Jump to content

INVESTIMENTO NO EXTERIOR


Recommended Posts

Oi pessoal, tudo bem ? Estou fazendo o módulo de investimento no exterior, mas ainda não mandei nenhum dinheiro pra fora. Pela aula do Raul, parece ser loucura manter seu dinheiro apenas no Brasil,  a primeira impressão impressão é de estar perdendo grandes oportunidades no exterior.

Apesar desse primeiro ímpeto em começar a investir, vi alguns vídeos falando sobre Os Estados Unidos estarem imprimindo quantidades estratosféricas de dinheiro e grandes investidores vendendo ações. A conclusão alarmista que está se propagando, é a famosa CRISE ! kkk.

Neste cenário, com ações mais caras no exterior, seria a hora de iniciar os investimentos ?
Não seria burrice comprar na alta ?

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

31 minutes ago, Helio Bertolin disse:

Oi pessoal, tudo bem ? Estou fazendo o módulo de investimento no exterior, mas ainda não mandei nenhum dinheiro pra fora. Pela aula do Raul, parece ser loucura manter seu dinheiro apenas no Brasil,  a primeira impressão impressão é de estar perdendo grandes oportunidades no exterior.

Apesar desse primeiro ímpeto em começar a investir, vi alguns vídeos falando sobre Os Estados Unidos estarem imprimindo quantidades estratosféricas de dinheiro e grandes investidores vendendo ações. A conclusão alarmista que está se propagando, é a famosa CRISE ! kkk.

Neste cenário, com ações mais caras no exterior, seria a hora de iniciar os investimentos ?
Não seria burrice comprar na alta ?

Bom dia, Helio!

Ante ser tudo acho importante frisar que investir no exterior se faz com determinados objetivos.

Eu considero dois principais sendo:

- exposição a um mercado mais maduro e desenvolvido tendo uma diversificação até mesmo em setores que aqui no Brasil são pouco explorados (tecnologia por exemplo);

- proteção patrimonial tendo investimentos em uma moeda historicamente mais forte que o real.

Dado isso, você pode avaliar se na sua carteira faz sentido ter uma exposição de investimentos no exterior e o quanto seria este percentual que normalmente costuma ser baixo em comparação com outras classes de ativos que investimos bem como ter já um certo patrimônio investido para começar essa diversificação (a partir de uns 100mil como o próprio Raul costuma orientar).

 

Considero também fazer um raciocínio como buy and holders que somos aqui. Ativos bem escolhidos e geridos pelo diagrama do cerrado farão com que controlamos nossos aportes e aproveitemos oportunidades. E também acho válido lembrar que o mercado sempre se adequa no longo prazo.

Podemos lembrar do estouro da pandemia onde estávamos com as notícias do "fim do mundo" inclusive do mercado financeiro e cá estamos nós após uma senhora crise.

Em um mercado mais sólido como o dos EUA, na minha opinião não há muito momento certo para entrar. A princípio temos indícios de uma crise. E se ela não acontecer e o mercado só alavancar? Estaria ainda mais alto para os aportes e nós arrependeriamos com aquela dor de corno  😅

Se acontecer, podemos ver como uma janela de oportunidades.

E para ambos os casos, só conseguiríamos se estivermos posicionados.

 

(Não é recomendação de investimentos)

 

Espero que lhe ajude a pensar no tema!

  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

On 27/03/2024 at 14:36, Helio Bertolin disse:

Oi pessoal, tudo bem ? Estou fazendo o módulo de investimento no exterior, mas ainda não mandei nenhum dinheiro pra fora. Pela aula do Raul, parece ser loucura manter seu dinheiro apenas no Brasil,  a primeira impressão impressão é de estar perdendo grandes oportunidades no exterior.

Apesar desse primeiro ímpeto em começar a investir, vi alguns vídeos falando sobre Os Estados Unidos estarem imprimindo quantidades estratosféricas de dinheiro e grandes investidores vendendo ações. A conclusão alarmista que está se propagando, é a famosa CRISE ! kkk.

Neste cenário, com ações mais caras no exterior, seria a hora de iniciar os investimentos ?
Não seria burrice comprar na alta ?

Não tente acertar o c# da mosca. Monte sua posição no diagrama definindo os % e vá aportando mensalmente, naturalmente ao longo dos anos você terá comprado em variados preços.

Outro ponto, que uma das consequencias da impressão de dinheiro é a inflação, o que você também terá no Brasil, porém como você estará investindo em empresas, estas geralmente repassam a inflação ao consumidor o que acaba que te protejendo mesmo se vier a ter uma inflação descontrolada nos EUA ou globalmente.

Para finalizar, eu gosto de uma posição mais global, não concentrada apenas em EUA, então talvez também seria uma opção pra você, ETFs globais mais neutros, fator qualidade e/ou de REITs (já que imoveis geralmente tende a corrigir pela inflação também) por exemplo. 

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...