Jump to content

1º Ano pós AUVP. 2023 e seus Petecos


Recommended Posts

32 minutes ago, Heberth Jorge Feres disse:

Fala meus queridos já milionários e futuros. 👋 Todo mundo rentabilizando mais que IBOV? 😂

 Fazendo meu imposto de renda aqui me veio uma retrospectiva sobre o ano de 2023. Aconteceu tanto coisa que resolvi compartilhar aqui com a nata.

Sou aluno da saudosa Turma 13. Turma do final de 2022. Turma de lendas da comunidade. 😅

Resolvi nessa última terça-feira fazer meu informe de imposto de renda. Achei que eu iria baixar o relatório da B3 e boa. 30 minutinhos e estava tudo certo. Um doce engano...

Depois que alguns minutos preenchendo e conferindo as coisas notei algumas discrepâncias. Foi então que resolvi baixar os extratos da IsaEx pra entender o que estava acontecendo. Muito peteco.

Nas aulas nos e dito tudo que pode acontecer. Empresa financeira falir e ser preciso acionar o FGC. Desdobramento de ações, bonificação, subscrição, etc...

Se fazer uma cartela de bingo com todos os perrengues, em 2023 eu acertei pelo menos 90%.

Começar pela renda fixa. Famigerada BRK Financeira. Como o Raul costumava dizer. "Vai falir até o Natal!". E não é que faliu mesmo.

Só quem é das "antigas" vai lembrar das taxas absurdas oferecidas pelos títulos da financeira. Eu peguei três:
IPCA+9%
Pré 17,22% a.a.
IPCA+9,33%
A mardita BRK faliu e com isso aprendi a acionar o FGC. É tranquilo. Um check na minha cartela. ✔️

Agora vamos pro incrível mundo da renda variável.

Fazendo minha planilha de analise das empresas do ramo de energia, encontrei uma empresa com indicadores top:
ENBR3 - EDP Energias do Brasil Ltda

Seus indicadores era fora da curva quando comparado com as outras do setor. Comecei a meter fixa.

Alguns meses depois Energias do Brasil fecha o capital, me obrigando a vender minhas ações. Parece que o mercado não estava precificando ENBR como deveria. Estava bem barata mesmo. Mais um check. ✔️

E os BDR da NuBank NUBR3. Quem entrou nessa furada? Adquiri muito antes de entrar na AUVP.
Dai o Nu vem e nos coloca contra a parede. Ou você vender, ou você converte, ou você chora. Como bom Buy and Holder eu resolvi converter minhas BDR para Stocks. Adiantando minha entrada no mercado internacional. Outro check. ✔️

Em Abril a dona ALUPAR ALUP11 resolve dar uma bonificação aos seus acionistas em forma de distribuição de ações. Essa bonificação tava quebrando minha cabeça na declaração. A quantidades compradas mais a posição em 2022 não batia. Check. ✔️

Agora na parte de FIIs. Pensa povo que gostam de fazer subscrição. Todo mês alguém vinha bater na minha porta me perguntar se eu gostaria de exercer meu direito de subscrição. Participei de varias delas, algumas eu acabei comprando novos papeis direto no mercado mesmo que tava mais barato. Outras eu deixei passar por falta de caixa. Virei o ano com vários ativos final 13 na carteira. ✔️ 

E pra finalizar KNSC11. Dormi com 5 papeis e acordei com 50. O fundo resolveu fazer um desdobramento de 1:10. ✔️

 

E essa foi minha jornada nos investimentos em 2023. Não são coisas muito complexas mas eu já mais pensaria que iria passar por tantos "fatos relevantes" em meu primeiro ano. Só foi chatice a mais na hora de preencher o IRPF. Não confie 100% nos relatórios da B3 não. É sempre bom dar acompanhar o histórico da corretara pra saber o que tá acontecendo. Achei que levaria 30 minutos, demorou 3 dias. 😅

 

E pra finalizar, resolver comprar meu patrimônio depois desse ano:
 

Minha situação em 2022
Investimentos R$ 210 mil
Bens R$ 164 mil
Total R$ 374 mil de patrimônio

Situação em 2023
Investimentos R$ 320 mil
Bens R$ 164 mil
Total R$ 484 mil de patrimônio

Valores sem considerar a valorização de nada. Só o que tá no IRPF.

Fiquei feliz com o resultado. Acho que o milhão não está tão longe assim.

De 2022 pra 2023 aportei 110 mil. Em 2024 preciso aumentar pelo menos 50%. Essa é a meta.

E vocês já fizeram sua declaração? Quem também é viúva da BRK Financeira? Quantos checks vocês tiveram em suas cartelas? Qual check eu não comentei aqui que você tiveram? Não esqueçam de curtir o vídeo, e compartilhar com seus amigos, se inscrever se não for escrito e ativar o sininho...

 

@Heberth Jorge Feres fiz vários checks também. E saudades dos meus CDBs da BRK pagado 145% do CDI rsrsrs

Estou conferindo a minha declaração aos poucos. Vocês não me deixam em paz para terminar kkkkk

  • HAHAHAHA 3
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...