Jump to content
  • 0

Aporte no exterior X cotação do dólar


Pergunta

Boa tarde pessoal!

Sou da turma 29 e estou com uma dúvida, como lidar com um "impasse"...

Como lidar com a situação de quando o diagrama não recomenda fazer aportes nos investimentos no exterior mas a cotação do dólar está bem atrativa? O mesmo vale para situação contrária. Teria que iniciar uma reserva em dólar também, mesmo não tendo um patrimônio expressivo ainda?

Já possuo alguns ETFs adquiridos antes de iniciar o curso da AUVP, e ia fazendo aportes regulares especialmente monitorando constantemente a cotação do dólar.

Fico grato se puder ter atenção de vocês para o meu questionamento!

Link para compartilhar
Share on other sites

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
4 horas atrás, Adriano Silva De Quadros disse:

Boa tarde pessoal!

Sou da turma 29 e estou com uma dúvida, como lidar com um "impasse"...

Como lidar com a situação de quando o diagrama não recomenda fazer aportes nos investimentos no exterior mas a cotação do dólar está bem atrativa? O mesmo vale para situação contrária. Teria que iniciar uma reserva em dólar também, mesmo não tendo um patrimônio expressivo ainda?

Já possuo alguns ETFs adquiridos antes de iniciar o curso da AUVP, e ia fazendo aportes regulares especialmente monitorando constantemente a cotação do dólar.

Fico grato se puder ter atenção de vocês para o meu questionamento!

Boa noite @Adriano Silva De Quadros. Se existe uma variavel que é dificil de acertar como serão as oscilações, é o cambio. Por isso que inumeras empresas expostas ao dolar tentam se proteger efetuando hedges e mesmo assim, dependendo da oscilação, não há proteção que acabe segurando. Vide a Klabin, a qual dos poucos prejuizos que teve foram devido a variação cambial.

Se para empresas ou mesmo profissionais do mercado esta variavel ja é uma incerteza, imagine para o pequeno investidor. O objetivo do diagrama do cerrado é tirar a nossa subjetividade em relação aos aportes, evitando que, baseado em decisões movidas por vieses ou heuristicas, assumimos condutas que não serão beneficas para nossa carteira.

Desta forma, defina o percentual de cada classe de ativos da sua carteira, responda as questões para definir os riscos dos ativos e deixe o diagrama te direcionar em relação aos aportes.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

O diagrama está ali para tirar exatamente esse pensamento de você.

Você está se guiando pelo emocional e não pelo racional, se ele não manda você investir lá fora é porque você está muito posicionado lá, comparado com a quantidade que você mesmo definiu antes.....

O diagrama está fazendo o que você pediu para ele fazer..... você definiu exemplo 20%... ele vai manter 20%..... de novo.... quem está te proibindo é você mesmo.... não o diagrama.... quer investir mais lá fora? aumenta a % de investimento no exterior......rs

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...