Jump to content
  • 0

Dúvida tesouro


Gabriel Munhoz

Pergunta

Boa tarde, estou iniciando agora, vou construir minha reserva de emergência enquanto invisto, então pretendo alocar todo mês 50% dos aportes em tesouro, e os outros 50% nas demais classes (ações, fundos imob, etc).
Hoje por exemplo efetuei uma compra de 1000 reais no tesouro selic 2029, minha dúvida é, mês que vem, quando eu aportar outros 1000 reais, eu vou achar disponível o mesmo tesouro? ou todo mês que eu colcoar 1000 reais no tesouro selic vai ser um diferente? Isso altera muita coisa se eu por ex guardar 5 meses e aportar 5000 reais de uma vez em algum tesouro selic?

Não sei se fui claro na dúvida.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
2 minutes ago, Gabriel Munhoz disse:

Boa tarde, estou iniciando agora, vou construir minha reserva de emergência enquanto invisto, então pretendo alocar todo mês 50% dos aportes em tesouro, e os outros 50% nas demais classes (ações, fundos imob, etc).
Hoje por exemplo efetuei uma compra de 1000 reais no tesouro selic 2029, minha dúvida é, mês que vem, quando eu aportar outros 1000 reais, eu vou achar disponível o mesmo tesouro? ou todo mês que eu colcoar 1000 reais no tesouro selic vai ser um diferente? Isso altera muita coisa se eu por ex guardar 5 meses e aportar 5000 reais de uma vez em algum tesouro selic?

Não sei se fui claro na dúvida.

Em tese vai mudar sim, pode mudar inclusive no mesmo dia. Mas não faz sentido acumular, o melhor é aportar todo mês.

Na pratica não faz diferença esse tesouro que você vai aportar esse mês ou daqui um ano, porque o ideal é aportar em títulos Pós fixado para reserva de emergencia.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Gabriel Munhoz disse:

Boa tarde, estou iniciando agora, vou construir minha reserva de emergência enquanto invisto, então pretendo alocar todo mês 50% dos aportes em tesouro, e os outros 50% nas demais classes (ações, fundos imob, etc).
Hoje por exemplo efetuei uma compra de 1000 reais no tesouro selic 2029, minha dúvida é, mês que vem, quando eu aportar outros 1000 reais, eu vou achar disponível o mesmo tesouro? ou todo mês que eu colcoar 1000 reais no tesouro selic vai ser um diferente? Isso altera muita coisa se eu por ex guardar 5 meses e aportar 5000 reais de uma vez em algum tesouro selic?

Não sei se fui claro na dúvida.

Boa tarde, Gabriel!

Cada compra que você faz no tesouro é um título diferente que você estará adquirindo. 

Você ainda no mês seguinte dado sua proposta você irá achar ainda o tesouro Selic 2029 mas irá comprar títulos diferentes. Ou seja, o tipo de investimento é igual mas o título será diferente.

Entre guardar um valor e aplicar o montante de uma única vez ou ir fazendo aportes mensais, matematicamente falando penso que o ideal é o aporte constante mensal. Assim, cada compra que você fizer terá mais tempo o que fará os juros compostos acontecerem por mais tempo. Mas também cabe o pensamento que reserva de emergência não é investimento logo, rentabilidade não é algo que deva ser necessariamente visada.

 

E por fim, apenas um adendo de não deixar sua reserva de emergência 100% no tesouro Selic apenas. O ideal é deixar até 50% no tesouro e o restante em uma conta corrente ou poupança de um bancão.

 

Espero que ajude!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Gabriel Munhoz disse:

Boa tarde, estou iniciando agora, vou construir minha reserva de emergência enquanto invisto, então pretendo alocar todo mês 50% dos aportes em tesouro, e os outros 50% nas demais classes (ações, fundos imob, etc).
Hoje por exemplo efetuei uma compra de 1000 reais no tesouro selic 2029, minha dúvida é, mês que vem, quando eu aportar outros 1000 reais, eu vou achar disponível o mesmo tesouro? ou todo mês que eu colcoar 1000 reais no tesouro selic vai ser um diferente? Isso altera muita coisa se eu por ex guardar 5 meses e aportar 5000 reais de uma vez em algum tesouro selic?

Não sei se fui claro na dúvida.

@Gabriel Munhoz complementando os colegas, você verá no Módulo 3 de Renda Fixa que os títulos ofertados pelas Corretoras mudam todos os dias. De uma maneira simplificada, os emissores colocam a disposição todos os dias lotes de títulos para serem comprados, e conforme são vendidos, estas ofertas não são mais negociadas. Por exemplo, o Banco Master disponibiliza hoje um CDB IPCA+9,00% para captar R$5milhões. Quando os investidores comprarem este volume, esta oferta de IPCA+9,00% não terá mais. Mas vamos supor que ela conseguiu captar R$3milhões, então amanhã ela vai aumentar o prêmio do CDB para atrair mais investidores, por exemplo, amanhã ela vai oferecer IPCA+9,60%. E assim o mercado vai andando.

De qualquer maneira, cada aporte feito em um título da renda fixa, mesmo que você consiga aportar em um CDB do mesmo emissor e pagando a mesma rentabilidade, você terá dois títulos individuais, onde os prazos da alíquota de IR será conforme cada data de compra.

A exceção que temos na Renda Fixa é o Tesouro Direto. A maneira que os títulos foram desenhados tem como base a data de vencimento de cada título ofertado, independente da rentabilidade que estiver sendo ofertada a cada dia. Vou colocar alguns exemplos para facilitar o entendimento.

Hoje temos o Tesouro Selic 2029 pagando Selic+0,1526% com vencimento para 01/03/2029 e você faz uma compra dele. Amanhã este mesmo título estará, por exemplo, rendendo Selic+0,1585% e você faz um novo aporte. Para o Tesouro Direto você tem uma quantidade deste título com vencimento em 01/03/2029, mas para você estará constando no Portal do Tesouro Direto as duas compras. 

Isto ocorre porque para o Tesouro Direto é o mesmo título, pois é o mesmo vencimento, e se você levar até o vencimento ele vai te pagar a rentabilidade que você contratou em cada compra, mas se você vender antes do vencimento o Tesouro Direto vai te pagar o preço de mercado daquele momento que você vendeu antecipado, e isto é o que chamamos de marcação a mercado, e que pode te dar um ganho maior ou menor que a rentabilidade contratada.

Espero ter ajudado.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...