Jump to content

Módulo 2 - Previdência Privada Empresarial


Recommended Posts

Bom dia, Pessoal, tudo bem? Tenho um ponto para deixar em discussão aqui que são as previdências privadas empresariais, onde normalmente a empresa contribui com uma \% do valor que o funcionário investe.
Falando do meu caso a empresa não deixa nós escolhermos a previdência ela vai para o Itaú que sinceramente é o peior investimento das previdências que já vi, MAS a empresa aporta o mesmo valor que eu, ou seja, 100\%. Se eu invisto 200 a empresa coloca mais 200.
Me parece que mesmo o investimento sendo ruim, vale a pena deixar lá.
Na minha empresa também temos programa de ações onde também ganhamos uma \% sobre elas e são investidos em Euro.
O que acham sobre isso? mesmo se a previdência for ruim, muitas vezes rendendo no negativo, vale a pena deixar?
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 10
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

Oi Diego Compagnoni,
Cara, fiquei com inveja... rss.... Se a cada 100,00 que você investe, a empresa coloca outros 100,00, você está dobrando o valor a cada aporte a custo zero. Isso soa como um ótimo investimento, até porque algum dia essa grana toda vai ser sua. Sobre a previdência render negativa às vezes, isso é pontual; no longo prazo tende a sempre dar positivo. Além disso, sob ponto de vista de investidor, você investe os mesmos 100,00 e a resultante final é +200,00; já é um ganho de 100\% no seu aporte e não sei se tem algum outro investimento em renda fixa que pague 100\%. Me parece um ótimo investimento, por pior que seja a rentabilidade. Espero ter ajudado!
Link para compartilhar
Share on other sites

Diego Compagnoni também entendo que o plano que a sua empresa lhe oferece é bastante interessante uma vez que você dobra o valor do aporte desembolsando somente 50\% do valor aportado. Normalmente há uma carência para que você possa usufruir da parte que a empresa está aportando, por exemplo, uma carência de 10 anos como contribuinte do plano e ser funcionário da empresa durante esta carência. É sempre bom olhar as condições, mas provavelmente não serão algo contra o funcionário, pois as empresas usam a previdência neste formato como um benefício para atrair e/ou manter ótimos funcionários em seu quadro.
Link para compartilhar
Share on other sites

Todo estamos expostos as variações da bolsa, mas o seu lucro em específico já vem a partir do momento do aporte, que é dobrado pela empresa. Além disso, no final mesmo o lucro sendo pouco, o montante inicial aplicado por você vai ter todo sido dobrado! E acredito eu que se você fizesse uma divisão em que parte do dinheiro de aportes fosse para a empresa e a outra parte você administra, capaz de que o patrimônio seja bem maior com o passar dos anos. Mas posso estar errado nessa afirmação, se mais alguém souber uma forma mais eficiente de lidar com isso pode me responder aqui, vou ficar muito grato em aprender!
Link para compartilhar
Share on other sites

Diego Compagnoni o fato da empresa aportar o mesmo valor que vc, a principio, vale sim muito a pena, é como se vc tivesse um rendimento de 100\%. Porém o que vc precisa ver certinho são as regras pra vc poder ficar com esse aporte de empresa. Cada empresa tem uma regra própria. Por exemplo, se vc pedir demissão (ou for demitido) vc tem direito ao valor integral?
Se o valor for realmente seu no momento em que a empresa aporta, e não importa o que aconteça vc algum dia vai poder pegar esse valor ai é um excelente negocio. Agora se esse valor for, de alguma forma, condicionado, ai precisa analisar certinho as condições e se valem a pena mesmo. Pode ser que as regras sejam tão ruins que a chance de vc pegar o dinheiro é mto pequena e nesse caso vc precisaria olhar mais pro rendimento do seu próprio aporte pra tomar uma decisão.
Minha empresa tem isso tbm, não chega a ser 100\% do aporte, mas é um valor muito bom, e as regras pra mim valem a pena. A única diferença é que a gente tem um departamento de previdência próprio, eles mesmos fazem a gestão dos ativos, vc pode escolher entre diversos perfis de risco, é bem legal e tem rendido muito bem. Sem contar o beneficio no IR.
Link para compartilhar
Share on other sites

Realmente pelas regras da empresa vale a pena, em teoria não entro na empresa já pensando em sair (hehhe). A empresa também tem quase o mesmo pleno para ações, mas nesse caso o valor desde o primeiro dia já é meu e eu posso mexer o quanto quiser (alguns trocam da previdência para as ações) só que o aporte da empresa é 40\% (só) mas nesse caso sobre o montante total do meu aporte.
Como regra eu coloquei 4\% em cada um deles.
Link para compartilhar
Share on other sites

Diego Compagnoni

Eu também tenho esse tipo de previdência. Pesquise as regras de saída do plano e o que você optou como forma de tributação (progressiva ou regressiva). O fato da empresa depositar 1x o seu depósito é ótimo mas precisa fazer uma gestão fora desse plano da empresa complementarmente porque a liquidez pode não te atender no futuro. Eu fiz a besteira de ter optado pela progressiva e me surpreendi com as regras do meu.
No meu caso, por exemplo, não posso sair de uma vez se eu quiser, mesmo aos 62 anos, que é o prazo para aposentar-me. Para não pagar 22\% para o governo quando da saída eu poderia fazer uma portabilidade para outro plano PGBL mas teria que esperar outros 10 anos para pagar 10\% de imposto ao invés de 22\%.
Espero ter ajudado.

Link para compartilhar
Share on other sites

Bom dia! Interessante o post! Eu também tenho uma situação parecida, onde minha previdência privada (empresa) faz aportes de 100\% do meu valor (até um teto). No início estava um pouco reticente em aderir por causa da baixa rentabilidade, mas entrei pela contrapartida da empresa, exatamente conforme discutido acima no post.
No entanto, por falta de conhecimento e orientação, eu também fiz a enorme besteria de optar pelo Regime Progressivo. Tempos atrás fui buscar informação sobre a possibilidade de migrar para o Regime Regressivo, mas me justificaram que não seria possível por questões de "legislação" das previdências. Por acaso, alguém sabe dizer se essa resposta realmente procede e é impossível migrar para o Regime Regressivo? Abraços
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...