Jump to content

Recommended Posts

Bom dia pessoal! Eu nunca fiz minha declaração de IR, pq meu salário nunca chegou no mínimo que obriga a declarar, mas a partir do próximo ano vou ter que declarar. O Raul nas primeiras aulas que não vai ensinar a declaração completa, apenas a parte de ações. Levando isso em conta, alguém tem algum curso, de preferência free, rsrs, que ensine a fazer a outra parte, para que eu possa fazer a minha declaração completa sem ter que pagar um contador todo ano? Se puderem me ajudar, muuuiiito obrigado!
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 8
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

Willian Franklin Morell como disse o Raul, é bem tranquilo fazer a outra parte da declaração do IR. O programa da Receita Federal é bem intuitivo em seu preenchimento e tem também o tutorial de preenchimento para esclarecer. Três sugestões que me ajudam muito na hora: 1) antes de começar a preencher a declaração você ter em mãos os informes de rendimento da empresa na qual você trabalha e os informes de cada banco onde você tem conta. 2) com relação aos Bens e Direitos, dependendo do valor do Bem e Direito você não é obrigado a declarar, como por exemplo, conta bancária com saldo inferior a R$ 140,00. Mesmo assim eu declaro a conta, pois uso a última declaração como base para baixar os informes de rendimento. Faço assim, pois teve um ano que acabei esquecendo que tinha uma conta em um banco com saldo zero e que não lembrei que havia entrado um dinheiro ao longo do ano e quase ela ficou de fora da declaração. Agora todas as contas bancárias estão na declaração. 3) tenha uma pasta para guardar ao longo do ano recibos, notas fiscais e documentos, por exemplo, recibo de venda de um carro. Quando chegar na época de declarar você não vai ficar que nem doido atrás desses documentos.
E claro que pode postar aqui na comunidade que todos vão ajudar.
Link para compartilhar
Share on other sites

O Flavio Prado sempre dá contribuições muito boas, rs. Como ele disse, bom já ter tudo em mãos na hora de declarar. Os dados da empresa (nome, CNPJ), salários recebidos, vale alimentação, 13°, diárias, etc. Busque todos os informes de rendimentos de todos os bancos. Eu também declaro todas as minhas contas, independente do saldo. Sempre declaro algum dinheiro em mãos também. Veja se tem alguma despesa para abater (educação, saúde, previdência, etc) e ao final faça o comparativo de qual restitui mais, a completa ou simplificada. Mas não tem muito mistério. A primeira que fiz fui pesquisando e demorei mais, as próximas ficam bem fáceis.
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu trabalho em um escritório de contabilidade, tenho uma noção básica de IR, quero aprender mais e tentar fazer pessoalmente IR, ajudar na empresa e tentar ganhar por fora também, galera tem preguiça de declarar, então é uma boa. Normalmente cobra R$100,00/ R$150,00 para fazer a declaração. Pelo menos esse valor é aqui na minha cidade.
Link para compartilhar
Share on other sites

Antonio Augusto Melo Vieia fazer declaração gera uma boa renda extra sazonal e você tem três diferenciais:
1) Trabalha em escritório de contabilidade, então consegue esclarecer uma dúvida de forma mais rápida/fácil; 2) Tem conhecimento de como declarar investimentos, o que é conhecimento raro no mercado; e 3) Tem os Sardinhas para trocar informações.
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...