Jump to content
  • 0

Mensagem ao comprar CDB no mercado secundario


Jr Junior

Pergunta

Olá a todos.

Esta semana comprei um CDB na XP através do mercado secundário, e na hora da compra, me apareceu a mensagem abaixo. Alguém pode por favor me ajudar a entender ela?

Esse ativo está sendo adquirido no mercado secundário e sua taxa de emissão foi de 117% CDI em 22/07/2022. 
Se comprado com taxa diferente da taxa de emissão e se levado ao vencimento, ativos com remuneração atrelada ao %CDI (com e sem fluxos) e CDI + (com fluxo) podem ter uma rentabilidade diferente (a menor ou a maior) da contratada, dependendo do comportamento do CDI, acumulado pelo prazo da operação, versus a curva de DI Futuro acordada no momento da negociação.

Muito obrigado.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
18 minutes ago, Jr Junior disse:

Olá a todos.

Esta semana comprei um CDB na XP através do mercado secundário, e na hora da compra, me apareceu a mensagem abaixo. Alguém pode por favor me ajudar a entender ela?

Esse ativo está sendo adquirido no mercado secundário e sua taxa de emissão foi de 117% CDI em 22/07/2022. 
Se comprado com taxa diferente da taxa de emissão e se levado ao vencimento, ativos com remuneração atrelada ao %CDI (com e sem fluxos) e CDI + (com fluxo) podem ter uma rentabilidade diferente (a menor ou a maior) da contratada, dependendo do comportamento do CDI, acumulado pelo prazo da operação, versus a curva de DI Futuro acordada no momento da negociação.

Muito obrigado.

Boa noite, Junior!

Apenas firmando primeiro de tudo que um título de mercado secundário é um título sendo vendido antecipadamente por um investidor.

Ou seja, uma pessoa comprou o título e por algum motivo pedi para a corretora colocar ele para ser vendido antecipadamente.

O que ocorre neste caso. A taxa contrata por este investidor quando comprou o título era de 10% (um percentual hipotético só para ilustrar o caso) para um vencimento de 4 anos.

Para a corretora fazer essa venda antecipada ela cobra um percentual de rebate para que o título seja disponibilizado no mercado secundário. Suponha que a corretora eventualmente para este título cobrou 1%. No caso, quem for comprar estará comprando por uma taxa de 9%.

A mensagem então indica que talvez a rentabilidade contratada do título possa estar diferente do original da emissão.

 

Mas aqui a grande questão é: a taxa que apareceu para você ao comprar é uma taxa que faz sentido para você? Se sim, entenda que praticamente nada muda. Você receberá essa taxa que lhe foi mostrada no ato da compra. O informe é só para falar que talvez (na verdade provavelmente) teve alteração de taxa entre a de quando foi emitida com a de agora.

 

Espero que tenha ficado claro!

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Jr Junior disse:

Ficou sim, Edison.

O mais importante era saber se o percentual quem me estava mostrando era o que realmente iam pagar.

Valeu pela pronta atenção.

Um abraço.

Só complementando, a mensagem quis dizer também que quando o título foi emitido a taxa CDI era outro diferente da atual o que interfere no valor final. 

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...