Jump to content
  • 0

isso é normal?


William Redig

Pergunta

Oi S@rdinhas, para quem busca proventos da carteira, ontem foi um dia parecido com Natal - não sabia que seria em maio.

Eventos que chamaram minha atenção:

CEMIG - estava negociando ontem a 14,50.  à noite foram anunciados proventos de aproximadamente 25 centavos por ação, acrescida de uma bonificação em ações de 30%, ao preço de 5,00/ação.

Duvidas:  eu considero que esses 30% foram uma forma de proventos em ações, agora dadas a 5,00 vs. os 14,50 do mercado secundário, o real valor desses "proventos" é de quase 70%.  30% x 12,00 (valor de mercado pós anuncio) / 5,00(preço pelo qual as ações foram me dadas.  Fazendo as contas, da 72%, fora os dividendos.  Meu modo de pensar está correto?  Bonificações dessa magnitude são uma coisa usual ou isso foi totalmente atípico?

TAESA - vai pagar em maio, entre excedente de lucro do ano passado, mais reservas incorporadas mais resultado do 1o trimestre, perto de 6,5% por ação, que dá um provento de quase 18%.  

Isso tudo está parecendo bom demais para ser verdade.

Terceira coisa:  quando uma empresa anuncia proventos, o % de dividendo ou JCP é calculado com base no preço do dia no mercado secundário; esse é o número mostrado em qualquer site que liste os proventos, incuindo a B3.  Eu acho mais certo calcular em função do meu PM, o que na maioria das vezes resulta num ganho percentual maior que a maioria dos portais divulgam.  A cada anúncio de provento, eu acumulo o valor em R$/ano que foi pago e acumulo também o % de DY na data do provento.  Isso está correto?  Alguém faz diferente?

Nota (com ares de triunfo):  Perguntei a uns amigos tr.ad.er.s se eles tinha TAESA e CEMIG na carteira.  A resposta:  Eu tinha, mais vendi, fiquei esperando cair para comprar novamente e acabou que nenhuma das duas caiu....  Resumindo, rolou mão de alface dos meus amigos.  Como é bom o buy and hold de empresas boas!!!

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

0 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

Ninguém respondeu essa pergunta ainda, alguém do time da UVP vai responde-la em breve.

invest
×
×
  • Criar novo...