Boa tarde! Tenho 44 anos, sou funcionário público, tenho uma renda de 15 mil mensal. Desejo ir para a reserva daqui a uns 10 - 15 anos. Ao ir para a reserva, me aposento com uma renda em torno de 18 mil mensal. Com os investimentos, pretendo apenas complementar a renda com uma retirada de uns 3 a 5 mil mensais.
Partindo desse intenção, como devo dividir minha carteira:
1. Renda fixa, ações pagadoras de dividendos e FIIs? Caso sim, qual seria proporção ideal (percentual de investimento)? 50% RF, 25% ações brasileiras e 25% FIIs (quanto de tijolos e quanto de papel)?
2. Das ações, seria mais interessante que fossem todas BLUE ships, lucrativas ou poderia ter TB algumas MID Caps? Caso sim, qual o percentual de ações de crescimento?
3. No começo, qual uma quantidade razoável de ações e FIIs (caso fossem entrar na minha carteira)?
Pergunta
Ricardo Lopes De Abreu
Boa tarde! Tenho 44 anos, sou funcionário público, tenho uma renda de 15 mil mensal. Desejo ir para a reserva daqui a uns 10 - 15 anos. Ao ir para a reserva, me aposento com uma renda em torno de 18 mil mensal. Com os investimentos, pretendo apenas complementar a renda com uma retirada de uns 3 a 5 mil mensais.
Partindo desse intenção, como devo dividir minha carteira:
1. Renda fixa, ações pagadoras de dividendos e FIIs? Caso sim, qual seria proporção ideal (percentual de investimento)? 50% RF, 25% ações brasileiras e 25% FIIs (quanto de tijolos e quanto de papel)?
2. Das ações, seria mais interessante que fossem todas BLUE ships, lucrativas ou poderia ter TB algumas MID Caps? Caso sim, qual o percentual de ações de crescimento?
3. No começo, qual uma quantidade razoável de ações e FIIs (caso fossem entrar na minha carteira)?
Grato,
Ricardo Abreu
Link para compartilhar
Top Posters For This Question
5
3
1
DIAS POPULARES
24/Abr
6
25/Abr
3
Top Posters For This Question
Ricardo Lopes De Abreu 5 posts
Adriano Umemura 3 posts
Alexandre Sales 1 post
DIAS POPULARES
24/Abr 2024
6 posts
25/Abr 2024
3 posts
Os mais famosos desse tópico
Adriano Umemura
Boa tarde @Ricardo Lopes De Abreu. Na minha opinião, para este intervalo de tempo, esta proporção estaria ok. Em relação aos fiis eu colocaria um percentual maior em fiis de tijolos 70 a 80% A
Alexandre Sales
Boa tarde Ricardo!! Você já chegou no módulo 8? Se não, o PIAR vai te ajudar com boa parte dessas perguntas! Te adianto que o ele vai dar respostas exatas, mas te ajudar a refletir um
Adriano Umemura
Não, seria de ativos pertencentes a mesma classe. Mas veja que trata-se somente de um estudo que demonstra que a partir deste numero a mitigação de risco vai perdendo o efeito, mas não necessariamente
8 respostas para essa pergunta
Recommended Posts