Jump to content
  • 0

Analise de Ações


Pergunta

Boa tarde pessoal. 

Estou no modulo 4 e terminei as 3 aulas sobre analise de açoes, tentei colocar todos os ensinamentos em pratica porém minha cabeça começa a dar um nó kkkkk 

Nao sei se isso é normal no inicio isso acontecer ou se eu nao estou absorvendo nada do conteudo, porque o Raul falando é bem simplificado mas na hora que eu vou fazer começo a ter dificuldade.

Alguem teria uma dica e como poderia melhorar isso? 

Editado por Matheus Felipe Kwiatkowski
  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

7 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 1
53 minutes ago, Matheus Felipe Kwiatkowski disse:

Boa tarde pessoal. 

Estou no modulo 4 e terminei as 3 aulas sobre analise de açoes, tentei colocar todos os ensinamentos em pratica porém minha cabeça começa a dar um nó kkkkk 

Nao sei se isso é normal no inicio isso acontecer ou se eu nao estou absorvendo nada do conteudo, porque o Raul falando é bem simplificado mas na hora que eu vou fazer começo a ter dificuldade.

Alguem teria uma dica e como poderia melhorar isso? 

Matheus, nada mais natural do que isso que está passando. Como o próprio Raul fala, na prática a teoria é sempre diferente  😅

O módulo 4 é o mais punk de todos. Então já começa que a quantidade de conteúdo pra absorver e consolidar é grande.

Quando vamos colocando em prática começamos a ver umas minúcias que naturalmente vão surgindo e as dúvidas começam a surgir também. O aprendizado é constante.

As melhores dicas que acho que valem nesse ponto:

- persistência em ir estudando e colocando o conteúdo na prática aos poucos;

- use a comunidade como se não houvesse amanhã!

 

Inclusive se tiver dúvidas mais pontuais na análise das ações, manda aí para darmos uma forcinha!

Editado por Edison Luis Paulini
  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Ufa @Edison Luis Paulini, ainda bem que mencionou que o módulo 4 é o mais punk.  Já assisti uma 5 vezes, tomo notas, tento aplicar etc.  Já estou quase como as crianças que sabem as falas dos desenhos "de cór".  Raulzito vai falando e eu até respondo kkk. Pretendo ficar neste módulo até conseguir desenvolver um raciocínio.  Estou desenvolvendo um questionário do Fisher para ir me ajudando.  Segue link para comentários.   Forte abraço

 

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1xy4xBA_7ZIupnAzjIgBs45GiDYKV9MrVzX9vzuQUhcU/edit?usp=drivesdk

 

 

 

 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Cristiano Cardoso Da Silva disse:

Ufa @Edison Luis Paulini, ainda bem que mencionou que o módulo 4 é o mais punk.  Já assisti uma 5 vezes, tomo notas, tento aplicar etc.  Já estou quase como as crianças que sabem as falas dos desenhos "de cór".  Raulzito vai falando e eu até respondo kkk. Pretendo ficar neste módulo até conseguir desenvolver um raciocínio.  Estou desenvolvendo um questionário do Fisher para ir me ajudando.  Segue link para comentários.   Forte abraço

 

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1xy4xBA_7ZIupnAzjIgBs45GiDYKV9MrVzX9vzuQUhcU/edit?usp=drivesdk

 

 

 

 

Huahuahha quem não vê o módulo pelo menos umas 3 ou 4 vezes não está estudando direito 😂

Seu questionário contendo as explicações e detalhes sobre as perguntas do Fisher estão bem legais também. Não sei se chegou a ler o livro em si. Enriquece muito nosso senso crítico.

 

Uma coisa que também não sei se já olhou, mas existe um documento que as empresas possuem que é formulário de referência. É um documento que na minha opinião é bem importante pois nele normalmente é possível se coletar informações sobre a espinha dorsal da empresa (principais produtos, princípios e estratégias) bem como informações sobre gestão.

 

Espero que contribua de alguma forma nos seus estudos!

  • Me ajudou 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 16/05/2024 at 11:18, Edison Luis Paulini disse:

Huahuahha quem não vê o módulo pelo menos umas 3 ou 4 vezes não está estudando direito 😂

Seu questionário contendo as explicações e detalhes sobre as perguntas do Fisher estão bem legais também. Não sei se chegou a ler o livro em si. Enriquece muito nosso senso crítico.

 

Uma coisa que também não sei se já olhou, mas existe um documento que as empresas possuem que é formulário de referência. É um documento que na minha opinião é bem importante pois nele normalmente é possível se coletar informações sobre a espinha dorsal da empresa (principais produtos, princípios e estratégias) bem como informações sobre gestão.

 

Espero que contribua de alguma forma nos seus estudos!

Muito bom.  Vou incluir, grato.  Comecei a ler o livro e estou gostando bastante 

Editado por Cristiano Cardoso Da Silva
  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Dica: Lê os E-books do módulo 4 e vai grifando as partes importantes, bem melhor para compreender do que a aula. 

Pode seguir esses sites para fazer a análise das ações:

1) Escolher o setor => https://www.investsite.com.br/classificacao_setorial_acoes.php

2) Comparar as empresas no setor => https://investidor10.com.br

3) Analisar os fundamentos => https://www.fundamentus.com.br/index.php

4) Analisar o histórico da empresa => https://investidorsardinha.r7.com

Sinceramente, já praticamente acabei o curso e não entendi muita coisa, melhor coisa que você pode fazer é investir em blue chip em setor perene (ex: transmissão de energia, seguradora, banco) e com pouca interferência do governo (exemplos ruins: Vale, Petro). Depois que começa a investir você vai aprendendo naturalmente e consegue corrigir sua carteira caso tenha pego algo e depois arrependido (isso se pegar empresa perene, pq se não fica difícil corrigir).

  • Brabo 3
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Vou falar um pouco da minha experiência e você vê se consegue tirar algo que possa te ajudar.

Acredito que quanto mais subjetivo os critérios de análise, mais brecha para se fazer cagada, principalmente no início no qual ainda estamos absorvendo o conteúdo e entendendo o mercado.

Partindo desse princípio optei por, pelo menos nesse início, não usar as perguntas do fisher e analisar apenas os fatos concretos, que seria a análise fundamentalista.

Eu realmente acredito que com uma análise fundamentalista bem feita e rígida você terá todas as perguntas respondidas, pois as respostas não deixam de estarem refletidas diretamente nos números de uma empresa, por exemplo:

Se você quer ter certeza de que uma empresa sobreviveu a diversos períodos de crises, mudanças tecnologias …

se você filtrar empresas com mais de 10 anos do IPO e com lucro líquido desde sua abertura consistente, ela já te mostrou atender esse critério.

Em resumo, eu focaria na análise concreta e evitaria questionamentos subjetivos que dependem de especulação. 
Afinal empresas que são boas, tendem a seguirem sendo boas e empresas ruins tendem a continuarem ruim.

Lembrando que essa é a minha opinião e percepção sobre o assunto 😜

 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 16/05/2024 at 10:08, Cristiano Cardoso Da Silva disse:

Ufa @Edison Luis Paulini, ainda bem que mencionou que o módulo 4 é o mais punk.  Já assisti uma 5 vezes, tomo notas, tento aplicar etc.  Já estou quase como as crianças que sabem as falas dos desenhos "de cór".  Raulzito vai falando e eu até respondo kkk. Pretendo ficar neste módulo até conseguir desenvolver um raciocínio.  Estou desenvolvendo um questionário do Fisher para ir me ajudando.  Segue link para comentários.   Forte abraço

 

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1xy4xBA_7ZIupnAzjIgBs45GiDYKV9MrVzX9vzuQUhcU/edit?usp=drivesdk

 

 

 

 

Ficou muito bom! 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...