Jump to content
  • 0

Indicadores para Diagrama e pra vida!


Ricardo Fagundes

Pergunta

Fala pessoal, tudo bem?

Estou no momento de reavaliar a minha carteira, pois já concluí o curso. E para isso estou querendo uma ajuda de vocês, principalmente dos mais antigos e que já estão a mais tempo na estrada dos investimentos do que eu. 
Quais são os principais indicadores pra vcs avaliarem as ações, fiis, etfs, stocks e reits, que vcs usam pra ajudar na hora da escolha do que entra ou não na carteira. 

Sei que é bem mais complexo do que isso, mas estou aqui querendo ampliar os meus horizontes, fazer correções na carteira e pra isso quero mesclar as minhas "regras" e indicadores, junto com os dos mais experientes. 

Então pra exemplificar, pra mim por exemplo, em FIIs, eu não compro, mesmo já investindo em FII com P/VP acima de 1,10, ou com vacância acima de 20%. Esses são dois exemplos, se puderem compartilhar o de vcs, assim isso vai me ajudar nessas correções e aportes futuros. 

Valeu demais gente. 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
53 minutes ago, Ricardo Fagundes disse:

Fala pessoal, tudo bem?

Estou no momento de reavaliar a minha carteira, pois já concluí o curso. E para isso estou querendo uma ajuda de vocês, principalmente dos mais antigos e que já estão a mais tempo na estrada dos investimentos do que eu. 
Quais são os principais indicadores pra vcs avaliarem as ações, fiis, etfs, stocks e reits, que vcs usam pra ajudar na hora da escolha do que entra ou não na carteira. 

Sei que é bem mais complexo do que isso, mas estou aqui querendo ampliar os meus horizontes, fazer correções na carteira e pra isso quero mesclar as minhas "regras" e indicadores, junto com os dos mais experientes. 

Então pra exemplificar, pra mim por exemplo, em FIIs, eu não compro, mesmo já investindo em FII com P/VP acima de 1,10, ou com vacância acima de 20%. Esses são dois exemplos, se puderem compartilhar o de vcs, assim isso vai me ajudar nessas correções e aportes futuros. 

Valeu demais gente. 

Bom dia, Ricardo!

 

Então vou comentar um pouquinho aqui sobre como faço em alguns casos. Espero que te ajude de alguma forma!

 

Primeiro de tudo acho importante frisar sobre o que se é necessário avaliar como critério eliminatório para estudar uma empresa e o que são pontos importantes para medir o risco de uma empresa depois de já ter sido estudada e decidida para se colocar em carteira para investir.

Reforçando sempre que o diagrama do cerrado não serve para escolher empresas e sim medir o risco das escolhidas previamente.

Tag along, endividamento e lucros consistentes são os principais. Se uma empresa peca em um desses indicares já existe 99,9% de chance de eu nem prosseguir. 

Salvo algumas exceções como um ano que apresentou um prejuízo, mas o restante sempre deu bom, acho que vale estudar a empresa e entender o que aconteceu naquele ano que deu bunda. Um caso atípico, uma empresa que opera com comodity e naquele ano os preços foram fatores decisivos e a empresa teve um período de turbulência, etc. Ou empresas do setor de energia que sempre tem dívidas mais elevadas mas vale estudar para ver o quão controladas e saudáveis são essas dívidas.

 

Ainda falando dos estudos, alguns fatores que considero em outras classes de ativo que invisto. Não comentarei sobre REITs pois não invisto neles:

FIIs de tijolo: consistência da distribuição de proventos, consistência na receita, quantidade de ativos e se é monoinquilino;

FIIs de Papel: estudo do portfólio do fundo vendo o indexadores majoritários do mesmo e a relação deles com o ciclo de mercado no momento do estudo (se o fundo aparentemente segue o contrafluxo), contratos futuros e prazos de vencimento;

Stocks: correlação entre minha carteira nacional. Ativos de uma mesma área que já invisto normalmente caem fora a não ser que por algum motivo eu queira me expor mais naquele setor. Também olho o PEG Ratio (que seria semelhante ao nosso CAGR) e os lucros;

ETFs: além da correlação tanto com minha carteira como entre os ETFs em si que serão escolhidos (procuro ter ETFs o mais descorrelacionados possível entre eles) eu olho a estratégia que o ETF segue, taxa de administração, tempo de mercado, gestão passiva o ativa, número de ativos e seus percentuais, DY e beta.

 

Agora falando um pouco mais específico sobre indicadores e seus valores (números e percentuais para cada indicador) eu acho que pode variar muito de pessoa para pessoa.

Por exemplo, P/L para ações há quem considere 15, 20 ou 30. Não tem número certo ou mágico e cada investidor deve estabelecer o seu. A mesma coisa para um P/VP.

Demais indicadores como um ROE por exemplo pode variar muito para cada setor de empresa. Então aqui na minha opinião não tem muito pra onde correr a não ser fazer um trabalhinho de corno mesmo estudando empresas de um setor e vendo uma média de percentuais não só do ROE como de outros indicadores para entender um pouco como aquele setor funciona e interpretar o que aquele percentual demonstra lá.

Um CAGR por exemplo, acredito também que pode variar de investidor para investidor sobre o que ele considerar um percentual mínimo aceitável e saudável. 

 

Não sei se era isso que estava procurando como resposta mas espero realmente que te ajude de alguma forma!

Meu objetivo foi tentar te ajudar a pensar um pouco mais pois veja que são pontos de vista mais pessoais mas que podem ajudar a elaborar o seu.

 

PS: essas avaliações entendo que são aprendizados constantes. Eu mesmo já mudei meu ponto de visto após diversos estudos, leituras de tópicos com dúvidas dos amigos da comunidade e explicações dos moderadores que são feras em nos ajudar a pensar!

 

Mais dúvidas sobre, estamos aí!!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Quando compra ações e stocks, você se torna sócio de empresas.

Para ser sócio de empresas através da Bolsa de Valores é importante
perceber quatro pontos principais:
• Tempo de IPO
• Segurança para ser sócio 
• Lucros Consistentes
• Caixa e Dívida equilibrados
No início mais importante do que escolher, é aprender a
descartar:
• Não dá lucro, tchau!
• Não tem liquidez nas ONs, tchau!
• Dívida imensa desequilibrada, tchau!
• Sinais de má gestão, tchau!
• Foi lançada na Bolsa outro dia, tchau!

Só com esses pontos, você já descarta praticamente todas empresa ruins de forma rápida e objetiva, assim otimiza seu tempo. 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...