Jump to content
  • 0

Corrupção em ações


Claudio Santos

Pergunta

Boa noite, 
Estou na metade do modulo 6, mas sinto que ainda não dominei bem as ações estou voltando um pouco para ter mais noção e pelo menos já ir montando minha pirâmide.
Saneamento Gostei de 2 
SAPR11 E CSMG3
No entanto as duas tem histórico de corrupção, assim como a TAEE11 
porque tirei ela da minha carteira justamente por isso, mas eu faria vista grossa para o saneamento, para poder diversificar no setor
Ainda não decidi minhas principais empresas, estou com 20 no momento
Tag OK, Lucro OK, Divida OK e Setor OK


O que acham disso? 



 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
7 horas atrás, Claudio Santos disse:

Boa noite, 
Estou na metade do modulo 6, mas sinto que ainda não dominei bem as ações estou voltando um pouco para ter mais noção e pelo menos já ir montando minha pirâmide.
Saneamento Gostei de 2 
SAPR11 E CSMG3
No entanto as duas tem histórico de corrupção, assim como a TAEE11 
porque tirei ela da minha carteira justamente por isso, mas eu faria vista grossa para o saneamento, para poder diversificar no setor
Ainda não decidi minhas principais empresas, estou com 20 no momento
Tag OK, Lucro OK, Divida OK e Setor OK


O que acham disso? 



 

Boa noite, Claudio!

Esse tema acredito que seja um dos.muitos que envolva um toque mais pessoal.

Mas deixo aqui uns pontos para refletir:

- Temos muitas empresas na bolsa inclusive grandes e consolidadas que se pesquisarmos vamos achar alguma notícia ou informação que contenha a tal corrupção envolta. Porém acho que existe uma linha tênue entre as eventuais acusações, o que de fato foi comprovado como corrupção e o que estão chamando de corrupção. As vezes alguns casos que podem ir para a justiça para algum tipo de verificação/fiscalização, mas na manchete se joga como corrupção para chamar público e trazer notícias enviesadas sem um embasamento sólido;

- As 20 empresas que você possui são já com posição aberta ou que você tem em vista e ainda segue estudando?

- Setor de saneamento na minha opinião o principal ponto de atenção seria a estatização salvo Sabesp que segue em processo de privatização. Copasa me recordo de estudado e comparado com Sanepar e Sanepar foi quem se sobressaiu com relação a números e lucros consistentes e crescentes (não é recomendação de compra).

- Uma coisa que pode ajudar a ir levando as empresas na pirâmide seria além do setor ser perene avaliar outros quesitos. Um exemplo poderia ser as empresas que envolvem diretamente sua operação com commodities como as empresas de celulose. Por elas estarem sujeitas as variações do preço da commodity, oferta e demanda da mesma, as oscilações de preços e de suas operações tendem a aparecer. Logo, este tipo de empresa poderia ser colocada no meio da pirâmide. Empresas eventualmente com menos de 10 no mercado, na minha opinião já seria topo automaticamente mesmo estando em setores perenes. Isso pela falta de um bom conjunto de números para ser estudado e nos dar uma melhor assertividade no que podemos esperar delas. Perceba que se trata de um jogo de variáveis e também pode ter um viés mais pessoal.

 

Espero que ajude a refletir!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
7 minutes ago, Edison Luis Paulini disse:

As 20 empresas que você possui são já com posição aberta ou que você tem em vista e ainda segue estudando?

Ainda estou estudando elas, lendo os RI e afins
Me sinto perdido ainda nos RI, mas está indo
Fiz um tópico com essas empresas para falarem algo
Eu já tenho anteriormente do curso a SANEPAR, a CSMG me chamou atenção, mas como tu disse ela ganhou nos números, então estou preferindo ela.

 

9 minutes ago, Edison Luis Paulini disse:

empresas de celulose

A que me chamou atenção foi a KLBN e DXCO 

 

12 minutes ago, Edison Luis Paulini disse:

Espero que ajude a refletir!

Ajuda demais

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
13 minutes ago, Claudio Santos disse:

Ainda estou estudando elas, lendo os RI e afins
Me sinto perdido ainda nos RI, mas está indo
Fiz um tópico com essas empresas para falarem algo
Eu já tenho anteriormente do curso a SANEPAR, a CSMG me chamou atenção, mas como tu disse ela ganhou nos números, então estou preferindo ela.

 

A que me chamou atenção foi a KLBN e DXCO 

 

Ajuda demais

Se pudermos ajudar em algo mais pontual é só dizer  =)

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
53 minutes ago, Claudio Santos disse:

O que eu estou procurando realmente no RI?
Hoje eu procuro ações que me chamam atenção em cima de investimentos de sustentabilidade algo assim, procuro oq tanto?

Em um RI os principais pontos na minha opinião são as interpretações dos números.

Alguns exemplos:

- você comenta sobre procurar investimentos em sustentabilidade. Ver o quanto a empresa investe nisso e que benefícios isso pode estar trazendo;

- uma empresa lucra bilhões mas a sua margem é pequena, ou seja, a grosso modo ela lucra pouco. O que está fazendo ela lucrar pouco? Altos gastos com sua operação? 

- a empresa está investindo em outros segmentos que não são de seu ramo principal e trazendo mais problemas ou brechas para mais negócios? Exemplo de estudo de caso: indústrias Romi que há um tempo fez investimentos no setor imobiliário sendo que sua principal operação é fabricação e aluguel de maquinário industrial. Este tema inclusive é abordado no livro "ações comuns, lucros extraordinários" do Fisher que é um ótimo material para saber o que se deve procurar nas empresas.

 

Mais uma vez espero que ajude!

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 minutes ago, Edison Luis Paulini disse:

Em um RI os principais pontos na minha opinião são as interpretações dos números.

Alguns exemplos:

- você comenta sobre procurar investimentos em sustentabilidade. Ver o quanto a empresa investe nisso e que benefícios isso pode estar trazendo;

- uma empresa lucra bilhões mas a sua margem é pequena, ou seja, a grosso modo ela lucra pouco. O que está fazendo ela lucrar pouco? Altos gastos com sua operação? 

- a empresa está investindo em outros segmentos que não são de seu ramo principal e trazendo mais problemas ou brechas para mais negócios? Exemplo de estudo de caso: indústrias Romi que há um tempo fez investimentos no setor imobiliário sendo que sua principal operação é fabricação e aluguel de maquinário industrial. Este tema inclusive é abordado no livro "ações comuns, lucros extraordinários" do Fisher que é um ótimo material para saber o que se deve procurar nas empresas.

 

Mais uma vez espero que ajude!

Muito obrigado, sempre ajuda muito!!!
Vou dar uma olhada

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...