Jump to content

Recommended Posts

1 hour ago, Wagner Firmo disse:

Boa tarde Sardinhas!

Meu avô esta transferindo as suas propriedades em vida para os filhos para não cair em inventário.

Qual seria hoje a melhor forma para pagar menos impostos? 

Tem lotes com valor de 500mil. Se puderem dar um norte, agradeço.

Sou de Santa Catarina.

Contratar a AUVP capital 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Wagner, muitos cenários devem ser montados nessa situação. Algumas condições, como a data de compra dessas propriedades, se irão ser vendidos depois de doados etc. Hoje em dia há advogados especializados em sucessão patrimonial, assim como a dica  acima, do Danilo. Mas é importante que antes de tomar a decisão seu avô e os herdeiros procurem por assessoria especializada e com experiência, porque nossos políticos sempre foram mestres em arrecadação e certamente um passo errado e boa parte do patrimônio vai para os jantares dos excelentíssimos ungidos.

Link para compartilhar
Share on other sites

Transferência em vida tem cobrança de imposto de doação.

Se não me engano é em torno de 4%.

Porém como exemplo o avô de um amigo meu teve a mesma ideia e fez as doações.

A Receita ficou quietinha por 4 anos.

Quando estava para vencer o período de 5 anos, a receita entrou em contato com esse meu amigo e apresentou a fatura com 4 anos de multa, juros e correção. ficou cara a brincadeira.

Recomendo tomar cuidado com isso.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hora atrás, Roberto Wilke Trama disse:

Transferência em vida tem cobrança de imposto de doação.

Se não me engano é em torno de 4%.

Porém como exemplo o avô de um amigo meu teve a mesma ideia e fez as doações.

A Receita ficou quietinha por 4 anos.

Quando estava para vencer o período de 5 anos, a receita entrou em contato com esse meu amigo e apresentou a fatura com 4 anos de multa, juros e correção. ficou cara a brincadeira.

Recomendo tomar cuidado com isso.

Bem esperta a Receita. Esperou o prejuízo aumentar para dar alarme. Não entra em minha cabeça herança e doação pagarem impostos. Quem construiu todo o patrimônio já pagou os impostos. Agora, pagar mais ainda. O Estado é insaciável. 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

On 08/06/2024 at 19:37, Roberto Wilke Trama disse:

Transferência em vida tem cobrança de imposto de doação.

Se não me engano é em torno de 4%.

Porém como exemplo o avô de um amigo meu teve a mesma ideia e fez as doações.

A Receita ficou quietinha por 4 anos.

Quando estava para vencer o período de 5 anos, a receita entrou em contato com esse meu amigo e apresentou a fatura com 4 anos de multa, juros e correção. ficou cara a brincadeira.

Recomendo tomar cuidado com isso.

A doação sim, mas se fizer a transferência como compra e venda pode ser menor, por exemplo sou de Niterói - RJ, o ITCMD é 4%, já o ITBI é 2%, então vale mais passar em vida como compra e venda, que vai pagar metade do imposto e o @Wagner Firmo perguntou exatamente de como pagar menos imposto e não de como fazer a transferência isenta de tributos. Acho que o melhor mesmo é falar com a galera da AUVP Capital, principalmente devido aos valores.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...