Resolvi colocar no meu diagrama a seguinte pergunta: "O fluxo de caixa livre do ultimo ano cobre os custos do próximo semestre? (fluxo de caixa livre/custo maior que 0,5)". Meu objetivo seria identificar empresas que, em caso de alguma calamidade não recorrente, possam custear sua produção por um semestre mesmo sem receber nada, apenas torrando o seu caixa (deixo livre a opinião de vocês se faz sentido pensar nisso).
Porém fiquei com algumas duvidas:
1) Percebi que a formula de definir Fluxo de Caixa Livre (FCL) é diferente e algumas plataformas, em qual devo confiar?.
Status Invest faz FCL = Fluxo de Caixa Operacional (FCO) + Fluxo de Caixa de Investimento (FCI)
Tradeview faz FCL = FCO - CAPEX
Outros lugares ja vi fazer FCL = Fluxo de Caixa Operacional (FCO) + Fluxo de Caixa de Investimento (FCI) + Fluxo de Caixa das Atividades de Financiamento (FCF)
Em um caso especifico, estou vendo a VVEO3, em 2022:
No Status Invest ela me diz FCL = -1.226,19
No Tradeview ela me diz FCL = 380.51
No Formulário de Referência da VVEO3 me diz FCL = FCO + FCI + FCF = -322.288 (Aumento das Disponibilidades)
Além disso, reparei que esses valores parecem ser de aumento/diminuição de caixa, não o valor final.
Vendo a VVEO3, em 3T23:
No Tradeview ela me diz FCL = 89.87
Resultado trimestral da VVEO3 me diz FCL = 122,7 - 419,1 + 713,8 = 417,4
E no fim me diz que caixa final foi para 1033,9.
2) Queria entender a diferença desses tipos de caixas, ou até outros que existam e eu não citei aqui: FCL, FCI, FCF, FCO, Caixa Final.
3) Esses indicadores são de aumento/diminuição do caixa, ou quanto está o caixa atualmente? Ex: Se eu digo que FCO em 2023 foi de 200 Mi, significa que o caixa aumentou 200 Mi ou ele É 200 MI agora? Essa pergunta vale para todos os outros tipos de caixa que citei na pergunta 2.
Pergunta
Gabriel De Oliveira Santana
Resolvi colocar no meu diagrama a seguinte pergunta: "O fluxo de caixa livre do ultimo ano cobre os custos do próximo semestre? (fluxo de caixa livre/custo maior que 0,5)". Meu objetivo seria identificar empresas que, em caso de alguma calamidade não recorrente, possam custear sua produção por um semestre mesmo sem receber nada, apenas torrando o seu caixa (deixo livre a opinião de vocês se faz sentido pensar nisso).
Porém fiquei com algumas duvidas:
1) Percebi que a formula de definir Fluxo de Caixa Livre (FCL) é diferente e algumas plataformas, em qual devo confiar?.
Status Invest faz FCL = Fluxo de Caixa Operacional (FCO) + Fluxo de Caixa de Investimento (FCI)
Tradeview faz FCL = FCO - CAPEX
Outros lugares ja vi fazer FCL = Fluxo de Caixa Operacional (FCO) + Fluxo de Caixa de Investimento (FCI) + Fluxo de Caixa das Atividades de Financiamento (FCF)
Em um caso especifico, estou vendo a VVEO3, em 2022:
No Status Invest ela me diz FCL = -1.226,19
No Tradeview ela me diz FCL = 380.51
No Formulário de Referência da VVEO3 me diz FCL = FCO + FCI + FCF = -322.288 (Aumento das Disponibilidades)
Além disso, reparei que esses valores parecem ser de aumento/diminuição de caixa, não o valor final.
Vendo a VVEO3, em 3T23:
No Tradeview ela me diz FCL = 89.87
Resultado trimestral da VVEO3 me diz FCL = 122,7 - 419,1 + 713,8 = 417,4
E no fim me diz que caixa final foi para 1033,9.
2) Queria entender a diferença desses tipos de caixas, ou até outros que existam e eu não citei aqui: FCL, FCI, FCF, FCO, Caixa Final.
3) Esses indicadores são de aumento/diminuição do caixa, ou quanto está o caixa atualmente? Ex: Se eu digo que FCO em 2023 foi de 200 Mi, significa que o caixa aumentou 200 Mi ou ele É 200 MI agora? Essa pergunta vale para todos os outros tipos de caixa que citei na pergunta 2.
Link para compartilhar
Top Posters For This Question
5
4
DIAS POPULARES
23/Mar
5
22/Mar
2
21/Mar
2
Top Posters For This Question
Gabriel De Oliveira Santana 5 posts
Adriano Umemura 4 posts
DIAS POPULARES
23/Mar 2024
5 posts
22/Mar 2024
2 posts
21/Mar 2024
2 posts
Os mais famosos desse tópico
Gabriel De Oliveira Santana
Não entendi muito bem como ficaria formula. Mas todo o resto da explicação eu entendi, inclusive voltei na sua primeira resposta e começou a fazer sentido pra mim
Adriano Umemura
Boa tarde @Gabriel De Oliveira Santana. Não, o seu raciocinio faz sentido. As empresas que melhor conseguiram superar os momentos de crise são as que apresentam um caixa robusto. O que eu quis di
Adriano Umemura
Ao inves de calcular desta forma, na minha opinião, o melhor seria realizar simulações de receitas baseado nas margens apresentadas no ultimo exercicio, ou na previsão para o proximo exercicio e verif
Posted Images
8 respostas para essa pergunta
Recommended Posts