Jump to content

Primeiro INVESTE ou primeiro paga as contas NECESSÁRIAS? Team Investimentos ou Team Necessárias??


Recommended Posts

2 horas atrás, Yasmin Yasi Ribeiro Rodrigues disse:

ele nao quer assistir kkkk

Ja convidei, mas ele quer fazer o curso inteiro tendo a experiencia dele antes. Deve entrar na turma do final do ano.

Nao o culpo por esse pensamento ate pq ele tem mais controle financeiro e investe. Mas quando comecei a trabalhar, tive gastos fixos de 90% do meu salario. Era impossivel fazer qualquer compromisso sem considerar ISSO primeiro kk 

 

Espero q consigam chegar a um meio termo, de preferência pagando as contas antes de investir hehehe

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

9 horas atrás, Yasmin Yasi Ribeiro Rodrigues disse:

quase nunca consigo tirar 25%

estou no ultimo ano da faculdade, entao tem varios gastos com formatura e gastos que aparecem do nada.

alem de que meu salario nao é alto, tiro mais dinheiro de 'bicos' do que do salario em si. Entao nao definia quanto iria poupar pq as vezes terminava o mes no vermelho. Percebi na AUVP que é necessário definir um fixo, mas continuo com o pensamento que voce tem que montar o fixo considerando os gastos necessários, pq as vezes o salario nao da para o que voce espera kk

@Yasmin Yasi Ribeiro Rodrigues acredito q vc esteja nos seus vinte e poucos anos acabando a faculdade e se preparando para sua carreira sendo assim fica quase q impossível separar os 25% logo de cara.

como o Raul msm ja disse antes vc tem q investir em vc primeiro para em algum momento vc chegar a um patamar que te levará a conseguir aportar até mais de 50% do seu salário.

as coisas mais importantes vc ja tem q é o conhecimento que vc adquiriu na Auvp e os muitos anos q vc ainda tem pra frente em aportes 

queria eu na sua idade ter adquirido esse conhecimento o negocio agora é bola pra frente 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

On 14/05/2024 at 17:14, Yasmin Yasi Ribeiro Rodrigues disse:

Boa tarde pessoal

 

Estou discutindo com meu namorado (apenas alinhando os pensamentos quanto ao orçamento doméstico). Entramos em um impasse e eu gostaria de saber o pensamento de voces nesse tema 

 

O seguinte:

 

Eu defendo que quando se recebe, é necessário primeiro pagar as contas NECESSÁRIAS, aquelas indispensaveis, como a conta de agua, de luz, aluguel, saude e educação. Mas tudo sem luxo, o basico do básico, nada de conforto ou prazer. Depois disso que se investe.

Obvio que o certo é fazer a divisão orçamentaria tendo um valor pré-fixado para tudo, mas estamos pensando em situações adversas ou na prioridade quando vamos montar essa divisão. 

Esse mes as coisas nao foram como esperadas, fui demitida, aconteceu a coisa x, recebi menos, imprevistos, uma situação que voce nao pode seguir a divisão planejada pq ela não mais se adequa e voce PRECISA colocar uma prioridade.

E nesses casos, EU considero que a PRIORIDADE são as contas 'obrigatórias'. As contas que basicamente, te mantem vivo. 

Considero ser prioridade ate mesmo quando vamos montar o Orçamento Domestico. Primeiro separa o dinheiro para as contas necessárias, e so depois para o investimento, conforto, prazer, etc.

 

 

Por outro lado, meu namorado é obcecado por investir (não que isso seja ruim, inclusive foi ele quem me abriu os olhos para o mundo dos investimetos)

Ele coloca que quando vamos fazer um orçamento domestico, é necessário primeiro separar quanto vai INVESTIR e depois colocar os demais gastos. Ou seja, 25% do dinheiro tem que ir NECESSARIAMENTE e INDEPENDENTE DE TUDO para investimentos.

Adequar todos os demais gastos com um salario de 75%, e nao de 100%, ja que 25% vai ir para os investimentos. E nessa de adequar, é necessário adequar inclusive os gastos fixos e necessários.

Se acontecer algo inesperado, ele diz que deve continuar investindo os 25%, afinal a reserva de emergencia ja cobre os gastos fixos e necessários. A prioridade deve ser continuar investindo, ja que os demais gastos necessários estao sendo cuidados pela reserva.

 

 

E ai, o que voces acham?

Team Gastos Necessários ou Team Investimentos?

Fala @Yasmin Yasi Ribeiro Rodrigues vivi esse mesmo dilema com a minha digníssima esposa, mas o raciocínio deve ser o seguinte, o investimento é o boleto do seu “eu” do futuro, logo se o mínimo necessário para o seu “eu” do presente não for garantido (casa, comida e roupa lavada) seu “eu” do futuro não existirá! Esse é o meu pensamento! Um abraço 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

On 14/05/2024 at 17:14, Yasmin Yasi Ribeiro Rodrigues disse:

Boa tarde pessoal

 

Estou discutindo com meu namorado (apenas alinhando os pensamentos quanto ao orçamento doméstico). Entramos em um impasse e eu gostaria de saber o pensamento de voces nesse tema 

 

O seguinte:

 

Eu defendo que quando se recebe, é necessário primeiro pagar as contas NECESSÁRIAS, aquelas indispensaveis, como a conta de agua, de luz, aluguel, saude e educação. Mas tudo sem luxo, o basico do básico, nada de conforto ou prazer. Depois disso que se investe.

Obvio que o certo é fazer a divisão orçamentaria tendo um valor pré-fixado para tudo, mas estamos pensando em situações adversas ou na prioridade quando vamos montar essa divisão. 

Esse mes as coisas nao foram como esperadas, fui demitida, aconteceu a coisa x, recebi menos, imprevistos, uma situação que voce nao pode seguir a divisão planejada pq ela não mais se adequa e voce PRECISA colocar uma prioridade.

E nesses casos, EU considero que a PRIORIDADE são as contas 'obrigatórias'. As contas que basicamente, te mantem vivo. 

Considero ser prioridade ate mesmo quando vamos montar o Orçamento Domestico. Primeiro separa o dinheiro para as contas necessárias, e so depois para o investimento, conforto, prazer, etc.

 

 

Por outro lado, meu namorado é obcecado por investir (não que isso seja ruim, inclusive foi ele quem me abriu os olhos para o mundo dos investimetos)

Ele coloca que quando vamos fazer um orçamento domestico, é necessário primeiro separar quanto vai INVESTIR e depois colocar os demais gastos. Ou seja, 25% do dinheiro tem que ir NECESSARIAMENTE e INDEPENDENTE DE TUDO para investimentos.

Adequar todos os demais gastos com um salario de 75%, e nao de 100%, ja que 25% vai ir para os investimentos. E nessa de adequar, é necessário adequar inclusive os gastos fixos e necessários.

Se acontecer algo inesperado, ele diz que deve continuar investindo os 25%, afinal a reserva de emergencia ja cobre os gastos fixos e necessários. A prioridade deve ser continuar investindo, ja que os demais gastos necessários estao sendo cuidados pela reserva.

 

 

E ai, o que voces acham?

Team Gastos Necessários ou Team Investimentos?

A Reserva de Emergência sustenta seus custos básicos.

Se colocarmos números, demitida, você recebe zero, investe 25% de zero, ou seja, para de investir.

tanto se foi colocado como orçamento conjunto ou individual, funciona igual, todo mundo certo. Voce para de investir, ele inverte a parte dele, você paga sua parte de despesas com a RE, ele, a parte dele com o salario.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...