Jump to content
  • 0

Viver de Renda


Cristiane Ayres

Pergunta

Quote
Quote

Boa tarde! Pelo que entendi então, os investimentos de Renda Fixa não possuem liquidez imediata, correto? Portanto, se eu tenho um capital pra investir hoje, pq quero aposentar amanhã pra viver dos rendimentos, o ideal é não investir em Renda Fixa, pois não terei como resgatar mensalmente a partir do próximo mês já. Entendi certo?

 

 

Link para compartilhar
Share on other sites

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
1 hour ago, Cristiane Ayres disse:

Boa tarde! Pelo que entendi então, os investimentos de Renda Fixa não possuem liquidez imediata, correto? Portanto, se eu tenho um capital pra investir hoje, pq quero aposentar amanhã pra viver dos rendimentos, o ideal é não investir em Renda Fixa, pois não terei como resgatar mensalmente a partir do próximo mês já. Entendi certo?

@Cristiane Ayres há investimentos em Renda Fixa com liquidez diária, como por exemplo CDB e Tesouro Direto.

A Renda Fixa é uma classe de ativo muito importante para a formação da carteira e também para quando formos aposentar. Se você analisar as ofertas de Renda Fixa verá que existem diversos títulos com diversos meses e anos de vencimento. 

Por exemplo o meu caso. tenho 55 anos e pretendo chegar nos 65 anos com uma renda passiva suficiente para poder trabalhar com algo que me satisfaz, como por exemplo, aqui na Comunidade e no Grupo do Raul. Eu já estou formando uma carteira de Renda Fixa que tem pelo menos uns 3 meses diferentes de títulos vencendo em todos os anos de 2024 a 2031. Conforme estes títulos vão vencendo vou reinvestindo o valor recebido (principal + rentabilidade) em novos títulos com vencimentos mais para frente e assim quando chegar nos meus 65 anos terei ao longo de cada ano títulos vencendo e no momento do recebimento vou ter a opção de usar o valor para os gastos dos meses seguintes ou reinvestir, ou um meio a meio.

Espero ter ajudado.

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
14 horas atrás, Cristiane Ayres disse:

 

Bom dia, Cristiane!

Apenas complementando a resposta do @Flavio Prado.

A renda fixa traz uma gama de possibilidades que nós ajuda no momento de viver de renda fazendo provisionamentos.

Quando estamos na fase de viver de renda, o ideal a se fazer é provisionamentos do quanto irá gastar no ano e por conseguinte o quanto vai gastar por mês o que pode ter variações. Por exemplo, a meta é gastar em torno de 10mil no mês mas no mês de novembro será 18mil por conta de uma viagem planejada. Aqui seria possível alocar valores a depender da data em títulos com vencimentos próximos a data do uso como LCIs e LCAs inclusive pela isenção do IR.

Além disso, cada título pode oferecer condições diferentes que ajudam na previsibilidade. Títulos do tesouro com pagamentos de juros semestrais para quem vive de renda são uma boa opção em vista que o tesouro é o título mais seguro que temos e os pagamentos de juros são previsíveis sendo:

Para títulos pré-fixados - pagam juros em janeiro e julho;

Para títulos pós fixados com vencimento em ano par - pagam em fevereiro e agosto;

Para títulos pós fixados com vencimento em ano ímpar - pagam em maio e novembro.

 

Espero que contribua no tema!

  • Brabo 3
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Edison Luis Paulini disse:

Para títulos pré-fixados - pagam juros em janeiro e julho;

Para títulos pós fixados com vencimento em ano par - pagam em fevereiro e agosto;

Para títulos pós fixados com vencimento em ano ímpar - pagam em maio e novembro.

Rapaz, nunca tinha parado para atentar nesse detalhe aqui hein, vou até tomar nota.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...