Jump to content
  • 0

Aporte


Joel Paulo Araujo

Pergunta

bom dia pessoal

Estou começando minha carteira agora e posso aportar somente 5k por mes,este ano vou aportar somente em açoes porque nao estou preocupado com a cotaçao e sim com boas empresas e tenho uma boa reserva de emergencia,assim não precisarei vender se acotação não trabalhar a favor.

QUANTAS AÇOES DE BOAS EMPRESAS DEVO TER NA CARTEIRA?DEVO DIVIDO ESSES APORTES MENSAIS EM MAIS DE UMA?

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Você já terminou o curso? Se não terminou, coloca em uma renda fixa com liquidez diária até terminar pra depois decidir as alocações. 

Não existe número exato de ativos ideais para carteira, no entanto seria interessante evitar pulverização e correlação. (Por ex, comprar todos os bancos) E ter uma quantidade de ativos que você consiga acompanhar

Estude as empresas, seus indicadores e seus resultados para escolher os ativos, pois você vai tê-las por anos.

Sobre a quantidade de aportes no mês, é bem individual e psicológico..

-Tem gente que prefere abrir o HB uma vez no mês executar as ordens e abrir só no próximo mês

-Tem gente que guarda uma gordurinha em reserva de oportunidade pra aportar em momento que julga ser oportuno

- Tem pessoas (como eu) que acabam aportando mais de uma vez no mês pq acaba recebendo mais dinheiro durante o mês (vale, aluguel, dividendos etc) e não gosta de saldo em corretora 🤭

O diagrama vai te ajudar com alocação de modo a preservar sua exposição (suponho que ainda não tenha liberado).

Importante é manter constância e ter resiliência, não ficar girando carteira.

Grande abraço.

Editado por Fernando Rocha
  • Brabo 3
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Joel Paulo Araujo disse:

bom dia pessoal

Estou começando minha carteira agora e posso aportar somente 5k por mes,este ano vou aportar somente em açoes porque nao estou preocupado com a cotaçao e sim com boas empresas e tenho uma boa reserva de emergencia,assim não precisarei vender se acotação não trabalhar a favor.

QUANTAS AÇOES DE BOAS EMPRESAS DEVO TER NA CARTEIRA?DEVO DIVIDO ESSES APORTES MENSAIS EM MAIS DE UMA?

Primeiramente, a indicação é que você conclua todos os módulos e deixe o dinheiro em renda fixa. Fazendo assim, sua visão sobre os ativos irá fazer mais sentido pois irá adquirir conhecimento para começar a navegar nesse oceano. Não se deve também "colocar todos os ovos dentro da mesma cesta", em virtude da oscilação da renda variável. Como o nosso amigo Fernando comentou acima, evite correlação nas compras de ativos.

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Joel Paulo Araujo disse:

bom dia pessoal

Estou começando minha carteira agora e posso aportar somente 5k por mes,este ano vou aportar somente em açoes porque nao estou preocupado com a cotaçao e sim com boas empresas e tenho uma boa reserva de emergencia,assim não precisarei vender se acotação não trabalhar a favor.

QUANTAS AÇOES DE BOAS EMPRESAS DEVO TER NA CARTEIRA?DEVO DIVIDO ESSES APORTES MENSAIS EM MAIS DE UMA?

@Joel Paulo Araujo de que turma voce é? ja concluiu os módulos (ao menos ate o modulo 04)?

Se voce entrou na AUVP, vai notar que o pessoal vai sempre dar o mesmo direcionamento, enquando nao entender os ativos, nao tiver sua estrategia definida, e nao tiver selecionado seus ativos, entao seu aporte vai pra Tesouro Selic ate voce ter os pontos citados.

Em questão de semanas voce tera condicoes de fazer estas analise e tomar as decisoes.

Quantidade de boas empresas, são as que voce consegue acompanhar e reanalisar ao menos 1 vez ao ano.

Divisão dos aportes, voce aprendera a fazer isso usando o diagrama do cerrado conforme pontuacao que cada ativo levar conforme as perguntas que vc criar no seu diagrama.

a idéia é seguir um método e este é quem fara o jogo virar a seu favor no longo prazo.

 

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hora atrás, Joel Paulo Araujo disse:

bom dia pessoal

Estou começando minha carteira agora e posso aportar somente 5k por mes,este ano vou aportar somente em açoes porque nao estou preocupado com a cotaçao e sim com boas empresas e tenho uma boa reserva de emergencia,assim não precisarei vender se acotação não trabalhar a favor.

QUANTAS AÇOES DE BOAS EMPRESAS DEVO TER NA CARTEIRA?DEVO DIVIDO ESSES APORTES MENSAIS EM MAIS DE UMA?

@Joel Paulo Araujo complementando os colegas e reforçando o que falaram, finalize todas as aulas, monte a sua estratégia e analise as empresas. Enquanto está estudando direcione o valor dos aportes para o Tesouro Selic. 

Além disto, aporte de R$5mil/mês não é "somente", é um belo valor de aporte. Busque a diversificação desde o início dos aportes. Veja o que o Diagrama do Cerrado está indicando para compra. Não foca em uma classe de ativo para depois começar em outra. 

Com relação a quantidade de ativos não tem uma regra, vai de cada investidor. Do tempo disponível para análise, da disponibilidade de aportes, e os aportes são indicados pelo Diagrama. Se ele indicar 3 ações e uma renda fixa, você vai fazendo as divisões. Nunca vamos rebalancear e ficar exatamente nos valores que definimos, porém precisamos cuidar para não desbalancear demais.

  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...