fluxos de caixa representados no FCFF que irão "pagar" os credores e o acionista

3 horas atrás, Gabriel De Oliveira Santana disse:

O FCO eu entendi que é o resultado do que entra e sai relacionado à operação, agora o FCI eu não entendi bem o que é, talvez seja por isso que não entendi muito bem o FCFF

O FCI é o fluxo de caixa de investimentos, ou a grosso modo a representação do capex. Veja que para uma empresa manter um percentual de crescimento ela deve investir ao menos o que foi investido no ultimo exercicio. Sem investimento a empresa não cresce

3 horas atrás, Gabriel De Oliveira Santana disse:

Então FCFE = FCI + FCO + FCF certo?

Correto

3 horas atrás, Gabriel De Oliveira Santana disse:

O que seria um "valor direcionado para capital de terceiros"?

O capital de uma empresa é composto pelo capital proprio que é o capital do acionista (patrimonio liquido) e pelo capital de terceiros que são as dividas. No Fluxo de caixa de financiamento FCF são pagos amortização de dividas ou são adquiridas mais dividas. Então este fluxo de caixa é direcionado para o capital de terceiros, ou seja para o credor.

Dentro deste fluxo de caixa são descontados tambem os dividendos pagos aos acionistas. O que sobra é o FCFE ou o Fluxo de Caixa Livre para o acionista

3 horas atrás, Gabriel De Oliveira Santana disse:

Porque eu uso apenas FCFE para avaliar a empresa?
"fluxo de caixa descontado" mais um Fluxo de Caixa que não sei muito bem o que é

O valor da ação é o valor do acionista. Então quando vamos tentar determinar o valor intrinseco de uma empresa, ou como chamam no mercado, o valor justo, utilizamos aquilo que cabe somente ao acionista que seria o FCFE

Para isso utilizamos o fluxo de caixa descontado que é uma das forma de realizar o valuation da empresa. De forma resumida, no fluxo de caixa descontado nós projetamos os FCFF futuros e trazemos a valor presente por uma taxa de desconto que reflete o risco da empresa. Com este valor presente determinamos o EV ou Enterprise Value que seria o valor da empresa. Como queremos o valor para o acionista, pegamos o EV somamos o caixa e descontamos a divida chegando no EQ ou Equity Value que seria o valor para o acionista. Dividindo este valor pelo numero de ações encontramos o valor justo ou valor intrinseco

3 horas atrás, Gabriel De Oliveira Santana disse:

São tantos Fluxos de Caixa que me deixam confuso em saber a diferença de um pro outro. As vezes parece que cada lugar que pesquiso um Fluxo de Caixa, me traz uma definição diferente.


A minha preocupação era esta daqui abaixo e me pareceu que comparar Fluxo de Caixa Livre e Custo seria uma boa, mas agora eu não tenho certeza se essa comparação realmente faz sentido.

Vou deixar abaixo um print do DFC (Demonstrativo de Fluxo de Caixa) da Ambev deste ultimo exercicio. Nele voce consegue visualizar o Fluxo de caixa operacional, Fluxo de Caixa de Investimentos e o Fluxo de Caixa de financiamento, chegando no valor final que gera ou drena o caixa da empresa, a qual seria o FCFE. Acredito que analisando este print voce conseguira entender melhor. Considere o resultado consolidado da empresa

 

 

Captura de Tela 2024-03-22 às 07.41.03.png

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
15 horas atrás, Adriano Umemura disse:

Ao inves de calcular desta forma, na minha opinião, o melhor seria realizar simulações de receitas baseado nas margens apresentadas no ultimo exercicio, ou na previsão para o proximo exercicio e verificar qual o impacto no caixa. Porque alem dos custos o que mais pressiona o caixa são as dividas. Os custos tem muita relação com a receita, ja as adividas independem dela

Não entendi muito bem como ficaria formula.

Mas todo o resto da explicação eu entendi, inclusive voltei na sua primeira resposta e começou a fazer sentido pra mim

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Ainda fiquei confuso de como melhorar/substituir esse critério do meu diagrama.
Você citou tentar uma previsão da receita e depois cita importância de analisar não só custos, mas sim também a amortização de dividas. Você me deu os dados, mas não entendi o que faço com eles, que formula eu monto e o resultado disso vai me trazer o que?

Pra mim ficou estranho porque desde o início, a minha preocupação foi justamente com a falta de receita não recorrente por algum desastre/sazonalidade muito aguda. O que me motivou a criar esse critério foi quando fui analisar a ENAT3, que no 3T23 teve boa parte da produção de petróleo paralisada para manutenção do sistema de bombeio deles no maior campo de exploração que eles tinham, Campo Atlanta (aliás criei um 2º critério junto no meu diagrama para identificar empresas com que são "monoativo").

image.png.5578d2e680c4534d60b0c19121bae06e.png

O que me veio na cabeça foi: "e se acontecer algo assim e a empresa não tiver caixa para honrar seus compromissos até que a receita volte ao normal? então tenho que me preocupar se ela tem caixa". Claro que ela poderia fazer novas dividas para pagar no futuro e seguir a vida, mas fazer isso toda hora e, principalmente, se já for muito endividada, me parece pouco razoável, melhor que ela tenha caixa pra sobreviver sozinha. Esse foi meu raciocínio, parece fazer sentido ou é muita paranoia?

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 minute ago, Gabriel De Oliveira Santana disse:

Ainda fiquei confuso de como melhorar/substituir esse critério do meu diagrama.
Você citou tentar uma previsão da receita e depois cita importância de analisar não só custos, mas sim também a amortização de dividas. Você me deu os dados, mas não entendi o que faço com eles, que formula eu monto e o resultado disso vai me trazer o que?

Pra mim ficou estranho porque desde o início, a minha preocupação foi justamente com a falta de receita não recorrente por algum desastre/sazonalidade muito aguda. O que me motivou a criar esse critério foi quando fui analisar a ENAT3, que no 3T23 teve boa parte da produção de petróleo paralisada para manutenção do sistema de bombeio deles no maior campo de exploração que eles tinham, Campo Atlanta (aliás criei um 2º critério junto no meu diagrama para identificar empresas com que são "monoativo").

image.png.5578d2e680c4534d60b0c19121bae06e.png

O que me veio na cabeça foi: "e se acontecer algo assim e a empresa não tiver caixa para honrar seus compromissos até que a receita volte ao normal? então tenho que me preocupar se ela tem caixa". Claro que ela poderia fazer novas dividas para pagar no futuro e seguir a vida, mas fazer isso toda hora e, principalmente, se já for muito endividada, me parece pouco razoável, melhor que ela tenha caixa pra sobreviver sozinha. Esse foi meu raciocínio, parece fazer sentido ou é muita paranoia?

Boa tarde @Gabriel De Oliveira Santana. Não, o seu raciocinio faz sentido. As empresas que melhor conseguiram superar os momentos de crise são as que apresentam um caixa robusto.

O que eu quis dizer foi que, muitos dos custos estão relacionados a operação, ou seja, não tendo receita a empresa não tera tambem muitos dos custos. Contudo, alguns custos são fixos e podem ser considerados nestes seus calculos. Mas o que mais irá comprometer, na minha opinião, é o pagamento de dividas, ja que independente se a operação esta rodando ou não elas terão que ser pagas.

Voce podera criar uma planilha do excell com as varias linhas dos demonstrativos financeiros e gerar simulações para ver quando o caixa "vira". Voce colocou um exemplo bem extremista, mas voce pode ir simulando por exemplo: no proximo exercicio se tiver uma redução de receita de 20%, mantidas as mesmas margens, o cronograma de amortização da divida, qual o impacto que isso tera no caixa

Dependendo da empresa e da sequencia de resultados negativos não precisaremos de nada muito extremo para que em poucos exercicios a operação acabe desandando.

Este exercicio não tem como objetivo prever o futuro, mas sim conseguir entender como o impacto de determinados resultados afetam a saude da empresa.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...