Jump to content
  • 1

Duvidas - Modulo 3 [Tesouro Direto] Tesouro Selic


Pergunta

10 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
19 horas atrás, Adriano Umemura disse:

Por exemplo, se voce tem um titulo que paga 10%aa. O prazo que eu tenho é de 12 meses. Mas se eu quiser saber a taxa do mes, então o prazo que eu quero é 1.

Transformando a taxa de 10%aa para sua taxa equivalente mensal resultaria no valor de 0,79%am

Boa tarde Relcers!

@Adriano Umemura, super claro, mas neste exemplo estamos considerando apenas 100% da SELIC, e nos casos quando temos SELIC+, como no exemplo a baixo:

image.png.7e6c7ede0a34e1e83faad24acd969b8d.png

 

Nos sabemos, que o Tesouro garante a rentabilidade prometida (SELIC + 0,1486%) se mantermos o titulo ate o vencimento.
Se resgatarmos antes, a porcentagem adicional (0,1486%) tambem sera considerada no rendimento diario??

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Leandro Tadeu De Carvalho disse:

Boa tarde Relcers!

@Adriano Umemura, super claro, mas neste exemplo estamos considerando apenas 100% da SELIC, e nos casos quando temos SELIC+, como no exemplo a baixo:

image.png.7e6c7ede0a34e1e83faad24acd969b8d.png

 

Nos sabemos, que o Tesouro garante a rentabilidade prometida (SELIC + 0,1486%) se mantermos o titulo ate o vencimento.
Se resgatarmos antes, a porcentagem adicional (0,1486%) tambem sera considerada no rendimento diario??

Será, mas vc deve fazer o calculo da taxa equivalente ou proporcional pois o 0,1486 é ao ano.

para ficar mais fácil de entender é só vc substituir SELIC pelo seu valor que hj é 
10,50  somar 0,1486  = 10,6486 e jogar na formula.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
16 minutes ago, Lucas Mateus Fernandes disse:

Será, mas vc deve fazer o calculo da taxa equivalente ou proporcional pois o 0,1486 é ao ano.

para ficar mais fácil de entender é só vc substituir SELIC pelo seu valor que hj é 
10,50  somar 0,1486  = 10,6486 e jogar na formula.

Perfeito @Lucas Mateus Fernandes. 💯

Sendo assim, caso eu tenha interesse em alocar um capital por curtissimo prazo (dias), posso buscar o SELIC+ com o maior adicional, pois vai fazer a diferenca...

Muito obrigado! 😉👍🏻

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hora atrás, Leandro Tadeu De Carvalho disse:

Perfeito @Lucas Mateus Fernandes. 💯

Sendo assim, caso eu tenha interesse em alocar um capital por curtissimo prazo (dias), posso buscar o SELIC+ com o maior adicional, pois vai fazer a diferenca...

Muito obrigado! 😉👍🏻

Você tem que ficar de olho no IOF e IR

Editado por Lucas Mateus Fernandes
  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 horas atrás, Leandro Tadeu De Carvalho disse:

Boa tarde Relcers!

@Adriano Umemura, super claro, mas neste exemplo estamos considerando apenas 100% da SELIC, e nos casos quando temos SELIC+, como no exemplo a baixo:

image.png.7e6c7ede0a34e1e83faad24acd969b8d.png

 

Nos sabemos, que o Tesouro garante a rentabilidade prometida (SELIC + 0,1486%) se mantermos o titulo ate o vencimento.
Se resgatarmos antes, a porcentagem adicional (0,1486%) tambem sera considerada no rendimento diario??

Este percentual tambem sofre variação devido a marcação a mercado. Mas como tanto o percentual como a variação são muito pequenos, basicamente consideramos que o tesouro selic não sofre de marcação.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
6 horas atrás, Adriano Umemura disse:

Este percentual tambem sofre variação devido a marcação a mercado. Mas como tanto o percentual como a variação são muito pequenos, basicamente consideramos que o tesouro selic não sofre de marcação.

Achei que tinha entendido e não entendi nada....pois  em :

 

você disse que :

Quote

O tesouro selic não sofre de marcação a mercado devido ao fato de que o valor do titulo no vencimento é reajustado pela selic tambem, ou seja, voce recebe exatamente a variação da selic independente de quando realize a venda

 

Tinha entendido que tesouro SELIC não tinha nenhuma obrigação de vale R$1000 reais no seu vencimento portanto não sofreria marcação a mercado. Mas com sua postagem fiquei em duvida. pois o deságio de (0,1486%)  torna o titulo hibrido e faz sofrer marcação a mercado.

Tinha entendido que o que faz o titulo sofrer  marcação a mercado era  a garantia de ter que valer R$1000 reais no seu vencimento.

Se o simples fato de ter uma parte prefixada no titulo torna ele sensível a marcação a mercado como que essa parte se comporta ja que o titulo vale bem mais que R$1000?

No titulo IPCA mesmo valendo mais que R$1000 eu entendi como funciona a marcação a mercado pois o valor é corrigido pela inflação desde o ano 2000

Eu entendi o fato que vc falou que por ser "insignificante" pode se desconsiderar mas eu gostaria de entender a marcação a mercado pois achei que tinha entendido e não entendi. 

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Lucas Mateus Fernandes disse:

Achei que tinha entendido e não entendi nada....pois  em :

 

você disse que :

 

Tinha entendido que tesouro SELIC não tinha nenhuma obrigação de vale R$1000 reais no seu vencimento portanto não sofreria marcação a mercado. Mas com sua postagem fiquei em duvida. pois o deságio de (0,1486%)  torna o titulo hibrido e faz sofrer marcação a mercado.

Tinha entendido que o que faz o titulo sofrer  marcação a mercado era  a garantia de ter que valer R$1000 reais no seu vencimento.

Se o simples fato de ter uma parte prefixada no titulo torna ele sensível a marcação a mercado como que essa parte se comporta ja que o titulo vale bem mais que R$1000?

No titulo IPCA mesmo valendo mais que R$1000 eu entendi como funciona a marcação a mercado pois o valor é corrigido pela inflação desde o ano 2000

Eu entendi o fato que vc falou que por ser "insignificante" pode se desconsiderar mas eu gostaria de entender a marcação a mercado pois achei que tinha entendido e não entendi. 

 

A marcação a mercado sempre ira acontecer devido ao componente prefixado. DEvido a isso nos titulos prefixados ele ira acontecer em sua totalidade, nos titulos indexados ao IPCA ele ira acontecer na taxa adicional ao IPCA e no tesouro selic ele acontece nesta pequena taxa adicional a selic. Mas como comentei acima por se tratar de um percentual muito pequeno e sua variação tambem é muito pequena, o efeito da marcação neste titulo é insignificante. Devido a isso que consideramos que o tesouro selic basicamente não sofre de marcação a mercado, sendo o melhor titulo para quando desejamos resgatar a qualquer momento sem perda de rentabilidade.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...