Jump to content

Reserva de Oportunidade


Recommended Posts

Pessoal, como vocês definem quando é o momento de usar a Reserva de Oportunidade? Agora parece um bom momento mas sempre tem algo acontecendo que faz parecer ser um bom momento. Como vocês fazem para definir entre esperar e desfazer a Reserva de Opotunidade para aportar?

Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 7
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

Creio que isso é muito pessoal. eu, por exemplo, não tenho uma reserva muito grande, por que não consigo deixar muito dinheiro parado sem investir em alguma coisa. Mas isso faz com que eu perca boas oportunidades. claro que existem situações em que até aquelas pessoas que nunca zeram suas reservas vão aportar bastante. Mas de forma geral, acho que o interessante é ir aproveitando as oportunidades, sempre acreditando que podem vir oportunidades melhores, ou seja, ir aportando aos poucos.
Link para compartilhar
Share on other sites

Recentemente vi uma aula do Raul Sena falando sobre isso, inclusive como baixar o PM, sobre a necessidade de aportes mensais e numa crise não comprar tudo de uma vez só. Achei interessante e racional. Sendo assim, vou usando a reserva de oportunidade aos poucos , mas confesso que é difícil optar por deixar o dinheiro "parado" rsrsrsrsrs
Link para compartilhar
Share on other sites

Márcia, isso realmente é bem relativo e complicado mesmo kkkkkk. Acho que o que você pode fazer é definir um percentual de preço (baseado no histórico, baseado talvez no preço intrínseco da fórmula de Graham ou o seu próprio) ou \% de queda (10\%, 15\%) para cada ação ou fii que desejas. Tendo uma queda grande em determinado momento e se aproximando do percentual de queda ou faixa de PREÇO determinado anteriormente, ai você usaria a reserva (percentual dela também).
Link para compartilhar
Share on other sites

Marcia Kazue Miyamoto Morizono não há uma regra para quando devemos usar a Reserva de Oportunidade, pois isto vai depender da estratégia de cada um. Como você disse “sempre tem algo acontecendo que faz parecer um bom momento”, e da mesma maneira alguém pode achar que o “bom momento” não é tão bom assim para a estratégia dela. O importante é analisar se dentro dos investimentos que você está estudando há alguma oportunidade e se houver, não “queimar” a sua reserva de oportunidade de uma vez só, pois amanhã podem haver novas oportunidades. Um momento claro para usarmos a reserva é quando o mercado está em baixa e aproveitamos para baixar o preço médio. Por exemplo, temos uma ação em carteira ao PM de R$50,00 e por conta de uma crise o preço atual está a R$25,00, assim podemos aproveitar parte da reserva de oportunidade para baixarmos o PM daquela ação, até vermos que a oportunidade passou. Espero ter ajudado.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 5 months later...
×
×
  • Criar novo...