Jump to content
  • 0

Juros e inflação


Evandro

Pergunta

1 resposta para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
15 minutes ago, Evandro disse:

É impressão minha ou existe uma tendência de se preferir correr o risco de uma inflação crescente a uma taxa de juros que a pretenda controlar? A redução dos juros é desejável, mas a que preço? 

@Evandro no meu ponto de visto esta é uma "balança" incontrolável, que nunca ficará equilibrada e se movimenta infinitamente rsrsrs

Se a inflação está alta o Governo vai tentar segurar o consumo e o crédito, e uma das maneiras é subir os juros, que vai desaquecer os investimentos em produção e fará com quê a inflação caia. Vai precisar baixar os juros para que a produção aqueça, o mercado fica menos atrativo. Com mais dinheiro circulando, o consumo aumenta, os preços também e a inflação volta. E sobe o juros para controlar a inflação, e tudo se repete infinitamente rsrsrs

O que vai mudar nos ciclos é qual o limite máximo e mínimo dos juros, qual o limite máximo e mínimo da inflação? Quando deve começar a subir ou a diminuir. É coisa de doido para mim.

Se o dólar está caro, melhor para quem exporta, pois recebe mais em Reais. Só que para quem importa fica mais caro. Se o dólar está barato, é o inverso. Qual a cotação que atende as duas pontas? A cotação do dólar também afeta os juros e a inflação.

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...