Jump to content
  • 0

Um help aos colegas investidores para um trabalho da facul s2


Isadora Zenere Marcon

Pergunta

Bom dia!

Eu venho humildemente pedir uma ajudinha sobre algumas questões relacionadas à análise do Balanço Patrimonial e do DRE da BRF para um trabalho de faculdade sobre legislação tributária. Optamos por escolher uma SA por conta da publicação aberta dos valores, mas estou com algumas dificuldades de entender algumas contas desses dois documentos fiscais que citei.

OBS: Retirei das demonstrações individuais

Ajudinhas sobre o Balanço

Ativos não circulantes

image.png.ef3bfcdd2ff0bbe0cedb1fc22c5a1be9.png

Por que esses tributos diferidos estão nos Ativos Não Circulantes?

image.png.d9fd9a6114143015d1ab5ab23b9ef797.png

Novamente, por que esses tributos à recuperar estão na conta de ativo não circulante? 

eles contam de que forma no resultado? Deveriam estar aí?

 

Passívos circulantes 

image.png.46e321399d1f2ae97774721f34e746d9.png

Ali em cima é o compiladão de todos os tributos, isso? 

image.png.9284ad73ef2c6795c18bfa01ab8912ab.png

Porque a provisão conta no passivo circulante?

 

É isso que estou com maiores dúvidas e não consegui entender direito, mesmo com ajuda do amigo google. 

Bom... Coloquei o tópico nas ações porque se trata de questões relacionadas aos resultados de uma S/A, me desculpem caso tenha errado o tópico, estou começando a participar mais da comunidade

Anexei o arquivo que coletei esses trechinhos.

demonstração brf.pdf

Editado por Isadora Zenere Marcon
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Bom dia @Isadora Zenere Marcon. Não sou profissional da area de contabilidade, então vou fazer alguns comentarios baseado no relatorio da empresa.

Os seus prints não estão aparecendo para mim, analisarei então o balanço patrimonial apresentado

1 hora atrás, Isadora Zenere Marcon disse:

Por que esses tributos diferidos estão nos Ativos Não Circulantes?

 

Como a empresa possui prejuizos fiscais acumulados, estes estão reconhecidos no ativo, conforme expectativa de recuperabilidade. Os créditos fiscais diferidos ativos constituídos sobre prejuízos fiscais e base negativa de contribuição social relativos à Controladora e controladas domiciliadas no Brasil não possuem prazo de prescrição e sua compensação está limitada a 30% dos lucros tributáveis futuros. 

Na estimativa de realização dos créditos fiscais diferidos ativos constituídos sobre prejuízos fiscais e base negativa de contribuição social, a Administração considera seus planos orçamentário e estratégico, os quais foram aprovados pelo Conselho de Administração, ajustados por alterações em premissas econômicas e com base nas estimativas das principais adições e exclusões fiscais. O estudo de recuperabilidade é examinado pelo Conselho Fiscal e aprovado pelo Conselho de Administração da Companhia anualmente. Com base nesta estimativa, a Administração acredita que é provável que esses créditos fiscais diferidos sejam realizados conforme um cronograma apresentado na epoca de 2023 a 2032

2 horas atrás, Isadora Zenere Marcon disse:

Novamente, por que esses tributos à recuperar estão na conta de ativo não circulante? 

Estes lançamento estão dentro de "outros ativos não circulantes" mas não achei a descrição do que se trata. A linha de raciocinio pode ser a mesma estabelecida acima, somente não conseguindo identificar a fonte do tributo

2 horas atrás, Isadora Zenere Marcon disse:

Ali em cima é o compiladão de todos os tributos, isso? 

Não consegui ver o print. Em qual linha do balanço se encontra?

2 horas atrás, Isadora Zenere Marcon disse:

Porque a provisão conta no passivo circulante?

Vou dar a minha visão como um investidor e não como contador 😅. Os passivos de uma empresa juntamente com o patrimonio liquido, é o que financia os ativos. Desta forma provisões fiscais e trabalhistas se enquadrariam da mesma forma que o pagamento destas obrigações nos passivos circulantes da empresa. Provavelmente são discriminados separados no intuito de caracterizar como uma despesa não caixa

Dependendo de qual a sua disciplina da faculdade, talvez seja melhor consultar um profissional da area contabil. Como investidores, nossos olhos se voltam para informações especificas do demonstrativo financeiro, sendo que muitas linhas são ignoradas na analise

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Boa noite Adriano!!

Nossa foi ótimo, bem esclarecedor na verdade.

Sobre o primeiro print que faltou:
image.png.345feb76199caa31ccc9eb927763bafb.png

Eu acho que a explicação da primeira pergunta se encaixa aqui mesmo :D.

sobre o segundo print que vc pediu:

image.png.1b9f6526193173d0a4e48f60dc267ad5.png

Mas o que mais faz sentido é que isso se tratam dos tributos pagos efetivamente.

 

Muuuito obrigada pela sua ajuda!!!! Me esclareceu bastante e ajudou a complementar demais o trabalho. A visão do investidor também é válida, é mais um trabalho pra estimulhar os alunos a buscar sobre o assunto.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...